FéMenina

Quando a oração não passa do teto

É eu sei, existem momentos difíceis, existem dias em que nos pegamos desanimadas, cansadas e parece que a nossa oração não passa do teto. Espera, o que? não passa do teto? Sempre passa amiga. Deus não nos ignora, ele nos ama. Sim as vezes temos dias difíceis e momentos difíceis em nossa vida, mas Deus está nos ouvindo com certeza. O problema é que às vezes não estamos orando pelo motivo certo, ou ainda não estamos priorizando o nosso relacionamento com Deus.

Vamos começar refletindo sobre uma coisa. Muitas vezes nosso lado emocional fala mais alto, e acabamos esquecendo de alguns detalhes que fazem parte da razão, como por exemplo, Deus sempre está ao seu lado. Para nós meninas cristãs isso deve sempre estar em nossa mente, por mais que às vezes não o sentimos, Ele está ali. Devemos crer firmemente nessa verdade, para que quando estivermos de frente para alguma dificuldade, tenhamos bom ânimo para enfrentá-las.

Mas para que possamos nos aprofundar um pouco mais sobre esse assunto, vamos juntas refletir sobre 2 pontos em que você possa estar deslizando, e também trazer 2 pontos que irão te ajudar se você está com dificuldades em sua vida de oração.

Começando pelos deslizes hehe

1 – PELO QUE VOCÊ TEM ORADO?

Sim precisamos analisar os nossos motivos de oração. Você já parou pra pensar que algo que você tem pedido tanto a Deus, e ainda não aconteceu, talvez seja porque não é da vontade Dele? A nossa natureza humana muitas vezes nos engana, fazendo com que a gente se volte para as nossas vontades, necessidades e desejos. Porém nós sabemos que o que deve prevalecer é a vontade de Deus em nossas vidas.

Jesus quando orou no Getsêmani em sua angústia, orou para que Deus afastasse Dele aquele cálice, mas não deixou que a sua vontade prevalecesse, mas sim a de seu pai. E que possamos viver isso em nossas vidas também, deixar de lado os nossos desejos pessoais e nos voltarmos ao desejos de Deus. Que a nossa oração, seja também por orientação, para que possamos entender de fato para onde Deus quer que a gente vá, ou que escolha devemos fazer.

2 – ORE, LEIA E VIVA

Algumas pessoas vivem aquele cristianismo de domingo sabe, vão a igreja final de semana, mas durante a semana realmente não colocam em prática a palavra de Deus. Por que esse ponto é importante? Não adianta você viver para o mundo, e de noite ao se deitar, orar pedindo várias coisas a Deus se você realmente não vive a vida que ele quer para você. Bem provável que essa oração seja uma oração egoísta, onde você pede, pensando em si mesmo, e em seu sucesso na vida pessoal e terrena.

Olha só o que diz o versículo de João 15:7 “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido”.

Se você ler desde o início o capítulo 15, vai ver que esse texto traz a ilustração de uma videira, onde os ramos que não dão frutos são cortados ou podados, e a Videira seria Jesus. Nesta passagem temos um exemplo, de que damos frutos na vida cristã se estamos conectados a Jesus, pois sem Jesus não conseguimos fazer coisa alguma. Da mesma forma podemos trazer esse exemplo para a oração. Se você não vive essa conexão, se não tem esse elo com Jesus, não vive o que o evangelho nos ensina para que possa dar fruto, a sua oração possivelmente vai ser uma oração vazia e não vai estar de acordo com o a vida que Deus almeja pra você. Por isso, sempre cultive o evangelho todos os dias em sua vida, e realmente o pratique, para que dê muitos frutos, e sua oração alegre o Senhor.

Dificuldades na vida de oração? Desanimada? Continue lendo abaixo…

3 – PERSEVERANÇA

Perseverança, no dicionário da língua portuguesa, significa: qualidade de quem não desiste com facilidade, persistência.

Juntando com a passagem de Romanos 12:12

“Alegram-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”.

Pra começar a falar de perseverança nas dificuldades, vamos primeiro refletir sobre algo importantíssimo. Havia um homem, o filho, cheio de glória e esplendor, que vivia em sua majestade ao lado de seu pai no altíssimo, e por conta de nossos pecados se fez carne para habitar entre nós, ser crucificado, e pagar o preço da nossa salvação, e assim, termos acesso completo ao nosso Deus. Isso não foi por acaso. Anteriormente citamos a passagem onde Jesus orou no Getsêmani e cumpriu a vontade de Deus. Jesus não desistiu de você e nem de mim, pelo contrário ele nos amou tanto que morreu por nós. Então por que deveríamos desistir?

Não existe motivo para abandonar a Deus e sua vida de oração, Ele já provou que te ama, na verdade Ele por si, nem precisava provar nada, deu seu único filho por nós, e completo acesso a Ele, isso é a graça. Mesmo que você tenha passado por momentos difíceis, em que tem a sensação de que Deus está em silêncio, persevere na oração. Deus está ali, está do seu lado, mas de forma alguma desista, pois para tudo Ele tem um propósito, que talvez mais a frente, você entenderá e aprenderá com a situação que Deus usou pra te ensinar.

4 – TENHA ALGUÉM

Esse ponto é bem importante, e também muito legal. Tenha alguém.

Em eclesiastes 4:10  fala o seguinte: “Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! 

É exatamente esse sentido que queremos trazer quando falamos tenha alguém. Se você estiver com dificuldade na sua vida de oração, procure ajuda, procure alguém para orar junto com você e por você. Tenha alguém que te incentive a buscar e estar mais perto Deus, e ore todos os dias. Muitas vezes queremos carregar tudo sozinhas, enfrentar as dificuldades sozinhas, e além de esquecermos de entregar o fardo para Deus, acabamos sem querer negando a ajuda do irmão ao lado, ou da amiga. Mas vou te dizer uma coisa, o quanto é maravilhoso quando temos alguém pra caminhar junto, para orar junto, aaaa, é incrível. Procure alguém que tenha mais conhecimento na caminhada cristã que você, e peça para que te ajude também em sua caminhada.

Por fim te digo, alinhe as suas vontades com as do Pai, peça entendimento e orientação a Ele, tenha perseverança, peça ajuda, e mais importante não pare de orar. A oração é a comunhão com Deus, é estar conectado a Ele, se comunicar. Tenha o seu momento de oração durante o dia, mas também converse com Deus como amigo mesmo. Diga bom dia Deus ao acordar, enquanto vai para a escola, universidade ou trabalho vá conversando com Ele, contando sobre seu coração ou como se sente hoje. Cultive esse diálogo com Deus, pois a oração é um dos valores mais poderosos de uma linda menina cristã.

 

Ramaira dos Santos Neckel

Postagens Recentes

A Anne dos Livros

Se você está por dentro das séries famosas atuais, já deve ter, pelo menos, ouvido falar de Anne With An E. É uma série linda,

Leia mais »

Categorias