FéMenina

Por que Deus criou a mulher?

   Ouvi­mos muitas vozes, des­de peque­nas, dizen­do coisas que a mul­her deve ser: “mul­her de tal jeito não pres­ta”, “isso é mul­her de ver­dade”, “mul­her boa é assim”, “isso não é coisa de mul­her”, “você aí, seja uma mul­her assim ou assa­do”. São diver­sas lin­has de pen­sa­men­to, vin­das de várias lugares e muitas delas são men­tirosas e perigosas! Nen­hu­ma delas expli­ca para que a mul­her foi cri­a­da, ape­nas em Deus, o nos­so cri­ador, encon­tramos essa respos­ta. Vamos apren­der um pouco sobre isso?

   Todas as coisas foram cri­adas para a glória de Deus e para o seu lou­vor, pois Ele é dig­no (Ap 4:11) e assim tam­bém a mul­her foi cri­a­da para que glo­ri­fique ao Sen­hor. Porém o peca­do nos afas­tou de Deus, o tirou do seu lugar do cen­tro de nos­sas vidas e tirou de nós a nos­sa iden­ti­dade em Deus, destru­iu o nos­so rela­ciona­men­to com o Cri­ador, com nós mes­mas e com o próx­i­mo. É como se o peca­do colo­casse uma lente suja, nos impedin­do de enx­er­gar per­feita­mente, a nos­sa visão sobre tudo, fazen­do com que, por não con­seguirmos enx­er­gar per­feita­mente, nos­sos con­ceitos ficas­sem todos detur­pa­dos. Essa visão embaça­da nos faz acred­i­tar que podemos definir quem somos com base em nós mes­mos, mas ape­nas aque­le que nos criou em suas mãos pode definir quem somos e diz­er para que fomos feitas.

   Deus fez a mul­her segun­do a sua imagem e semel­hança, refletindo a sua natureza, assim como ao homem! Homem e mul­her são igual­mente val­orosos para Deus e estão sob a mes­ma mis­são (Gn 1:26–28). A mul­her com­ple­men­ta o homem, pois ambos refletem a natureza de Deus de for­mas difer­entes, a mul­her não é inde­pen­dente do homem e o homem não é inde­pen­dente da mul­her, um depende do out­ro, afi­nal uma mul­her foi cri­a­da a par­tir de um homem e todo o homem nasce da mul­her (1 Co 11:11–12). Mas o que é mais impor­tante é que ambos vier­am de Deus e foram cri­a­dos por Ele para um mes­mo propósito.

   A mul­her foi cri­a­da a imagem e semel­hança de Deus, dota­da de dons, capaci­dades, habil­i­dades e inteligên­cia dadas por Deus. Quan­do Deus criou a humanidade viu que o que havia cri­a­do era “muito bom” e esta­mos incluí­das nis­so — enten­da que o “muito bom” não é por causa de quem somos mas por causa de quem nos criou (Gn 1:31). Deus nos criou seres com dig­nidade, dire­itos, em uma relação de parce­ria com o homem. Não somos lim­i­tadas por ser­mos mul­heres ou mais fra­cas int­elec­tual­mente, se alguém te disse algo do tipo, rejeite essa men­ti­ra! Deus nos deu muitas capaci­dades para serem usadas para a sua Glória!

   Hon­rar a Deus como mul­her é desen­volver todo o poten­cial cria­ti­vo, artís­ti­co, int­elec­tu­al e social que Ele lhe deu, usan­do os seus tal­en­tos, aprovei­tan­do o seu tem­po e as opor­tu­nidades que Deus te deu (1 Co 10:31). Agir con­forme a nos­sa natureza fem­i­ni­na, cri­a­da por Deus, é ser uma mul­her que tra­bal­ha duro, seja fora de casa ou den­tro dela, dá o seu mel­hor nos estu­dos e tra­bal­ha para a edi­fi­cação da igre­ja, fazen­do tudo con­forme a capaci­dade que Deus te deu, pela força de um espíri­to man­so e tran­qui­lo (1 Pe 3:4).

A fonte da nos­sa satisfação
Podemos bus­car nos sat­is­faz­er em ide­olo­gias, em rela­ciona­men­tos, na comi­da, na profis­são, podemos quer­er ser inde­pen­dentes e faz­er o que quis­er­mos, mas nada dis­so irá preencher nos­so ser. Jesus encon­tra uma moça que bus­cou sat­is­fação em vários lugares, mas nada a deixou sat­is­fei­ta, se tornou mal vista pela sociedade e deixou com que out­ros definis­sem quem ela era. Ela acha­va que con­hecia a Deus, porém não o ado­ra­va ver­dadeira­mente, mas Jesus lhe disse: “Quem beber des­ta água terá sede out­ra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nun­ca mais terá sede. Ao con­trário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jor­rar para a vida eter­na” (Jo 4:13–14). Essa moça teve um encon­tro com o Mes­sias, o Sal­vador, aque­le que a con­hecia como ninguém (Jo 4:29).

   Moça que está lendo esse tex­to, não sei o que você acred­i­ta sobre o que é ser mul­her, não sei o que te dizem sobre quem você é como mul­her, mas peço que deixe, que ape­nas o Cri­ador te mostre para que você foi chama­da! Ele tem um propósi­to para as mul­heres e nada do que o mun­do diga pode mudar o que o Cri­ador diz. O que fal­ta às mul­heres é encon­trarem a ver­dade sobre si mes­mas no seu Cri­ador! Você não pre­cisa se lib­er­tar, nem que out­ros te lib­ertem, ape­nas Cristo tem o Poder de te lib­er­tar, pelo seu sangue na cruz!

   A mul­her que cul­ti­va um rela­ciona­men­to com aque­le que a criou, com o seu Deus e Pai, não neces­si­ta de mais nada para sat­is­faze-la, Deus é sufi­ciente e o úni­co que pode preencher seu vazio. Sai­ba que nen­hum títu­lo, car­go, mari­do, namora­do, fil­hos, diver­são, car­reira, ou qual­quer out­ra coisa que o mun­do te ofer­e­cer irá te sat­is­faz­er, ape­nas Cristo tem a fonte de água viva, onde sem­pre estará satisfeita.

O manda­to do Criador
Em Gêne­sis 1:26–28 Deus nos dá um manda­to cul­tur­al e cabe a mul­her usar as suas capaci­dades dadas pelo Cri­ador para agir para o bem da cri­ação e da família, sob o cuida­do da lid­er­ança mas­culi­na ¹. O que isso quer diz­er para nós? Não vive­mos para nós mes­mas! O nos­so fim não é nos­sa própria feli­ci­dade, não tra­bal­hamos ape­nas para pagar nos­sas con­tas e com­prar nos­sos mimos, mas nos­so fim é para o Reino de Deus! Cada coisa no seu tem­po, mas sem­pre pen­san­do no Reino de Deus e não ape­nas no seu reino próprio. Você que é ado­les­cente, use o seu tem­po na esco­la, em sua casa, na igre­ja e aproveite as opor­tu­nidades que tem nesse tem­po. Se você está pre­stando vestibu­lar, faça da mel­hor maneira para que tam­bém glo­ri­fique a Deus, se você está na fac­ul­dade da mes­ma maneira, se tra­bal­ha tam­bém, se mora com os seus pais, em repúbli­cas ou soz­in­ha, sem­pre ten­ha o Reino de Deus em primeiro lugar e dedique-lhe tem­po. A vida tem várias fas­es e em todas pre­cisamos exercer nos­so serviço a Deus (Rm 12:6–8).

   Algo triste que tem acon­te­ci­do entre as meni­nas do nos­so tem­po é que muitas de nós tem cada vez mais rejeita­do a per­spec­ti­va de uma vida com fil­hos. Algu­mas até pen­sam em casar, mas não querem ter fil­hos ou os dese­jam o mais tar­dar pos­sív­el. Afi­nal como teríamos liber­dade com alguém que depen­derá de nós? Mas a mater­nidade tam­bém é um propósi­to de Deus para as mul­heres! Todas as mul­heres vão ser mães? Não. Porém essa escol­ha não é nos­sa, Deus é quem dá a vida e per­mite a uma mul­her ger­ar a vida (Sl 22:10).

   Se você tem algu­ma difi­cul­dade nes­sa área, se tem algum trau­ma, peça que Deus a ajude a aceitar seus propósi­tos para você. O dese­jo de ter um mari­do e fil­hos não é algo que deve­mos idol­a­trar, mas tam­bém não deve­mos ver como algo infe­ri­or, pois faz parte dos planos de Deus. Pen­sar que ter que se dedicar a cuidar de alguém seria uma vida infe­ri­or é viv­er ape­nas para seus próprios praz­eres, viv­er para se sat­is­faz­er. Uma vida em que tudo aqui­lo que pode con­trari­ar os seus dese­jos, não é bem vin­do, é viv­er uma vida para si e não ded­i­ca­da a quem a criou.

   A mul­her que encon­tra a sat­is­fação em Deus não vive para o lar, mas se ded­i­ca a seu mari­do e fil­hos, pois assim tam­bém estará sat­is­fazen­do a von­tade do seu Sen­hor e viven­do para a edi­fi­cação do Reino. A esposa e mãe que tra­bal­ha ape­nas em casa ou fora de casa tam­bém faz seu papel para o Reino, cumprindo o propósi­to de seu Cri­ador para ela. Ela tam­bém encon­tra tem­po para exercer seus dons para cuidar de out­ros fora de sua família, coop­er­ar na igre­ja e tam­bém aju­dar seu mari­do a tam­bém cumprir seu chama­do, oran­do por ele, o ouvin­do, sendo sua aux­il­i­ado­ra idônea e este não é um papel infe­ri­or ao do seu mari­do, mas de hon­ra igual. Em seu livro, Rena­ta Veras diz: “Uma vida de ple­na sat­is­fação só é pos­sív­el se vivi­da diante e de acor­do com o Cri­ador. Aque­le que criou home­ns e mul­heres iguais em dig­nidade e difer­entes em função a fim de coop­er­arem em indis­pen­sáv­el har­mo­nia com­ple­men­tar.” Se isto for o que Deus quer para você que está solteira, namoran­do ou noi­va, des­de já pre­pare seu coração para exer­cê-lo. Peça para que Deus a pre­pare e a molde para uma vida em ple­na sat­is­fação no Cri­ador, seja estando solteira, ape­nas esposa ou uma esposa e mãe. Não existe ape­nas um cam­in­ho para nós, nen­hum dos cam­in­hos é uma imposição, e nen­hum dess­es cam­in­hos servem para sat­is­faz­er nos­sos capri­chos, mas sim para viv­er pelo Reino de Deus.

Para você, Fémenina!
Analise sua mente e coração, as ideias que você tem sobre si como mul­her e peça para que Deus lhe mostre onde estão fir­madas, se estão na Bíblia ou em ensi­na­men­tos e palavras de home­ns e mul­heres. Rejeite ensi­na­men­tos que não estão na Palavra de Deus! Mas analise tudo o que te dizem através da Palavra, que seja ela a lente por onde você enx­er­ga a tudo (2 Tm 3:16–17).

Leia os capí­tu­los de Gêne­sis 1 e 2 aten­ta­mente e veja o cuida­do e amor de Deus sobre a sua criação.
Fique aten­ta nos tex­tos desse mês aqui no Fémeni­na! Vamos jun­tas apren­der sobre o que Deus diz sobre as mul­heres e sua missão.

Um abraço,

Laris­sa de Lana Nascimento

Refer­ên­cias:
Lugar de mul­her é onde Deus diss­er. Rena­ta Veras. Edi­to­ra Pere­gri­no. 2019
A dama, seu ama­do e seu Sen­hor. T. D. Jakes. Edi­to­ra Mun­do Cristão. 1999.
O que Deus diz sobre as mul­heres: Fem­i­nil­i­dade x Fem­i­nis­mo. Kath­leen Niel­son. 2019.

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias