FéMenina

Adeus, Aedes!

Eu não sei você, mas já escu­to falar desse tal de Aedes aegyp­ti há muito tem­po. Durante essa últi­ma cam­pan­ha do Min­istério da Saúde (onde nos aler­ta não só sobre a dengue, mas tam­bém pela Zica e Chikun­gun­ya) fiquei pen­san­do no porque ain­da não con­seguimos con­tro­lar as doenças que este mosquit­in­ho pode causar. Pois bem, no FéMeni­na de hoje vamos enten­der o porquê você e eu somos fun­da­men­tais nes­sa história toda e como podemos nos des­pedir desse zumbido den­goso :p

O Aedes aegyp­ti é um mos­qui­to que cos­tu­ma medir menos de 1 cm de diâmetro, é de cor pre­ta ou mar­rom e apre­sen­ta lis­tras bran­cas dis­tribuí­das pelo cor­po e patas. Ao con­trário dos mos­qui­tos comuns, que cos­tu­mam estar mais ativos no final do dia e iní­cio da noite, o mos­qui­to do dengue tem hábitos diurnos; tam­bém cos­tu­ma voar baixo, geral­mente abaixo de meio metro, pican­do pref­er­en­cial­mente os pés, tornoze­los e as per­nas. O mos­qui­to da dengue não gos­ta de calor, por isso é mais ati­vo nas primeiras horas da man­hã e no final da tarde. Além da dengue, ele pode trans­mi­tir febre amarela e chikungunya.

O Aedes vive e se repro­duz em áreas com água rel­a­ti­va­mente limpa e para­da (pneus, vasos, latas, caixas d’água e até em bromélias). Ele geral­mente deposi­ta seus ovos em áreas úmi­das e quan­do chove, o ovo deposi­ta­do vol­ta a se mol­har, poden­do com­ple­tar seu ciclo de desen­volvi­men­to. A difi­cul­dade em con­tro­lar este mosquit­in­ho é dev­i­do à resistên­cia de seus ovos, que sobre­vivem no ambi­ente durante meses, só esperan­do um ambi­ente úmi­do para se tornar uma lar­va. Isto sig­nifi­ca que mes­mo que as equipes de saúde de uma região con­sigam elim­i­nar todos os mos­qui­tos e lar­vas, se hou­ver ovos no ambi­ente, bas­ta uma chu­va para a pop­u­lação de mos­qui­tos voltar a crescer. É por isso que não adi­anta olhar o seu quin­tal só de vez em quan­do! O cuida­do e atenção pre­cisa ser constante.

Veja só esse quadrin­ho com alguns lugares que nor­mal­mente esque­ce­mos de olhar:

A sug­estão é mar­car um X onde você já conferiu 🙂

cuidados

Neste últi­mo mês fiquei assu­ta­da com a quan­ti­dade de ami­gos que ficaram com dengue… Pelo menos aonde eu moro, esta­mos no meio de uma lon­ga epi­demia. Na ver­dade, o Brasil todo está pre­ocu­pa­do com a dengue e, como não quer­e­mos nos­sas FéMeni­nas “den­gosas”, fique aten­ta nos seguintes tópicos!

- Exis­tem 4 tipos de dengue!
Por isso, já ter tido dengue não sig­nifi­ca que você não pode ter novamente.

- A dengue se apre­sen­ta de duas maneiras nos pacientes que desen­volvem sin­tomas, existe duas apre­sen­tações típi­cas: a dengue clás­si­ca e a dengue hemorrágica.

- O que é dengue clássica?
Se man­i­fes­ta como um quadro de febre alta, acom­pan­hado de dores de cabeça, dores nos olhos, fadi­ga e inten­sa dor mus­cu­lar e óssea. Out­ro sin­toma comum é o rash, man­chas aver­mel­hadas que desa­pare­cem momen­tanea­mente quan­do você pres­siona a pele. O rash nor­mal­mente surge a par­tir do 3º dia de febre. Se você tiv­er pelo menos dois dess­es sin­tomas, pro­cure a Unidade de Saúde mais próx­i­ma da sua casa ou uma UPA (Unidade de Pron­to Atendi­men­to). O quadro de dengue clás­si­co dura de 5 a 7 dias e desa­parece espontaneamente.

sintomas

- O que é dengue hemorrágica?
É a man­i­fes­tação mais grave da doença. Car­ac­ter­i­za-se por alter­ações na coag­u­lação do sangue e por infla­mação dos capi­lares san­guí­neos. Dev­i­do à que­da das pla­que­tas e à infla­mação dos vasos, os pacientes apre­sen­tam tendên­cia a sangramentos.

- Que remé­dios eu pos­so tomar?
Muito cuida­do nes­sa hora. Não faça isso sem o acom­pan­hamen­to de um profis­sion­al de saúde. Alguns medica­men­tos dimin­uem a ação das pla­que­tas e prej­u­dicam total­mente o seu quadro (a aspi­ri­na e o AAS — áci­do acetil­sal­icíli­co – são contraindicados).

- Qual o tratamento?
Não existe uma solução dire­ta para a dengue. A indi­cação é MUUUUITO líqui­do (água, sucos, água de coco..) e repouso. Para aliviar as dores e a febre os mais indi­ca­dos são a Dipirona e o Paracetamol.

Por mais que pareça super sim­ples, a dengue é uma doença perigosa e que atinge mui­ta gente. Você pode faz­er a difer­ença na sua casa e tam­bém na comu­nidade onde você está inseri­da! Falam­os muito sobre aten­der ao próx­i­mo, amar e teste­munhar. Cuidar da saúde da sua região é tam­bém uma lin­da demon­stração práti­ca da sua vida com Jesus 😀

Ain­da existe muitas coisas para falar sobre isso.. se você quis­er mais infor­mações, pode me per­gun­tar ou ler em alguns links interessantes:
http://www.dengue.pr.gov.br/

http://www.mdsaude.com/2009/02/dengue-sintomas.html

http://www.mdsaude.com/2012/04/fotos-mosquito-dengue.html

Aque­le abraço de urso,
Colunistas_responsáveis-19

 

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias