modéstia

Modéstia: O que é isso?

Se fizermos uma busca rápida no Google, logo encontraremos várias definições do que é “modéstia”.

Modéstia é a ação de moderar nosso comportamento humano, como vaidade, excentricidade e vulgaridade.

Uma pessoa modesta é considerada despretensiosa, simples e humilde, que não possui nem demonstra vaidade em relação a si mesma, que não se importa com luxo e ostentações e que age com decência. A modéstia, segundo a Bíblia, é tudo isso com um detalhe importante: agir de forma decente e pura, sem motivação pecaminosa. A Bíblia fala muito sobre esse tema quando se refere ao comportamento de um verdadeiro cristão, mas, cá entre nós, como podemos agir com modéstia no nosso dia a dia, em nossa família e com nossas amigas?

  • Modéstia no falar (Cl 4.6): Seja cuidadosa com suas palavras. Não convém a uma moça que ama a Cristo falar coisas indecentes e obscenas, fazer piadinhas sensuais referentes ao corpo de algum rapaz, fazer fofocas ou fazer pouco de outras pessoas, denegrindo-as ou humilhando-as. Seja moderada no seu falar, sem gritaria e sempre buscando ser gentil, falando com bondade, sabedoria e pureza. Lembre-se: “a boca fala do que o nosso coração está cheio” (Mt 12.34).
  • Modéstia com os meninos (Gl 5.19): Você não precisa “se atirar” nos braços do crush para mostrar que está interessada nele, pelo contrário! Aja com modéstia: sorria, seja sempre amável, mas se segure! Coloque diante de Deus o seus sentimentos por ele e deixe que o Senhor guie teus passos e te dê as respostas certas quanto aos teus sentimentos. Se você tem amigos meninos, cuidado com seu comportamento com eles e perto deles. Não convém que uma bela moça que afirma amar a Cristo seja indiscreta e grosseira. Nós precisamos ser femininas, do jeitinho que Deus nos planejou para ser.
  • Modéstia no modo de se vestir (1Pe 3.3-4): Existem roupas que não são apropriadas para uma menina temente a Jesus. Roupas curtas, mostrando demais as pernas, a barriga ou as costas, deixando aparecer as roupas íntimas como o sutiã, transparências e roupas coladas demais ao corpo não são vestes que agradam a Deus. Mesmo que esteja “na moda”, nós, cristãs, fazemos nossa própria moda, de acordo com a vontade de Deus. Lembra que eu falei ali em cima sobre motivação pecaminosa? Nosso modo de vestir revela muito do que há em nosso coração. Qual a motivação do seu coração? Você quer se vestir para ser sensual, sexy e desejada? Certamente você só vai atrair um tipo de crush: aquele que quer somente o seu corpo e não o seu coração. Deus tem algo bem melhor pra você! Somos preciosas demais e precisamos nos vestir como verdadeiras joias. 
  • Modéstia no modo de se comportar (2Tm 2.22): Uma moça que busca agradar a Deus procura cuidar de suas atitudes e buscará a santidade no seu comportamento. A menina modesta ama a Deus e quer refletir a beleza interior que vem de Dele. Suas ações e atitudes refletem a beleza de uma vida guiada por Jesus. Modéstia é amar a pureza, por amor a Cristo.

Levar uma vida de modéstia realmente é um desafio! Se você achou tudo isso muito complicado ou difícil de alcançar, saiba que em Cristo tudo é possível. Se buscarmos direção em Sua palavra e pedirmos Sua ajuda, Ele nos atenderá e nos transformará em belas moças que vivem uma vida modesta por amor a Ele. 

“A beleza de vocês não deve estar unicamente nos enfeites exteriores, como lindos penteados, joias e roupas caras. Pelo contrário, essa beleza deve estar em seu coração, pois essa você não perderá, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo que é de grande valor a Deus.” 1 Pedro 3.3-4

Adriana Miozzo Balaniuk

Posted in Conselhos de amiga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *