FéMenina

TPM

Sen­si­bil­i­dade, irri­tabil­i­dade, inchaço, tris­teza, fome fora de sério, enx­aque­ca, dores nas per­nas, sen­si­bil­i­dade nas mamas, von­tade de com­er doces… Você se iden­ti­fi­cou com algum (ou alguns) dess­es sintomas?

Muitas meninas/mulheres sofrem, umas mais out­ras menos, com os descon­for­tos da Ten­são Pré Men­stru­al (TPM), isso porque o cor­po fem­i­ni­no tem vari­ações hor­mon­ais durante todo o mês e tam­bém pode ser dev­i­do a defi­ciên­cias de alguns nutri­entes que ficam mais claros nesse período.

Mas Deus é tão bom que Ele deixou a natureza para faz­er­mos uso dela a nos­so favor, não é mesmo?

Por isso a ali­men­tação é uma exce­lente ali­a­da para aliviar ess­es sin­tomas desagradáveis.

Isso mes­mo!

Então se liga nes­sas dicas:

Os primeiros pas­sos que você deve seguir são os seguintes:

1. Evi­tar ali­men­tos que causam infla­mação, como os indus­tri­al­iza­dos (lasan­has, piz­zas, macar­rão instan­tâ­neo, biscoitos/bolachas entre out­ros), bebidas açu­caradas (refrig­er­antes, suco de pacote e de caixa), álcool e pro­du­tos de padaria.

2. Apos­tar em sal­adas cruas/cozidas e vari­adas todos os dias, pelo menos no almoço. Exem­p­los: alface, rúcu­la, agrião, cou­ve, beterra­ba, cenoura, cebo­la, tomate, chuchu, bró­co­l­is, cou­ve-flor (dica: regar com azeite de oli­va e limão, salpicar com sementes de abób­o­ra, chia, gerge­lim e linhaça).

3. Com­er pelo menos 3 fru­tas vari­adas por dia para aumen­tar o aporte de vit­a­m­i­nas e min­erais que atu­am con­tra a TPM.

Fazen­do isso, você já estará fazen­do um grande bem não só na TPM, mas para ter mais saúde no resto da sua vida!

Ago­ra sendo mais especí­fi­ca para cada sintoma:

  •  Ansiedade, irri­tabil­i­dade e insô­nia: aveia, banana, aba­cate, alface, maracu­já, kiwi, cogume­los, peix­es, chás calmantes.

Uma dica bem legal para quem sofre de insô­nia, prin­ci­pal­mente nes­sa época, é com­er 1 banana com 1 fatia de aba­cate amas­sa­dos e 2 col­heres de sopa de fare­lo de aveia antes de dormir. É tão saboroso e dá uma boa saciedade! O kiwi tam­bém é uma boa pedi­da, ou tomar chá de camomi­la, capim cidreira, erva doce, melis­sa ou hortelã.

  • Cóli­cas: uti­lizar gen­gi­bre e cúr­cuma (açafrão), em raiz ou em pó. Pode faz­er água saboriza­da para tomar durante o dia; pode tem­per­ar os ali­men­tos ou salpicar no pra­to, colo­car no suco verde ou chás. Eles pos­suem forte ação anti-infla­matória o que aju­da na redução dess­es sintomas.
  • Dores e inchaços nas mamas: uti­lizar óleo de prí­mu­la e bor­ragem, tam­bém são anti-infla­matórios, efi­cazes tan­to no trata­men­to da cóli­ca men­stru­al quan­to das dores e inchaço nas mamas. Você pode encon­trá-los em casas de pro­du­tos nat­u­rais, disponív­el em cápsulas.
  • Von­tades por doces: apos­tar em banana, aveia, min­gau de aveia, fru­tas secas e choco­late 70%.
  • Retenção de líqui­do: beber bas­tante água, chás, água saboriza­da. Para saber o quan­to de líqui­do você pre­cisa por dia, bas­ta mul­ti­plicar o seu peso cor­po­ral por 35. O resul­ta­do é em litros.

Gos­tou das dicas?

E você, já colo­ca ou vai colo­car algu­ma dessas em prática?

Despeço-me com dois ver­sícu­los que gos­to muito:

“Aca­so não sabem que o cor­po de vocês é san­tuário do Espíri­to San­to que habi­ta em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mes­mos? Vocês foram com­pra­dos por alto preço. Por­tan­to, glo­ri­fiquem a Deus com o cor­po de vocês.” (1 Corín­tios 6:19,20)

Com amor,

Tali­ta Miranda.

@talitamirandanutri

Postagens Recentes

Alegrem-se (parte 1)

“Ale­­grem-se sem­pre no Sen­hor. Nova­mente direi: Ale­­grem-se!” (Fil­ipens­es 4.4 — NVI) Oi, guria!! Como você está? Aqui é a Mari e a Ked, esta­mos aqui pra

Leia mais »

Nem Frio e Nem Quente

Heeey guria, tudo bem?  Depois de pas­sar pelo calor do verão, esta­mos con­tem­p­lan­do a estação do out­ono por aqui. Con­fes­so que, como a cringe que sou, a

Leia mais »

Categorias