FéMenina

O verão está chegando: como manter-se saudável

Oi FéMeni­na! Nutri por aqui 🙂

Hoje vou falar de como você pode man­ter o cor­po saudáv­el no verão através da alimentação.

Mas exis­tem ali­men­tos próprios para com­er­mos no verão??

Dig­amos que sim!

Eu fico imag­i­nan­do quan­do Deus foi crian­do as fru­tas e veg­e­tais e acho que Ele ia sep­a­ran­do assim: “A melan­cia vai ser para o verão, pois é refres­cante e é uma for­ma deli­ciosa de se hidratar! … A berg­amo­ta tem bas­tante vit­a­m­i­na C, vou deixar para o inver­no para com­bat­er os resfriados…”

Você já pen­sou nisso??

Deus é per­feito mes­mo, não é?!

Então, no inver­no, com o frio, o nos­so cor­po pede comi­das mais calóri­c­as, já a estação mais quente do ano exige uma dieta leve. E como tam­bém é o momen­to de cur­tir a pra­ia e tomar sol, pre­cisamos de nutri­entes que aux­iliem no bronzea­men­to e nos cuida­dos com a pele.

Sendo assim, veja alguns ali­men­tos que não podem fal­tar na rotina:

  • Veg­e­tais verdes: alface, cou­ve, rúcu­la, agrião, espinafre, pepino por exem­p­lo. Ricos em clo­ro­fi­la e out­ros nutri­entes que aju­dam a desin­char e desin­toxi­car o organ­is­mo. Ficam óti­mos em sal­adas e suco verde.
  • Veg­e­tais amare­lo-alaran­ja­dos: cenoura, man­ga, abób­o­ra. São ricos em betac­aroteno, respon­sáv­el pela pro­dução de melan­i­na, o que garante o dese­ja­do bronzea­do, além de pro­te­ger a pele dos raios UV.
  • Fru­tas cítri­c­as: laran­ja, aba­caxi, kiwi, limão, moran­go. São ric­as em vit­a­m­i­na C, essen­cial para a for­mação do colágeno, o que garante uma pele mais firme, pre­venin­do as inde­se­jadas celulites. Mas cuida­do para não manuse­ar essas fru­tas enquan­to se expõe ao sol, para evi­tar queimaduras e manchas.
  • Melan­cia e melão: além de saborosos, são ricos em água e min­erais, óti­mos para man­ter o cor­po hidratado.

Além dis­so, não esque­cer de beber bas­tante água, chás e sucos naturais.

E ago­ra, quero deixar 2 receit­in­has para você se deli­ciar nesse verão!

  • Suco verde refrescante

Ingre­di­entes:

- 2 fol­has de cou­ve higi­en­izadas e congeladas

- 1 rodela de aba­caxi (ou suco de ½ limão ou laranja)

- ramos de hortelã

- 1 cenoura pequena

- pedaços de melão ou melancia

- 1 col chá de chia ou linhaça

- 200 ml de água de coco

Modo de preparo: bater todo os ingre­di­entes no liq­uid­i­fi­cador. Está pron­to. É só se deli­ciar! Vari­ações: você pode usar out­ras fru­tas e veg­e­tais, e deixá-las con­ge­ladas antes, o que deixa ain­da mais refrescante. 

  • Sorvete de banana com morango
    - 1 xícara cheia de moran­gos congelados
    - 3 bananas (prefer­ên­cia catur­ra) pic­a­das e congeladas.

Modo de preparo: Pul­sar e bater todos os ingre­di­entes no liq­uid­i­fi­cador ou proces­sador de ali­men­tos até ficar numa con­sistên­cia cre­mosa (se o apar­el­ho não for forte, deixe as bananas descon­ge­larem um pouco). No topo, você pode colo­car cas­tan­has que­bradas, las­cas de amên­doas ou cacau nibs. Vari­ações: uti­lizar out­ras fru­tas no lugar do moran­go: man­ga, fru­tas ver­mel­has; ou ½ xícara de cacau em pó com canela e pas­ta de amen­doim a gosto.

E, por fim, nun­ca esqueça:

“Por­tan­to, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qual­quer out­ra coisa, façam para a glória de Deus.” (1 Corín­tios 10:31)

Com amor,

Tali­ta Miranda

@talitamirandanutri

Postagens Recentes

Alegrem-se (parte 1)

“Ale­­grem-se sem­pre no Sen­hor. Nova­mente direi: Ale­­grem-se!” (Fil­ipens­es 4.4 — NVI) Oi, guria!! Como você está? Aqui é a Mari e a Ked, esta­mos aqui pra

Leia mais »

Nem Frio e Nem Quente

Heeey guria, tudo bem?  Depois de pas­sar pelo calor do verão, esta­mos con­tem­p­lan­do a estação do out­ono por aqui. Con­fes­so que, como a cringe que sou, a

Leia mais »

Categorias