FéMenina

Domínio Próprio — Educando o seu coração!

Olá meni­nas lin­das, hoje vamos con­ver­sar sobre um assun­to que vem mex­en­do pro­fun­da­mente comi­go ness­es últi­mos dias: DOMÍNIO PRÓPRIO. Que assun­to, hein?

Nos meus encon­tros com o Pai, ten­ho colo­ca­do em oração que eu dese­jo desen­volver os fru­to do espir­i­to, e que nas min­has ati­tudes as pes­soas pos­sam perce­ber Cristo: “Mas o fru­to do Espíri­to é amor, ale­gria, paz, paciên­cia, ama­bil­i­dade, bon­dade, fidel­i­dade, man­sid­ão e domínio próprio. Con­tra essas coisas não há lei. Gálatas 5:22,23

Então, eis que o Sen­hor me ouviu, e Ele começou a tra­bal­har na min­ha vida com Domínio Próprio… logo o que ao meu ver era o mais difí­cil. Por isso, eu gostaria de dividir com vocês o que ten­ho aprendido.

Encon­tramos na Bíblia ver­sícu­los que falam sobre o nos­so coração, que ele é enganoso e impuro. E o que especi­fi­ca­mente o Sen­hor tem tra­bal­ha­do em mim? “Manuela, você tem que edu­car seu coração, dom­i­nar os seus sen­ti­men­tos e emoções, a vida de uma pes­soa cristã não deve ser pau­ta­da no que ela está sen­ti­men­to no momen­to, mas sim na fé em MIM (DEUS).”  Como diz em Jere­mias e em Mateus:

“O coração é mais enganoso que qual­quer out­ra coisa e sua doença é incuráv­el. Quem é capaz de com­preendê-lo?” Jere­mias 17:9

“Pois do coração saem os maus pen­sa­men­tos, os homicí­dios, os adultérios, as imoral­i­dades sex­u­ais, os rou­bos, os fal­sos teste­munhos e as calú­nias.” Mateus 15:19

O nos­so coração é enganoso e cor­rup­to, aqui­lo que esta­mos sentin­do não deve nos dom­i­nar, as cir­cun­stân­cias ao nos­so redor não devem ditar como agire­mos com o nos­so próx­i­mo, com Deus e com nós mes­mas. E prin­ci­pal­mente, não devem afe­tar o nos­so amor, a nos­sa relação e a nos­sa visão de Deus. Não impor­ta o que esta­mos viven­do, o que esta­mos pas­san­do, deve­mos nos ale­grar sem­pre, ser­mos gratas em todo o tem­po, porque o Sen­hor é bom.

Todas as situ­ações que enfrenta­mos são para nos­so bem, Deus é amor inde­pen­dente do que Ele per­mi­tiu para nos­sas vidas, e deve­mos ser gratas e ale­gres diante dEle!!

“Sabe­mos que Deus age em todas as coisas para o bem daque­les que o amam, dos que foram chama­dos de acor­do com o seu propósi­to.” Romanos 8:28

“Ale­grem-se sem­pre. Orem con­tin­u­a­mente. Dêem graças em todas as cir­cun­stân­cias, pois esta é a von­tade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” 1 Tes­sa­loni­cens­es 5:16–18

“Ale­grem-se sem­pre no Sen­hor. Nova­mente direi: ale­grem-se!” Fil­ipens­es 4:4

“Sei o que é pas­sar neces­si­dade e sei o que é ter far­tu­ra. Apren­di o seg­re­do de viv­er con­tente em toda e qual­quer situ­ação, seja bem ali­men­ta­do, seja com fome, ten­do muito, ou pas­san­do neces­si­dade.” Fil­ipens­es 4:12

Mas Manu, como eu pos­so estar ale­gre, con­tente e gra­ta, se ten­ho pas­sa­do por tan­tas tribu­lações, tan­ta coisa tem dado erra­do na min­ha vida? Como pos­so lou­var a Deus se só ten­ho enfrenta­do prob­le­mas? Cal­ma ami­ga, está na Bíblia essa resposta:

“Man­ten­ham o pen­sa­men­to nas coisas do alto, e não nas coisas ter­re­nas.” Colossens­es 3:2

“Con­sidero que os nos­sos sofri­men­tos atu­ais não podem ser com­para­dos com a glória que em nós será rev­e­la­da.” Romanos 8:18

Como cristãos, não deve­mos focar em nos­sos inter­ess­es, nos­sa mis­são aqui não é realizarmos todos os nos­sos dese­jos e son­hos, mas sim cumprir­mos o plano de Deus. Então, não deve­mos ficar olhan­do os nos­sos prob­le­mas e procu­ran­do resolver aqui­lo que nos deixa afli­to. Pre­cisamos deixar de lado o ego­cen­tris­mo: EU quero ser feliz, EU quero ter uma casa, EU quero realizar os MEUS son­hos e olhar para as coisas do alto, para os planos do Sen­hor! Difer­ente do que a sociedade nos diz, não deve­mos seguir o nos­so coração, mas sim seguir o que a palavra de Deus nos orienta.

Tá, mas e como pos­so faz­er tudo isso? Deixan­do os meus prob­le­mas sem solução? Min­ha vida vai virar um caos? Em Fil­ipens­es encon­tramos essa respos­ta, mais especi­fi­ca­mente em um ver­sícu­lo que é muito conhecido…

“Não andem ansiosos por coisa algu­ma, mas em tudo, pela oração e súpli­cas, e com ação de graças, apre­sen­tem seus pedi­dos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendi­men­to, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. ” Fil­ipens­es 4:6,7

Quan­to entreg­amos todas nos­sas difi­cul­dades e lim­i­tações ao Sen­hor, cren­do que no tem­po dEle, e da for­ma dEle vai ser resolvi­do, con­seguimos final­mente des­cansar e ser­mos gratas. Mas se entre­gar­mos ape­nas uma parte, e ficar­mos ten­tan­do achar uma solução ao nos­so modo, imped­i­mos o agir do Sen­hor, não con­seguimos resolver a situ­ação, ficamos ansiosas e “recla­m­onas”, com nos­so coração cheio de ingratidão e amargura.

Ou seja, nós como cristãs pre­cisamos edu­car nos­sos sen­ti­men­tos, ter domínio sobre aqui­lo que sen­ti­mos, para que pos­samos viv­er ale­gre­mente como diz na palavra. Aqui­lo que temos vivi­do e enfrenta­do não pode deter­mi­nar a nos­sa fé e a nos­sa alegria.

Não pos­so ler a Bíblia, orar, ado­rar e bus­car a Deus somente quan­do eu ten­ho sen­ti­men­to de feli­ci­dade ou ser gra­ta só quan­do a situ­ação é favoráv­el. Não pos­so ser movi­da pelos meus sen­ti­men­tos do momen­to, amar somente aque­les que ret­ribuem o meu amor, ou orar somente pelas pes­soas que eu gos­to. Não pos­so faz­er tudo aqui­lo que a min­ha carne dese­ja, ou faz­er só aqui­lo que eu quero, bus­can­do somente sat­is­faz­er os meus praz­eres pessoais:

Os que per­tencem a Cristo Jesus cru­ci­ficaram a carne, com as suas paixões e os seus dese­jos. Se vive­mos pelo Espíri­to, andemos tam­bém pelo Espíri­to.” Gálatas 5:24,25

Além dis­so, temos um grande exem­p­lo na Bíblia de uma pes­soa que não domi­nou suas emoções e sen­ti­men­tos, mas sim foi dom­i­na­do por eles, procu­ran­do a qual­quer cus­to sat­is­faz­er os dese­jos da sua carne e isso ger­ou um grande prob­le­ma: Davi.

Davi é con­heci­do como o homem segun­do o coração de Deus, ele era um grande rei, mas não con­seguiu dom­i­nar suas emoções e sen­ti­men­tos diante de Bate-Seba, come­teu adultério, e teve trág­i­cas con­se­quên­cias que afe­taram tan­to ele como toda a sua família, por um exten­so perío­do da vida deles.

Final­izan­do meni­nas, depois de todos ess­es ver­sícu­los o que eu quero salien­tar para vocês é: Guar­dem os seus corações, dominem os seus sen­ti­men­tos e emoções, não se deix­em levar pelas cir­cun­stân­cias, mas eduquem os seus corações para que vocês sejam gratas e ale­gres em todo o tem­po (e inde­pen­dente se o tem­po for de sol ou chu­va kkk). Não se tornem amar­gas, nem “recla­m­onas” e não deix­em a ansiedade, rai­va ou tris­teza tomar con­ta de vocês.

Espero ter con­segui­do pas­sar para vocês aqui­lo que ten­ho apren­di­do, dese­jo que Deus der­rame sabedo­ria sobre cada uma, e que pos­samos edu­car os nos­sos corações e sentimentos!

“Pois Deus não nos deu espíri­to de covar­dia, mas de poder, de amor e de EQUILÍBRIO.” 

2 Timó­teo 1:7.

Bei­jos da Manu Pasquali Allebrandt

 

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias