FéMenina

#nãoénormal

É fim de semes­tre e no con­tex­to acadêmi­co, muitas coisas pre­cisam ser entregues. Provas, sem­i­nários, tra­bal­hos, maque­tes, desen­hos, relatórios, pro­je­tos, port­fólios. Muitas palavras para avali­ações estres­santes. É claro, o sis­tema exige as avali­ações para con­clusão das dis­ci­plinas. Mes­mo no emprego, é necessário lidar com pra­zos e metas. Mas deixar a saúde de lado faz parte?

Na Fac­ul­dade de Arquite­tu­ra e Urban­is­mo da USP (Uni­ver­si­dade de São Paulo) os alunos começaram um movi­men­to de que #nãoénor­mal. Achei muito inter­es­sante porque tam­bém abor­da os extremos que muitas vezes pre­cisamos chegar para atin­gir as metas exigidas.

Deixar de dormir, de se ali­men­tar com qual­i­dade ou mes­mo deixar ami­gos e família como segun­do plano para entrar em uma cav­er­na e con­cluir todas as ativi­dades não é normal.

Slide4Slide3Não sei se você tem vis­to isso, mas muitos ami­gos e cole­gas tem sofri­do em relação ao bem estar men­tal e emo­cional – o estresse pode nos der­rubar! Se você está nes­sa situ­ação ou con­hece alguém que tem pas­sa­do por isso, fique atento!

Saúde men­tal é um ter­mo usa­do para descr­ev­er o nív­el de qual­i­dade de vida cog­ni­ti­va ou emo­cional. Ter saúde men­tal é muito mais do que não ter um transtorno men­tal. Ou seja, é..

  • Estar bem con­si­go mes­mo e com os outros;
  • Aceitar as exigên­cias da vida;
  • Saber lidar com as boas emoções e tam­bém com aque­las desagradáveis, mas que fazem parte da vida;
  • Recon­hecer seus lim­ites e bus­car aju­da quan­do necessário.

Nesse sen­ti­do, é muito impor­tante se con­hecer e saber quan­do a sua mente pre­cisa de um tem­po. A saúde é algo que não depende ape­nas do seu físi­co, tam­bém tem o psi­cológi­co e o social!

Lem­bre-se: é pre­ciso estar aten­to as pes­soas que estão por per­to… muitas vezes a tendên­cia é guardar os prob­le­mas para si, deixar o grupo de ami­gos, aban­donar ativi­dades de laz­er, não fre­quen­tar mais ambi­entes como a igre­ja, diz­er que as coisas estão bem e parar por aí. Não se con­tente com as respostas dos seus ami­gos “tudo bem e ponto”.

Para man­ter a sua saúde men­tal em dia…

–> Man­ten­ha sen­ti­men­tos pos­i­tivos con­si­go, com os out­ros e com a vida;

–> Aceite as qual­i­dades e lim­i­tações que você pos­sui e tam­bém das out­ras pessoas;

–> Busque qual­i­dade de vida!

–> Não use dro­gas ou medica­men­tos sem pre­scrição médica;

–> Reserve tem­po em sua vida para o laz­er, a con­vivên­cia com os ami­gos e família;

–> Man­ten­ha bons hábitos alimentares;

–> Dur­ma bem!!!

–> Pra­tique ativi­dades físi­cas regularmente.

Todas essas dicas podem pare­cer muito difí­ceis na cor­re­ria do fim do semes­tre (ou mes­mo da vida!). Mas não estar bem #nãoénor­mal. Se você se iden­ti­fi­cou com as fras­es da cam­pan­ha ou perce­beu que a sua saúde men­tal está debil­i­ta­da, pro­cure sua líder do FéMeni­na, sua família ou uma ami­ga próx­i­ma. Você tam­bém pode con­tar com os profis­sion­ais da saúde! Você não está soz­in­ha nessa!

Busque qual­i­dade de vida, não deixe sua devo­cional de lado e não viva para o cal­endário dos tra­bal­hos! As deman­das é que pre­cisam se encaixar na sua agenda 🙂

Estar saudáv­el men­tal­mente pre­cisa ser normal!

Um super abraço de urso,Colunistas_responsáveis-19

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias