TPM

Sensibilidade, irritabilidade, inchaço, tristeza, fome fora de sério, enxaqueca, dores nas pernas, sensibilidade nas mamas, vontade de comer doces… Você se identificou com algum (ou alguns) desses sintomas?

Muitas meninas/mulheres sofrem, umas mais outras menos, com os desconfortos da Tensão Pré Menstrual (TPM), isso porque o corpo feminino tem variações hormonais durante todo o mês e também pode ser devido a deficiências de alguns nutrientes que ficam mais claros nesse período.

Mas Deus é tão bom que Ele deixou a natureza para fazermos uso dela a nosso favor, não é mesmo?

Por isso a alimentação é uma excelente aliada para aliviar esses sintomas desagradáveis.

Isso mesmo!

Então se liga nessas dicas:

Os primeiros passos que você deve seguir são os seguintes:

1. Evitar alimentos que causam inflamação, como os industrializados (lasanhas, pizzas, macarrão instantâneo, biscoitos/bolachas entre outros), bebidas açucaradas (refrigerantes, suco de pacote e de caixa), álcool e produtos de padaria.

2. Apostar em saladas cruas/cozidas e variadas todos os dias, pelo menos no almoço. Exemplos: alface, rúcula, agrião, couve, beterraba, cenoura, cebola, tomate, chuchu, brócolis, couve-flor (dica: regar com azeite de oliva e limão, salpicar com sementes de abóbora, chia, gergelim e linhaça).

3. Comer pelo menos 3 frutas variadas por dia para aumentar o aporte de vitaminas e minerais que atuam contra a TPM.

Fazendo isso, você já estará fazendo um grande bem não só na TPM, mas para ter mais saúde no resto da sua vida!

Agora sendo mais específica para cada sintoma:

  •  Ansiedade, irritabilidade e insônia: aveia, banana, abacate, alface, maracujá, kiwi, cogumelos, peixes, chás calmantes.

Uma dica bem legal para quem sofre de insônia, principalmente nessa época, é comer 1 banana com 1 fatia de abacate amassados e 2 colheres de sopa de farelo de aveia antes de dormir. É tão saboroso e dá uma boa saciedade! O kiwi também é uma boa pedida, ou tomar chá de camomila, capim cidreira, erva doce, melissa ou hortelã.

  • Cólicas: utilizar gengibre e cúrcuma (açafrão), em raiz ou em pó. Pode fazer água saborizada para tomar durante o dia; pode temperar os alimentos ou salpicar no prato, colocar no suco verde ou chás. Eles possuem forte ação anti-inflamatória o que ajuda na redução desses sintomas.
  • Dores e inchaços nas mamas: utilizar óleo de prímula e borragem, também são anti-inflamatórios, eficazes tanto no tratamento da cólica menstrual quanto das dores e inchaço nas mamas. Você pode encontrá-los em casas de produtos naturais, disponível em cápsulas.
  • Vontades por doces: apostar em banana, aveia, mingau de aveia, frutas secas e chocolate 70%.
  • Retenção de líquido: beber bastante água, chás, água saborizada. Para saber o quanto de líquido você precisa por dia, basta multiplicar o seu peso corporal por 35. O resultado é em litros.

Gostou das dicas?

E você, já coloca ou vai colocar alguma dessas em prática?

Despeço-me com dois versículos que gosto muito:

“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.” (1 Coríntios 6:19,20)

Com amor,

Talita Miranda.

@talitamirandanutri

Posted in Boa forma e Saúde, Outros.

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