Rachaduras escondidas
Hoje queremos continuar falando sobre uma parte muito importante que devemos observar no outono.
🍁🌞
Na natureza, as estações criadas por Deus têm seus propósitos, elas servem para preparar o solo, dar flores e frutos. A reprodução e amadurecimento de cada espécie depende das estações. Em nossas vidas, as estações têm um papel igualmente importante, desde que estejamos atentas e dispostas a fazer aquilo que precisa ser feito dentro de cada estação que vivenciarmos.
➡ Quero falar diretamente com você sobre a questão das fissuras, trincas e rachaduras. Você já percebeu que com o frio do outono algumas vezes as nossas mãos e lábios dão aquela “rachadinha”? E nossa pele resseca?
Pensando nisso, quero compartilhar algo pessoal e que me fez e faz refletir até hoje. No final de 2019 meu esposo e eu começamos um processo para comprar uma casa após orarmos e a visitarmos muitas vezes. No dia em que nos mudamos, e nos próximos dias e meses seguintes, observamos diversas fissuras, trincas e rachaduras pela casa inteira, em todos os cômodos e em diversos pontos diferentes. Rachaduras de vários tamanhos e formatos. Coisas que não estavam expostas em todas as vezes que visitamos. Foi um período muito difícil para nós. E tem dias que ainda é.
Essas palavras “FISSURA, TRINCA E RACHADURA”, ficaram meses ecoando em meu coração, até que Deus foi me falando sobre isso e suas implicações em nossas vidas.
Você sabe o que é são rachaduras, trincas ou fissuras?🤔
Ou quais são as suas causas?🤔
Pesquisando sobre isso, descobri as seguintes definições técnicas:
“Apesar da nomenclatura distinta, em linhas gerais as fissuras, trincas e rachaduras são a mesma coisa: aberturas alongadas que se estendem pelas paredes ou partes estruturais da construção, como vigas, pilares e lajes. O que as difere é o tamanho e o “tempo de vida” desta abertura”.
Qualquer que seja sua dimensão, a ocorrência de uma abertura é uma anormalidade da edificação. Aparentemente não tão problemáticas, as fissuras são, porém, um ponto vulnerável. Dessa maneira, uma pequena fenda, por exemplo, pode ocasionar infiltrações, bolhas na pintura e problemas no revestimento.
➡ Algumas causas que geram fissuras, trincas e rachaduras:
- Comprometimento estrutural: quando a acomodação do solo não ocorre de forma uniforme, e umas áreas sedem mais que outras.
- Sobrecarga da fundação: Quando a fundação é calculada para receber o peso de uma casa e depois é construído outro pavimento junto ou em cima.
- Vibração ou trepidação: o tráfego intenso de veículos nas ruas e a proximidade do imóvel principalmente na parte de fundação, causam vibrações ou trepidações contínuas que geram trincas.
🤔O que isso tem a ver comigo e com o Outono?🤔
Exatamente nesse ponto que quero chegar, será que eu e você não estamos como uma “casa” que vem sofrendo os efeitos do outono ano após ano, e isso tem gerado em nós algumas fissuras, trincas ou rachaduras? Será que o ressecamento, as perdas, os ventos e o frio que o outono traz não estão nos fazendo dar essas “aberturas” para coisas que Deus não quer não aprova?
O que quero falar diretamente com você e de forma intencional é sobre a realidade das fissuras e trincas que temos em nosso coração. Elas refletem diretamente em nosso comportamento e relacionamentos, e cada vez que tentamos esconder, fugir ou fingir que não sabemos de sua existência, acabamos dando brechas para que essas fissuras e trincas se tornem rachaduras, ou seja, que se abram ainda mais e causem um estrago profundo no solo do nosso coração.
Quando começamos a investigar a fundo esses problemas em nossa casa, percebemos que os mesmos haviam sido mascarados e disfarçados com massa corrida e tinta. Então, tivemos que mexer em alguns desses pontos, pois haviam riscos e infiltração de água da chuva, prejudicando ainda mais o que já estava ruim e o restante do imóvel.
Nessa “mexida” que damos na casa, foi preciso um trabalho intenso, doloroso e barulhento. Tivemos que literalmente arrancar a “maquiagem” usada para esconder os problemas, e isso resultou em arrancar a tinta, a massa corrida, o concreto, e até mesmo cavar um pouco mais fundo para poder consertar o problema na sua origem.
Talvez minha querida, eu e você já tivemos algum outono assim como a realidade da minha casa. Às vezes nós, as “proprietárias”, de nossas casas (vidas), sabemos onde estão as trincas, fissuras e rachaduras dentro de nós, mas fazemos de tudo para “mascarar/maquiar/esconder” para que aqueles a quem queremos “vender” e oferecer uma “casa” bem linda, arrumada e em perfeitas condições de uso não percebam o quanto não estamos bem em nossa estrutura (interior).
Mas na verdade estamos cheias de “massa corrida e tinta”, buscando esconder nossas rachaduras para não precisarmos admitir para nós mesmas que precisamos de ajuda, e que precisamos sim, deixar Deus mexer nessas partes que tentamos maquiar de todas as formas, e que estão se tornando maiores e mais profundas dentro de nós a cada dia e experiências que passamos.
“Se não tratadas, as trincas, fissuras e rachaduras podem comprometer a estrutura do imóvel, com riscos até de desabamentos parciais ou colapso da construção, em casos mais graves”.
“Às vezes uma abertura pequenininha é mais perigosa do que uma brecha”.
Queridas meninas de fé, se dentro da engenharia e arquitetura esses pontos são fundamentais a serem observados para uma base sólida e uma estrutura forte, saudável e correta em uma construção, quanto mais nas nossas vidas e corações que também estamos construindo! Devemos nos atentar quanto às brechas/fissuras/trincas ou rachaduras que vamos acumulando ao longo da vida e das circunstâncias mais variadas que passamos.
Lembro-me do texto de Jeremias 18 onde o vaso que está sendo criado se quebra nas mãos do Oleiro e o mesmo faz dele um vaso novo. Todas somos vasos que nosso Deus criou. Ainda que algumas de nós estejam “trincadas” pelo frio do outono, o importante é que estejamos nas MÃOS DO OLEIRO, pois Somente Ele, o nosso Deus, pode mexer em nossas rachaduras a fundo, e fazer ali um vaso novo, uma casa nova, bem estruturada e firmada na rocha que é Jesus.
Há uma frase sobre terremotos que aprendi há alguns anos no Rio de Janeiro com um casal de missionários muito especial (Não posso citar os nomes, pois são missionários de área de risco da JMM). Sempre guardei essa frase para usá-la em algum momento especial, e creio que esse é agora. Numa outra oportunidade ainda quero compartilhar mais sobre isso, mas a frase é a seguinte: “O terremoto é um ajuste interno que gera um caos externo” (CR).
Se preciso for, que deixemos o Senhor fazer um “terremoto” espiritual em nosso Outono. Lembre-se, Deus conhece cada fibra do nosso interior e Ele quer nos tratar no profundo, curar nosso “solo” para que sejamos árvores de raiz firme, que dão frutos certos na estação certa e para a honra e glória de Deus Pai.
Um abraço carinhoso,
Michelle Kuhn
Referências:
https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/trincas-fissuras-e-rachaduras-saiba-como-identificar-e-resolver-o-problema/
Rachaduras, Trincas e Fissuras : Como Identificar os Riscos
https://www.arqweb.com.br/portal/noticia/165/trincas-fissuras-e-rachaduras.html