FéMenina

Qual a importância da beleza e das artes para Deus?

A Beleza e as artes para Deus são tão importantes, pois revelam Deus na gênesis do tempo, como Criador.

Vamos começar do começo? (Per­doe min­ha redundância) 😅

No começo, Deus criou.

Você já ouviu isso mil vezes, mas deixe essa ver­dade se apro­fun­dar por ape­nas um momen­to. A primeira coisa que Deus rev­ela sobre Si mes­mo nas Escrit­uras não é que Ele seja amoroso, san­to, onipo­tente, gra­cioso ou jus­to. Não, a primeira coisa que Deus nos mostra na gêne­sis do tem­po é que Ele é o Deus Cri­ador!”¹

As cores e suas com­bi­nações: o verde das pais­agens; o azul do céu; as nuvens bran­quin­has, o nar­iz­in­ho rosa­do do gato; os sons; os detal­h­es de uma bor­bo­le­ta, o lim­ite das águas, a sep­a­ração do dia e da noite. A lua e suas fas­es, o sol refletindo na natureza. A neve tão bran­quin­ha; as estações, as formas…

Acred­i­to que, con­forme você foi lendo aci­ma, sua mente foi pro­je­tan­do cada uma dessas belezas, acertei? Além de ver­mos um Deus que rev­ela-se cri­ador, Ele con­tem­pla seus feitos. Podemos vê-lo apre­cian­do a cada uma de suas cri­ações, como se desse aque­le últi­mo olhar de “ago­ra sim, está pron­to”. Deus olhou para tudo que havia feito e viu que era muito bom. (Gêne­sis 1:31). Repi­to: Muito bom!

Você tem o hábito de ter momen­tos de con­tem­plação? Pre­ciso parar aqui e te sug­erir: ten­ha momen­tos de largar o celu­lar, o com­puta­dor, a TV ou seja lá o que for que este­ja obten­do tua atenção e, tire 5–10 min olhan­do para a cri­ação e lou­ve a Deus. Sem­pre quan­do eu obser­vo a lua, lem­bro deste salmos: Quan­do olho para o céu e con­tem­p­lo a obra de teus dedos, a lua e as estre­las que ali pus­es­te…” Salmos 8:3

A cri­ação é obra dos dedos de Deus. Ele criou a beleza, e a beleza da cri­ação rev­ela o caráter do seu Cri­ador. Deus, des­de Gêne­sis, nos demon­stra que Ele ama imprim­ir beleza nas obras da sua Cri­ação. Deus se inter­es­sa por beleza. Vá aos Alpes e observe as mon­tan­has cober­tas de neve. Não há como con­tes­tar. Deus se inter­es­sa por beleza. Ele fez as pes­soas serem belas e a beleza tem seu lugar na ado­ração a Deus.² Você pode adorá-lo através dos seus feitos. A beleza está em tudo, inclu­sive nas escrit­uras. Ao olhar­mos para a bíblia, a palavra inspi­ra­da por Deus, que inspirou home­ns com seus esti­los, épocas, per­son­al­i­dades… E é pos­sív­el ver beleza nis­so. Vemos Jesus sendo cria­ti­vo ao usar parábo­las para procla­mar o Reino de Deus às mul­ti­dões que o escu­tavam. Na riqueza dos detal­h­es de suas histórias, Jesus glo­ri­fi­ca­va o Pai. Uau! 😮

Mas e a arte?

A arte é sobre Ele. Deus é Sen­hor de todas as belezas, sejam elas tex­tu­ais, musi­cais e/ou visuais. 🧡

As artes e/ou toda arte visu­al, como cristãs, sabe­mos que tem val­or. Primeiro, porque uma obra de arte é uma obra de cria­tivi­dade, e a cria­tivi­dade tem val­or porque Deus é cri­ador.³

Todos nós, imagem e semel­hança de Deus, temos o gene cria­ti­vo dele em nós. Somos chamadas à cria­tivi­dade, e através das artes, você e eu, podemos refle­tir (reflexo) o caráter do Sen­hor, glo­ri­ficá-lo, man­i­fes­tar a Sua beleza e você faz isso quando:

  • 🟤 faz com excelên­cia: Tudo o que fiz­erem, façam de todo o coração, como para o Sen­hor, e não para os home­ns. (Colossens­es 3:23) Não pode ser menos que isso, não de qual­quer jeito. Nos­so Deus é belo e criou todas as coisas de for­ma orga­ni­za­da, com detal­h­es, refletindo quem Ele é. Alguém pode ver a beleza do Cri­ador através de uma fotografia, através de um ban­ner, de uma revista, de uma obra de arte. O que vier as tuas mãos para faz­er, faça com propósi­to, ao pon­to de diz­er: “ficou muito bom”.
  • 🟤 traz ordem ao caos: Deus nos criou para ser­mos cocri­adores com Ele, para faz­er­mos “as coisas que Deus fez na cri­ação — traz­er ordem para o caos” cri­ar coisas novas para o bem dos out­ros. (Jor­dan Raynor)
  • 🟤 ama e serve a out­ros: Se o que você faz é pen­san­do no bem dos out­ros, isso glo­ri­fi­ca a Deus. Se você com­põe para que mais pes­soas ten­ham essa músi­ca para ado­rar a Deus; se você cria um ban­ner na sua igre­ja con­vi­dan­do para o cul­to domin­go, para que as pes­soas saibam o horário, dia e endereço; ao pin­tar um quadro e alguém ao pas­sar, ale­gra-se ao vê-lo; um livroQuan­do você ama o que você faz e o vê como um chama­do de Deus, Ele vai usar o seu tra­bal­ho de for­ma que não podemos sequer imag­i­nar para realizar a Sua von­tade. Deixe-se ser usada!

 

💡 Lem­bre-se: “Nen­hu­ma obra de arte é mais impor­tante que a própria vida do cristão e todo cristão deve pre­ocu­par-se em ser um artista nesse sen­ti­do. (…) A vida do cristão deve ser algo ver­dadeiro e belo em meio a um mun­do per­di­do e deses­per­a­do.” Fran­cis A Schaeffer

🤯 Pense, Refli­ta e Ore 🙌

  • - Quan­to as coisas que você cria hoje, rev­e­lam o caráter de Deus?
  • - Por que nós como cristãs pre­cisamos ter os padrões mais ele­va­dos de excelên­cia naqui­lo que cri­amos ou fazemos?
  • - Escre­va uma ver­dade, ideia ou citação deste tex­to que você quer deixar grava­da na sua memória.
  • - Escre­va uma oração a Deus, pedin­do para que ele te mostre como o evan­gel­ho pode ser mais expres­sa­do nos teus esforços cria­tivos.

 

Que a tua vida FéMeni­na seja uma bela arte que reflete a beleza do Cri­ador! Des­cubra a von­tade de Deus para o seu tem­po e use suas habil­i­dades vin­das do Cri­ador para glorificá-lo.

Abraço grandão

Fabi Sil­va 😘

Dica de leitura:

Plano Devo­cional — Called to Cre­ate — Jor­dan Raynor

Refer­ên­cias:

¹ Called to cre­ate: Jor­dan Raynor, Plano devo­cional, Dia 1
² e ³ A arte e a Bíblia: Fran­cis A Scha­ef­fer
Livro: Chama­dos para Cri­ar: Jor­dan Raynor

Postagens Recentes

Sangue do meu sangue

Sangue do meu sangue “O ami­go ama em todo o tem­po, e na angús­tia nasce o irmão. ” (Pv 17.17). “Ami­go é o irmão que

Leia mais »

Categorias