Nossa, passou tão rápido! 10 anos de FéMenina!
Preciso testemunhar para você porque o FéMenina tem um lugar tão especial no meu coração e o que Deus me ensinou nesse ministério.
Meu nome é Vanessa, sou uma discípula de Jesus que luta contra procrastinação, egoísmo, ganância, autossuficiência, soberba, intolerância, perfeccionismo e autodepreciação. Antes eu ficava muito ofendida se alguém chegasse a supor que eu lutasse contra alguma dessas coisas porque eu queria passar uma imagem perfeita a meu respeito. Hoje estou consciente das minhas fraquezas e consciente das minhas lutas: Jesus me mostrou quem eu realmente sou e quem Ele realmente é e eu posso descansar e viver uma vida mais leve sem precisar fingir ter uma vida perfeita.
Como eu preciso de Jesus! Desesperadamente! Porque eu não consigo fazer nada direito sem Ele, não tenho forças para manter ações por muito tempo, não tenho forças para lutar sozinha contra as minhas fraquezas. Graças a Deus eu posso contar com Jesus hehe E tudo isso aconteceu graças a um processo de restauração que Jesus tem feito na minha vida. Ele ainda não terminou esse processo, mas lembro que teve um momento marcante na minha vida, que posso classificar como início da minha jornada de restauração.
Aos 16 anos eu tive um namoro tóxico e imoral, onde todas as minhas imaturidades foram escancaradas, onde tomei decisões precipitadas e culminou num término terrível e uma fase de 3 anos cheia de luto, ressentimento, amargura, culpa e tudo mais que um namoro pecaminoso pode ocasionar. O ano era 2013 e eu estava literalmente no fundo do poço. Estava fazendo uma grande colheita das más decisões que eu fiz na adolescência. Eu estava arrebentada por dentro, quebrada. Dormia para fugir da dor e estava apenas sobrevivendo e vivendo uma vida amarga e sem perspectiva. Senti tudo isso de forma muito intensa! Colhi chorando o que plantei sorrindo. Apesar de tudo isso eu não deixei de frequentar a minha igreja e numa ocasião surgiu uma novidade: pela primeira vez ia acontecer um acampamento só para meninas. Confesso que não estava empolgada para ir, mas acabei indo pela parceria com as meninas da igreja. Mal esperava que naquele acampamento Deus iria falar profundamente comigo e virar minha vida completamente, pois eu estava virada do avesso e Deus trouxe ordem para a minha vida.
O tema foi “Fé que cura!” e foi incrível! Deus falou comigo e eu O ouvi! Ele me trouxe consciência da minha parcela de responsabilidade a respeito de várias mazelas que eu estava vivendo. Me levou ao arrependimento e me chamou para trilhar a jornada de restauração. Me deu esperanças para recomeçar e fazer tudo conforme a vontade dEle e não conforme as minhas vontades. Jesus, nesse acampamento, firmou minha identidade nEle. Ali eu entendi que era uma filha amada e que nada de mal que eu tivesse feito faria com que Ele me rejeitasse. Muita graça e muito amor foram derramados no meu coração naquele lugar.
Voltei pra casa transformada e encorajada a mudar de vida e a mudar meus hábitos. Tanto amor foi derramado em mim eu que precisava conhecer mais desse amor, entender mais a respeito de Jesus. (detalhe: eu praticamente nasci na igreja, já tinha aceitado Jesus, me batizado e havia virado uma perfeita legalista, mas o quebrantamento e o amor por Jesus, de fato, só vieram a se manifestar de uma forma intensa depois da experiência que tive com Jesus no acampamento de meninas).
Jesus me ensinou a fazer novos plantios e a selecionar bem as sementes. Comecei a plantar chorando e com muita dor o meu recomeço, mas com a esperança e a certeza de que a boa colheita sorrindo era certa!
Passado um tempo, algo que tinha acontecido na proposta de acampamento virou um projeto com meninas das igrejas chamado FéMenina. Cada Igreja Batista Pioneira poderia ter um grupo de meninas que se encontrariam uma vez por mês para estudar a palavra e orar juntas aprendendo e sendo aconselhadas por mulheres mais velhas, vivendo o princípio de Tito 2.
Quando fiquei sabendo, mais que prontamente me propus a participar e participei de todos os encontros que eu pude. Com o tempo, me casei com o Pedro e fomos servir em outra igreja. Comecei a trabalhar com as adolescentes e pela graça de Deus organizamos um grupo de FéMenina na nossa igreja. Participamos de dois acampamentos e pude ver bênçãos sendo derramadas nas vidas delas assim como foram derramadas na minha através do mesmo ministério. Recebi de graça e compartilhei de graça. Amor foi derramado sobre mim e derramado sobre outra geração. E eu pude ver isso.
Hoje ainda colho muito em cima dos plantios que fiz no passado. Ainda vivo muita benção com Jesus. Lembro de várias orações que fiz no “ontem” e que hoje vivo com as respostas que tanto almejava. Por isso guardo com muito carinho esse ministério no meu coração. O FéMenina foi o instrumento que Deus escolheu usar para iniciar uma jornada de restauração na minha vida.
Sou grata a todas as pessoas que serviram nesse ministério desde o início. Vocês não fazem ideia de como Deus usou a vida de cada uma de vocês para transformar a minha. Fica também a minha gratidão às mulheres mais velhas que ouviram a voz de Deus e obedeceram a ordem e ao chamado para aconselhar as mulheres mais jovens. A voz da sabedoria e da experiência puderam auxiliar, na época, uma jovem imatura e rebelde.
Que Deus possa continuar abençoando esse ministério trazendo mais visão, provisão, crescimento e aperfeiçoamento para que possa continuar abençoando as novas gerações de meninas que se levantarão. Oro pelo despertar e pela restauração de mais e mais meninas que amam e servem à Jesus!
Com amor,
Vanessa Wondracek