FéMenina

Procura-se um rei

https://soundcloud.com/femenina/procura-se-um-rei

 

Um dos tex­tos bíbli­cos mais cita­dos ao falar sobre mul­heres é o de Provér­bios 31, uma exor­tação para o Rei Lemuel fei­ta por sua mãe. Sei que você escu­ta muito sobre a segun­da parte, falan­do sobre a mul­her que Lemuel dev­e­ria procu­rar como esposa. Porém, quero falar sobre a primeira parte do tex­to e como ela pode nos guiar na escol­ha do nos­so futuro mari­do. Out­ro dia mes­mo escutei um comen­tário de que as garo­tas com 15 anos fazem lis­tas enormes de como querem seus futur­os mari­dos mas, com o pas­sar dos anos, essa lista vai dimin­uin­do cada vez mais.

Não que o taman­ho da lista de req­ui­si­tos seja impor­tante, a questão é o que esta­mos con­sideran­do nas nos­sas lis­tas? Será que esta­mos cada vez mais rebaixan­do nos­sas escol­has por deses­pero ou medo de ficar­mos soz­in­has? Em qual base for­mamos nos­sos critérios? A Palavra de Deus é o que dire­ciona nos­sas vidas e, ain­da mais em uma questão tão impor­tante, ela deve ser a nos­sa base. Então o que quero faz­er aqui é lev­an­tar alguns pon­tos, a par­tir dos con­sel­hos da mãe de Lemuel, de como a Bíblia nos aju­da a esta­b­ele­cer critérios na escol­ha do crush. Pegue sua Bíblia e vamos começar nos­sa conversa.

 

Ter a maturi­dade de um líder

Uma coisa que a mãe de Lemuel frisa em seus con­sel­hos é de como um líder deve agir (Pv 31:1–9). Ela esta­va falan­do para o futuro rei, o preparan­do para a grande respon­s­abil­i­dade de gov­ernar o país e nós deve­mos lem­brar que nos­so futuro mari­do terá a respon­s­abil­i­dade de nos guiar e lid­er­ar, como tam­bém a nos­sos futur­os fil­hos, esta­mos escol­hen­do quem será o cabeça de nos­sa futu­ra família (Ef 5:23–24). Este é o papel que Deus desig­nou para o mari­do e, ao escol­her alguém para nos rela­cionar, deve­mos pen­sar primeiro se ele cumpriria este papel, é a escol­ha de um homem, não de um menino.Ser um homem não é ape­nas ter mais de 18 anos, ter bar­ba, tra­bal­har, ter um car­ro, mas sim ter maturi­dade no agir. Ser homem é largar as coisas de meni­no, não pen­sar mais como uma cri­ança (1 Co 13:11). Não que home­ns não pos­sam gostar de video-games, heróis, jog­ar bola ou qual­quer coisa do tipo, mas as suas ati­tudes, sua pos­tu­ra, devem refle­tir maturidade.

Um exem­p­lo de homem-líder é o de Neemias (Ne 4:4–23), ele era orga­ni­za­do, toma­va para si a respon­s­abil­i­dade e agia debaixo da von­tade de Deus. Con­sidere, ao escol­her alguém para se rela­cionar, como ele guia a própria vida, se ele é pru­dente em suas decisões, bus­can­do sem­pre a ori­en­tação de Deus ou se toma decisões pre­cip­i­tadas e impul­si­vas, pois da mes­ma for­ma ele guiará a você e sua família no futuro. Pense, ao escol­her alguém para se rela­cionar, se ele saberá guiar sua família, se ele terá sabedo­ria e bus­cará em Deus como guiar a vida familiar.

Não quero diz­er que seu futuro mari­do irá ditar cada um dos seus pas­sos, autori­dade e autori­taris­mo são coisas bem difer­entes. Um homem-líder irá obser­var suas qual­i­dades, suas difi­cul­dades, suas lim­i­tações, seus pon­tos fortes e fra­cos e, te con­hecen­do, ele irá te impul­sion­ar, exor­tar e apoiar em sua vida espir­i­tu­al. Neemias não ten­tou empurrar a respon­s­abil­i­dade para out­ros, ele assum­iu tra­bal­ho, colo­can­do tudo em oração e enco­ra­jan­do os seus. Neemias enten­deu seu propósi­to. Pro­cure um rapaz que tam­bém enten­da o seu papel e propósi­to como marido.

“A lid­er­ança não é assumir uma posição para sua própria glória, mas para servir os propósi­tos do evan­gel­ho de Deus.” — Car­olyn McCulley

 

Ter a pos­tu­ra de um rei

Out­ro pon­to que a mãe de Lemuel ressalta nos ver­sícu­los 3 e 4 é o com­por­ta­men­to que ele dev­e­ria ter, sua pos­tu­ra. Paulo, em sua segun­da car­ta para Timó­teo, fala sobre como ele dev­e­ria agir, fug­in­do dos dese­jos da juven­tude e seguin­do a justiça, a fé, o amor e a paz (2 Tm 2:22). Esse rapaz com quem você tem con­ver­sa­do ou tem olha­do com mais atenção demon­stra seguir as mes­mas coisas que Timó­teo dev­e­ria seguir? Observe isso em suas con­ver­sas, nos seus posts, na for­ma como ele age e como tra­ta as pessoas.

A mãe de Lemuel fala para ele não gas­tar sua ener­gia, seu vig­or com mul­heres. Trazen­do esse con­sel­ho para nós, observe a for­ma como ele tra­ta out­ras garo­tas. Paulo tam­bém diz a Timó­teo que ele dev­e­ria tratar as moças como irmãs, com toda pureza (1 Tm 5:1). Um rapaz que está sem­pre fler­tan­do, namoran­do uma garo­ta atrás da out­ra demon­stra ima­turi­dade, irre­spon­s­abil­i­dade com os sen­ti­men­tos de out­ras pes­soas e que ele pode se cansar de você, assim como fez com as out­ras. Nun­ca espere que você irá mudá-lo, ape­nas Deus pode faz­er isso, se ele deixar ser molda­do por Ele (Rm 12:1–2). Então fique de olho em como esse boy se com­por­ta com as menin­in­has por aí.

 

Viv­er uma vida justa

O homem que preenche nos­sos req­ui­si­tos deve ter a pos­tu­ra de um rei e o coração que bus­ca a justiça. A mãe de Lemuel o adverte para não ter dese­jo pela bebi­da alcoóli­ca para não se esque­cer das leis e deixar de faz­er justiça aos oprim­i­dos (Pv 31:5–9). Lemuel teria como dev­er, ao se tornar rei, zelar pelo seu povo, sua pri­or­i­dade era o reino, esta­b­ele­cer a justiça e não sat­is­faz­er seus dese­jos. O rapaz com quem você irá se rela­cionar, na condição de fil­ho de Deus e co- herdeiro do Reino de Deus (Ef 1:5–14), tam­bém deve ter como pri­or­i­dade em sua vida zelar pelo Reino e não os seus dese­jos e von­tade. O próprio Jesus diz para nós que deve­mos bus­car primeiro o Reino de Deus e a sua justiça (Mt 6:33).

Quais são os obje­tivos de vida desse rapaz? O que ele tem como pri­or­i­dade? Não é erra­do ele bus­car crescer em sua car­reira ou algo assim, mas observe se viv­er para sua von­tade e praz­er são suas pri­or­i­dades ou bus­car o Reino de Deus, viven­do de for­ma jus­ta e cuidan­do dos inter­ess­es de out­ros. Ele tem com­paixão e mis­er­icór­dia pelas pessoas?

“Nada façam por ambição egoís­ta ou por vaidade, mas humilde­mente con­sid­erem os out­ros supe­ri­ores a si mes­mos. Cada um cuide, não somente dos seus inter­ess­es, mas tam­bém dos inter­ess­es dos out­ros. Seja a ati­tude de vocês a mes­ma de Cristo Jesus.” Fil­ipens­es 2:3–5

 

Viva como uma princesa

“Mas, Lari, você não sabe como é difí­cil!”, “Lari, onde é que eu vou achar um homem per­feito?”. Meni­nas, quem tá falan­do com vocês é uma solteira! Eu sei que não tá fácil para nós, mas nós temos que ter um padrão alto. Nós como fil­has de Deus, prince­sas do Reino, mul­heres que bus­cam ser vir­tu­osas, não podemos aceitar qual­quer coisa. Sai­ba seu val­or e não aceite menos que isso! Você vai encon­trar um homem per­feito? Não, nem eu vou. Assim como eu e você temos defeitos e fal­has, nos­sos futur­os mari­dos tam­bém terão as suas. Porém ess­es critérios são essen­ci­ais, talvez o rapaz não os cumpra com per­feição, mas ten­ha certeza que ele os ten­ha como ideais. E, enquan­to não encon­tra esse rapaz, não deixe que out­ros brin­quem com seus sen­ti­men­tos e deix­em mar­cas em seu coração.

Busque você tam­bém o Reino de Deus, tra­bal­he as car­ac­terís­ti­cas da mul­her vir­tu­osa (Pv 31:10–31), não fique ansiosa, mas ore e apre­sente a Deus todos os seus pedi­dos (Fp 4:6), enten­da o seu propósi­to e sir­va. Se um dia você e eu ire­mos casar aqui na ter­ra eu não sei, ape­nas Deus sabe e sua von­tade é sem­pre per­fei­ta (Rm 12:2). Se a von­tade de Deus para ti for ser solteira, ale­gre-se nele e viva para o Reino, mas se for para que case, ten­ha a certeza de escol­her alguém que irá, jun­to con­ti­go, viv­er para o Reino de Deus.

Laris­sa de Lana


Refer­ên­cias

McCul­lyn, Car­olyn. Fem­i­nil­i­dade Rad­i­cal: Fé fem­i­ni­na em um mun­do feminista.
Edi­to­ra Fiel, 2017.

E se Deus quis­er que eu me case com alguém feio? por Sta­cie Reaoch em
Dox­olo­gia viva (acesse aqui)

Mul­heres da Bíblia por Lis Daiane em LisLand
(acesse aqui)

Procu­ra-se um mari­do por Hei­di Berder em Pro­je­to Puritanas
(acesse aqui)

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias