Sensibilidade, irritabilidade, inchaço, tristeza, fome fora de sério, enxaqueca, dores nas pernas, sensibilidade nas mamas, vontade de comer doces… Você se identificou com algum (ou alguns) desses sintomas?
Muitas meninas/mulheres sofrem, umas mais outras menos, com os desconfortos da Tensão Pré Menstrual (TPM), isso porque o corpo feminino tem variações hormonais durante todo o mês e também pode ser devido a deficiências de alguns nutrientes que ficam mais claros nesse período.
Mas Deus é tão bom que Ele deixou a natureza para fazermos uso dela a nosso favor, não é mesmo?
Por isso a alimentação é uma excelente aliada para aliviar esses sintomas desagradáveis.
Isso mesmo!
Então se liga nessas dicas:
Os primeiros passos que você deve seguir são os seguintes:
1. Evitar alimentos que causam inflamação, como os industrializados (lasanhas, pizzas, macarrão instantâneo, biscoitos/bolachas entre outros), bebidas açucaradas (refrigerantes, suco de pacote e de caixa), álcool e produtos de padaria.
2. Apostar em saladas cruas/cozidas e variadas todos os dias, pelo menos no almoço. Exemplos: alface, rúcula, agrião, couve, beterraba, cenoura, cebola, tomate, chuchu, brócolis, couve-flor (dica: regar com azeite de oliva e limão, salpicar com sementes de abóbora, chia, gergelim e linhaça).
3. Comer pelo menos 3 frutas variadas por dia para aumentar o aporte de vitaminas e minerais que atuam contra a TPM.
Fazendo isso, você já estará fazendo um grande bem não só na TPM, mas para ter mais saúde no resto da sua vida!
Agora sendo mais específica para cada sintoma:
- Ansiedade, irritabilidade e insônia: aveia, banana, abacate, alface, maracujá, kiwi, cogumelos, peixes, chás calmantes.
Uma dica bem legal para quem sofre de insônia, principalmente nessa época, é comer 1 banana com 1 fatia de abacate amassados e 2 colheres de sopa de farelo de aveia antes de dormir. É tão saboroso e dá uma boa saciedade! O kiwi também é uma boa pedida, ou tomar chá de camomila, capim cidreira, erva doce, melissa ou hortelã.
- Cólicas: utilizar gengibre e cúrcuma (açafrão), em raiz ou em pó. Pode fazer água saborizada para tomar durante o dia; pode temperar os alimentos ou salpicar no prato, colocar no suco verde ou chás. Eles possuem forte ação anti-inflamatória o que ajuda na redução desses sintomas.
- Dores e inchaços nas mamas: utilizar óleo de prímula e borragem, também são anti-inflamatórios, eficazes tanto no tratamento da cólica menstrual quanto das dores e inchaço nas mamas. Você pode encontrá-los em casas de produtos naturais, disponível em cápsulas.
- Vontades por doces: apostar em banana, aveia, mingau de aveia, frutas secas e chocolate 70%.
- Retenção de líquido: beber bastante água, chás, água saborizada. Para saber o quanto de líquido você precisa por dia, basta multiplicar o seu peso corporal por 35. O resultado é em litros.
Gostou das dicas?
E você, já coloca ou vai colocar alguma dessas em prática?
Despeço-me com dois versículos que gosto muito:
“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.” (1 Coríntios 6:19,20)
Com amor,
Talita Miranda.
@talitamirandanutri