verão

O verão está chegando: como manter-se saudável

Oi FéMenina! Nutri por aqui 🙂

Hoje vou falar de como você pode manter o corpo saudável no verão através da alimentação.

Mas existem alimentos próprios para comermos no verão??

Digamos que sim!

Eu fico imaginando quando Deus foi criando as frutas e vegetais e acho que Ele ia separando assim: “A melancia vai ser para o verão, pois é refrescante e é uma forma deliciosa de se hidratar! … A bergamota tem bastante vitamina C, vou deixar para o inverno para combater os resfriados…”

Você já pensou nisso??

Deus é perfeito mesmo, não é?!

Então, no inverno, com o frio, o nosso corpo pede comidas mais calóricas, já a estação mais quente do ano exige uma dieta leve. E como também é o momento de curtir a praia e tomar sol, precisamos de nutrientes que auxiliem no bronzeamento e nos cuidados com a pele.

Sendo assim, veja alguns alimentos que não podem faltar na rotina:

  • Vegetais verdes: alface, couve, rúcula, agrião, espinafre, pepino por exemplo. Ricos em clorofila e outros nutrientes que ajudam a desinchar e desintoxicar o organismo. Ficam ótimos em saladas e suco verde.
  • Vegetais amarelo-alaranjados: cenoura, manga, abóbora. São ricos em betacaroteno, responsável pela produção de melanina, o que garante o desejado bronzeado, além de proteger a pele dos raios UV.
  • Frutas cítricas: laranja, abacaxi, kiwi, limão, morango. São ricas em vitamina C, essencial para a formação do colágeno, o que garante uma pele mais firme, prevenindo as indesejadas celulites. Mas cuidado para não manusear essas frutas enquanto se expõe ao sol, para evitar queimaduras e manchas.
  • Melancia e melão: além de saborosos, são ricos em água e minerais, ótimos para manter o corpo hidratado.

Além disso, não esquecer de beber bastante água, chás e sucos naturais.

E agora, quero deixar 2 receitinhas para você se deliciar nesse verão!

  • Suco verde refrescante

Ingredientes:

– 2 folhas de couve higienizadas e congeladas

– 1 rodela de abacaxi (ou suco de ½ limão ou laranja)

– ramos de hortelã

– 1 cenoura pequena

– pedaços de melão ou melancia

– 1 col chá de chia ou linhaça

– 200 ml de água de coco

Modo de preparo: bater todo os ingredientes no liquidificador. Está pronto. É só se deliciar! Variações: você pode usar outras frutas e vegetais, e deixá-las congeladas antes, o que deixa ainda mais refrescante. 

  • Sorvete de banana com morango
    – 1 xícara cheia de morangos congelados
    – 3 bananas (preferência caturra) picadas e congeladas.

Modo de preparo: Pulsar e bater todos os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos até ficar numa consistência cremosa (se o aparelho não for forte, deixe as bananas descongelarem um pouco). No topo, você pode colocar castanhas quebradas, lascas de amêndoas ou cacau nibs. Variações: utilizar outras frutas no lugar do morango: manga, frutas vermelhas; ou ½ xícara de cacau em pó com canela e pasta de amendoim a gosto.

E, por fim, nunca esqueça:

“Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31)

Com amor,

Talita Miranda

@talitamirandanutri

Posted in Boa forma e Saúde.

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