A Beleza e as artes para Deus são tão importantes, pois revelam Deus na gênesis do tempo, como Criador.
Vamos começar do começo? (Perdoe minha redundância) 😅
“No começo, Deus criou.
Você já ouviu isso mil vezes, mas deixe essa verdade se aprofundar por apenas um momento. A primeira coisa que Deus revela sobre Si mesmo nas Escrituras não é que Ele seja amoroso, santo, onipotente, gracioso ou justo. Não, a primeira coisa que Deus nos mostra na gênesis do tempo é que Ele é o Deus Criador!”¹
As cores e suas combinações: o verde das paisagens; o azul do céu; as nuvens branquinhas, o narizinho rosado do gato; os sons; os detalhes de uma borboleta, o limite das águas, a separação do dia e da noite. A lua e suas fases, o sol refletindo na natureza. A neve tão branquinha; as estações, as formas…
Acredito que, conforme você foi lendo acima, sua mente foi projetando cada uma dessas belezas, acertei? Além de vermos um Deus que revela-se criador, Ele contempla seus feitos. Podemos vê-lo apreciando a cada uma de suas criações, como se desse aquele último olhar de “agora sim, está pronto”. Deus olhou para tudo que havia feito e viu que era muito bom. (Gênesis 1:31). Repito: Muito bom!
Você tem o hábito de ter momentos de contemplação? Preciso parar aqui e te sugerir: tenha momentos de largar o celular, o computador, a TV ou seja lá o que for que esteja obtendo tua atenção e, tire 5–10 min olhando para a criação e louve a Deus. Sempre quando eu observo a lua, lembro deste salmos: “Quando olho para o céu e contemplo a obra de teus dedos, a lua e as estrelas que ali puseste…” Salmos 8:3
A criação é obra dos dedos de Deus. Ele criou a beleza, e a beleza da criação revela o caráter do seu Criador. Deus, desde Gênesis, nos demonstra que Ele ama imprimir beleza nas obras da sua Criação. Deus se interessa por beleza. Vá aos Alpes e observe as montanhas cobertas de neve. Não há como contestar. Deus se interessa por beleza. Ele fez as pessoas serem belas e a beleza tem seu lugar na adoração a Deus.² Você pode adorá-lo através dos seus feitos. A beleza está em tudo, inclusive nas escrituras. Ao olharmos para a bíblia, a palavra inspirada por Deus, que inspirou homens com seus estilos, épocas, personalidades… E é possível ver beleza nisso. Vemos Jesus sendo criativo ao usar parábolas para proclamar o Reino de Deus às multidões que o escutavam. Na riqueza dos detalhes de suas histórias, Jesus glorificava o Pai. Uau! 😮
Mas e a arte?
A arte é sobre Ele. Deus é Senhor de todas as belezas, sejam elas textuais, musicais e/ou visuais. 🧡
As artes e/ou toda arte visual, como cristãs, sabemos que tem valor. Primeiro, porque uma obra de arte é uma obra de criatividade, e a criatividade tem valor porque Deus é criador.³
Todos nós, imagem e semelhança de Deus, temos o gene criativo dele em nós. Somos chamadas à criatividade, e através das artes, você e eu, podemos refletir (reflexo) o caráter do Senhor, glorificá-lo, manifestar a Sua beleza e você faz isso quando:
- 🟤 faz com excelência: Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens. (Colossenses 3:23) Não pode ser menos que isso, não de qualquer jeito. Nosso Deus é belo e criou todas as coisas de forma organizada, com detalhes, refletindo quem Ele é. Alguém pode ver a beleza do Criador através de uma fotografia, através de um banner, de uma revista, de uma obra de arte. O que vier as tuas mãos para fazer, faça com propósito, ao ponto de dizer: “ficou muito bom”.
- 🟤 traz ordem ao caos: Deus nos criou para sermos cocriadores com Ele, para fazermos “as coisas que Deus fez na criação — trazer ordem para o caos” criar coisas novas para o bem dos outros. (Jordan Raynor)
- 🟤 ama e serve a outros: Se o que você faz é pensando no bem dos outros, isso glorifica a Deus. Se você compõe para que mais pessoas tenham essa música para adorar a Deus; se você cria um banner na sua igreja convidando para o culto domingo, para que as pessoas saibam o horário, dia e endereço; ao pintar um quadro e alguém ao passar, alegra-se ao vê-lo; um livro… Quando você ama o que você faz e o vê como um chamado de Deus, Ele vai usar o seu trabalho de forma que não podemos sequer imaginar para realizar a Sua vontade. Deixe-se ser usada!
💡 Lembre-se: “Nenhuma obra de arte é mais importante que a própria vida do cristão e todo cristão deve preocupar-se em ser um artista nesse sentido. (…) A vida do cristão deve ser algo verdadeiro e belo em meio a um mundo perdido e desesperado.” Francis A Schaeffer
🤯 Pense, Reflita e Ore 🙌
- - Quanto as coisas que você cria hoje, revelam o caráter de Deus?
- - Por que nós como cristãs precisamos ter os padrões mais elevados de excelência naquilo que criamos ou fazemos?
- - Escreva uma verdade, ideia ou citação deste texto que você quer deixar gravada na sua memória.
- - Escreva uma oração a Deus, pedindo para que ele te mostre como o evangelho pode ser mais expressado nos teus esforços criativos.
Que a tua vida FéMenina seja uma bela arte que reflete a beleza do Criador! Descubra a vontade de Deus para o seu tempo e use suas habilidades vindas do Criador para glorificá-lo.
Abraço grandão
Fabi Silva 😘
Dica de leitura:
Plano Devocional — Called to Create — Jordan Raynor
Referências:
¹ Called to create: Jordan Raynor, Plano devocional, Dia 1
² e ³ A arte e a Bíblia: Francis A Schaeffer
Livro: Chamados para Criar: Jordan Raynor