FéMenina

Ore

Tex­to bíbli­co: “Mas quan­do você orar, vá para seu quar­to, feche a por­ta e ore a seu Pai, que está no secre­to. Então seu Pai, que vê no secre­to, o rec­om­pen­sará”. (Mt 6:6)

Já esta­mos em Dezem­bro — um novo ano se aprox­i­ma e é muito prováv­el que você já este­ja fazen­do planos, pro­je­tos e acor­dos com você mes­ma, os quais pre­tende cumprir em 2018. Cer­ta­mente, muitas decisões terão de ser tomadas ao lon­go deste novo ano, inclu­sive a respeito dos seus planos. E como você pen­sa em tomar tais decisões?

É comum ter­mos difi­cul­dade de tomar decisões, prin­ci­pal­mente porque ter­e­mos que lidar com as con­se­quên­cias delas. Gostaríamos de ter uma “fór­mu­la mág­i­ca” com a respos­ta cor­re­ta. Muitas de nós bus­cam a Deus quan­do pre­cisam decidir sobre algo impor­tante (ou até sobre o que não é tão impor­tantes assim!).

Até aqui tudo bem, deve­mos mes­mo bus­car saber qual é a von­tade de Deus e nos esforçar para tomar decisões nes­sa direção. Mas, o que não podemos faz­er é orar para que Deus con­ce­da a nos­sa von­tade, ten­tan­do “mover o coração de Deus” na direção que nós quer­e­mos ir, como que ten­tan­do faz­er Ele sen­tir pena de nós e nos con­ced­er o que queremos.

A oração não é recur­so para con­vencer Deus a faz­er nos­sa von­tade! A oração é uma rendição da nos­sa von­tade à von­tade de Deus. Orar em bus­ca da von­tade de Deus, com a real intenção de cumprir essa von­tade, é demon­stração de total con­fi­ança no Pai!

É na oração que nos­sas cul­pas são per­doadas, nos­sas feri­das saradas, a ansiedade se trans­for­ma em paz, a angús­tia se dis­si­pa e o per­feito amor lança fora todo o medo (1 Jo 4:18). A Bíblia fala algo tão lin­do a respeito da oração, ela diz que as orações do povo de Deus são guardadas em taças de ouro e, no fim dos tem­pos, todas as nos­sas orações subirão como incen­so a Deus (Ap 5:8). Eu amo pen­sar que cada uma das min­has orações estará nes­sa taça, diante do trono de Deus!!

Orar é falar com Deus abso­lu­ta­mente TUDO o que está no coração. E nem sem­pre, ou talvez até pos­so diz­er que pou­cas vezes, ter­e­mos uma respos­ta especí­fi­ca do Sen­hor para as decisões que temos de tomar. Não é todo dia que ouvi­mos a voz de Deus dizen­do “vá por aqui”, “faça isso ou aqui­lo”. No entan­to, ain­da que Ele não respon­da tudo o que gostaríamos de saber e ain­da que muitas vezes ten­hamos que tomar decisões por nos­sa própria con­ta e risco, não podemos deixar de viv­er momen­tos pre­ciosos na pre­sença de Deus, a sós com Ele…

Essa rec­om­pen­sa que Jesus fala em Mateus 6.6 pode vir no futuro, no dia do juí­zo final, mas tam­bém é sen­ti­da ime­di­ata­mente. Que rec­om­pen­sa mel­hor podemos ter do que saber que Deus, o Todo-Poderoso, nos ouve e nos vê? E essa mar­avil­hosa pre­sença que podemos sen­tir no quar­to em oração, nos preenche daqui­lo que mais pre­cisamos: a ver­dadeira paz e a certeza do amor incondi­cional de Deus por nós.

Eu sei… orar não é tão sim­ples assim, é pre­ciso per­sistên­cia e paciên­cia para desen­volver esse rela­ciona­men­to ínti­mo com o ama­do das nos­sas almas. Mas vale muito a pena!! Só de saber que Deus está conosco, já temos cor­agem de enfrentar qual­quer coisa.

Meu sin­cero dese­jo que é neste novo ano que já já vai chegar você ore mais do que nun­ca! Que você ten­ha per­sistên­cia em bus­car a von­tade de Deus e se per­mi­ta ter um rela­ciona­men­to mais pro­fun­do do que você jamais teve com Ele! Que o Espíri­to San­to, que pede a Deus em nos­so favor quan­do nos fal­tam forças (Rm 8:26), nos encha do seu fru­to e nos ajude a bus­car a Deus em oração para ser­mos trans­for­madas e ter­mi­nar 2018 muito mel­hores do que esta­mos ter­mi­nan­do 2017!

 

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias