organização

Te vira nos 30! Organização de casa

Organização: Como cuidar da casa, ser mais organizada e como isso vai te ajudar no futuro.

Não serei hipócrita na minha fala: minha casa não é estampa de revista de decoração. Quando se fala em organização, talvez você pense que estamos falando de ter tudo no lugar o tempo todo, de ter a casa lindamente decorada e sem pó nos móveis. Quem estuda, trabalha e ainda tem a casa para arrumar, manter a casa SEMPRE em ordem não é uma tarefa fácil. 

Entretanto, tenho uma boa notícia: com um pouquinho de ajustes, é possível ter tudo que você precisa de forma acessível, sem precisar procurar muito e ainda manter a casa (e a vida) visivelmente em ordem.

  • Estipule um lugar para cada coisa

Pode ser um armário, uma estante, uma cômoda, um espaço no roupeiro. Estipule um lugar onde cada item vai ficar. Garanto que quando este lugar estiver definido, sempre será mais fácil encontrá-lo, pois você saberá que lá é o lugar dele. E cada vez que você usar aquele objeto, lembre-se de colocá-lo de volta. Poupamos muitos minutos preciosos do dia tendo as coisas em seu lugar, sem precisar procurá-los. 

  • Categorize os itens

Talvez, neste momento, você só tenha um quarto para organizar ou talvez você já tenha uma casa inteira. Comece aos poucos, escolhendo um tipo de item que você queira categorizar e vá colocando esse item em ordem. Disponha caixas, cestos, divisores de gaveta ou pastinhas organizadoras. Classifique por tipo. Coloque etiquetas com o nome do material, vai ficar muito mais fácil de encontrar depois.

  • Organize os livros por tamanho

Particularmente tenho paixão pelos meus livros. Gosto de organizá-los várias vezes ao ano. A melhor forma que encontrei para organizar livros foi por altura, porque ficam visualmente equilibrados. Outra forma legal é dispor os livros na estante por lidos e não lidos. Esta última forma é extremamente prática, porque fica fácil visualizar e fácil de escolher uma leitura nova quando o último livro já terminou. 

  • Tenha um planner

Para algumas pessoas é difícil manter um organizador de tarefas o ano todo, mas escolha aquele que melhor se adapta com sua rotina. Já tentei ter um planner de mesa, mas não me adaptei, porque não são todos os dias que sento à mesa para trabalhar. Particularmente gosto de ter um planner de parede, com agenda e espaço para anotações, pois consigo visualizar a semana toda e as tarefas que tem para fazer. Ter um planner portátil também tem suas vantagens, pois dá pra levar na bolsa e consultar sempre que necessário, assim como anotar gastos, tarefas, bilhetes. 

  • Anote seus gastos

Sério! Se tem algo que fará diferença na sua vida futura é aprender a anotar os gastos e controlar sua vida financeira. Te digo que essa habilidade não vem de um dia pro outro, é necessário treinar. Como se treina? Mês a mês, se policiando para anotar o que você gastou e anotando as contas que virão. Temos a tendência de gastar mais do que devíamos, por isso tem uma planilha de gastos é importante para sermos bons mordomos dos recursos recebidos. Você não precisa ter necessariamente uma planilha de Excel, mas tendo um controle mensal de quanto você ganha & quanto pode gastar, te ajudará imensamente quando as contas maiores de uma casa deverão ser pagas e quando investimentos maiores deverão ser feitos. 

  • Explore o Google Keep

Já ouviu falar dessa ferramenta? É um aplicativo de listas vinculado à sua conta do Gmail. Você pode criar notas, fazer listas de tudo que imaginar, anotar os gastos mensais e ainda salvar páginas da internet. O app salva as alterações na ‘nuvem’, devido a isso, você pode acessar suas notas a partir de qualquer dispositivo, fazendo login na conta do Google que você cadastrou. A não muito tempo atrás eu usava bloquinhos para fazer minhas listas de tarefas e ia riscando conforme as tarefas iam sendo concluídas. Hoje uso o Google Keep pra tudo, principalmente as caixas de seleção, porque conforme vou concluindo o que está listado, é só marcar a tarefa e ela sai da lista. Depois que aprendi a usar, é meu aplicativo favorito do celular, pois organizo toda minha vida ali. Até os cultos de domingo estão anotados no meu Keep. Vale a pena experimentar!

  • Ouça podcasts enquanto trabalha

Joice, o que isso tem a ver com organização? (você deve estar se perguntando!). Ouvir podcasts torna o trabalho mais leve e ainda te acrescenta conteúdo. Descobri o que é podcast em 2018 e desde então opto por ouví-los ao invés de ouvir música, pois aprendo algo enquanto faço tarefas domésticas. Existem vários podcasts de conteúdo cristão muito bons e que nos ensinam sobre a Bíblia e nos levam para mais perto de Deus. O FéMenina também tem essa ferramenta, sabia? Corre lá pra ouvir!! 

  • Faça a próxima coisa

A vida está corrida, a lista no Google Keep está enorme e não sabe por onde começar o tanto de coisas que tem pra fazer? FAÇA A PRÓXIMA COISA. A tarefa do dia que precisa ser feita é arrumar a cama? Faça isso e passe pra próxima. Você tem uma lista de tarefas e não conseguiu organizar seu dia ainda? Faça a próxima coisa. Uma de cada vez. Por eliminatória. Você acha que não vai dar tempo? Faça a próxima coisa, depois a próxima e assim por diante. Não se desespere, mas organize a mente, escreva as ideias e faça a próxima coisa. 

Finalizo essa lista de dicas com um poema de um autor desconhecido, popularizado pela Elizabeth Eliott (ouvi no Podcast Projeto do Coração e reproduzo aqui):

Momento a momento, vem do céu, tempo, oportunidade e direção.
Não tema o amanhã, filha do Rei.
Confie-os a Jesus, e faça a próxima coisa.
Faça imediatamente, faça em oração, faça em dependência, lançando sobre Ele a preocupação.
Faça em reverência, reconhecendo a mão que comandou a situação que está perante ti, e sob sua onipotência, salvo sob suas asas, entregue nas mãos dEle todo o resultado, e faça a próxima coisa.

Ser organizada é uma habilidade que precisa ser DESENVOLVIDA. Passo a passo, caixinha por caixinha, ideia por ideia. Garanto a você que treinar essa habilidade o quanto antes, te ajudará HOJE a ter um melhor gerenciamento do seu tempo e isso se refletirá ao longo de toda sua vida, não apenas a respeito do tempo, mas também na sua saúde mental e espiritual, que te permitirá ter paz em relação às tarefas e ao cuidado do lar que Deus te deu. 

Um grande abraço,

Joice Waier

Posted in Organize e simplifique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *