FéMenina

Missões urbanas, você está por dentro?

Olá pes­soal, tudo na paz?

No tex­to de hoje eu quero con­vi­dar você a se enga­jar mais efe­ti­va­mente no tra­bal­ho da expan­são do Reino de Deus. Você pode estar pen­san­do: “sou muito jovem, ou não ten­ho tem­po porque pas­so o dia na esco­la ou fac­ul­dade, não ten­ho tem­po”. Mas você pode se envolver doan­do cer­ca de 15 min­u­tos por sem­ana na sua fac­ul­dade ou esco­la e ser uma mis­sionária (o) lá mesmo…

Na ver­dade, todo cristão é um mis­sionário onde ele estiv­er. Sabia dis­so? Mui­ta gente acha que os mis­sionários só atu­am em con­tex­tos tran­scul­tur­ais, ou seja, em out­ros país­es ou nações. Mas isso é um equívo­co! Todos nós nos­sos fomos comis­sion­a­dos por Jesus para irmos e preg­amos o evan­gel­ho por toda a Ter­ra, a começar pela nos­sa cidade.

Vejamos o tex­to de Atos 1.8, bem con­heci­do de todos nós: “Mas rece­berão poder quan­do o Espíri­to San­to descer sobre vocês, e serão min­has teste­munhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os con­fins da ter­ra”. Nesse tex­to, Jesus está se dirigin­do aos seus dis­cípu­los e por isso usa a cidade em que eles estavam (Jerusalém), depois “ao país deles” (Judéia), e depois pas­sa ao país viz­in­ho (Samaria) e depois a toda ter­ra (Con­fins da Ter­ra). Mas ele tam­bém pode ser apli­ca­do a nós dis­cípu­los de Jesus em Boa Vista, Roraima, Brasil e Ter­ra, como é o meu caso.

Por isso, deve­mos lem­brar que o chama­do, a vocação de todo cristão é o “Ide” que Jesus orde­nou em Mateus 28.18–19. Podemos enten­der então que Jesus pre­tendia que todos os cristãos fos­sem mis­sionários em sua cidade, país ou pelo mun­do, con­forme o dese­jo e as condições de cada um. Pre­tendo em breve faz­er meu doutora­do fora do Brasil e ser mis­sionária nesse perío­do em algum lugar nos con­fins da ter­ra por aí… rs… Por isso, você mes­mo sendo ado­les­cente ou jovem pode e deve se sen­tir “chama­do” e par­tic­i­pante da grande comis­são dada por Jesus.

O tra­bal­ho de evan­ge­lis­mo na cidade é chama­do de Mis­sões Urbanas. Exis­tem no Brasil hoje muitas mis­sões espe­cial­izadas nesse tipo de tra­bal­ho. Você pode pesquis­ar, faz­er con­ta­to, se capac­i­tar e se enga­jar nes­sa obra de trans­for­mar a cidade em que você mora por meio do evan­gel­ho. Vou deixar alguns sites no final do arti­go que podem te aju­dar a saber mais sobre Mis­sões Urbanas.

Não ten­ha medo porque você é jovem. Timó­teo era jovem tam­bém, olha o que Paulo diz a ele: “Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exem­p­lo para os fiéis na palavra, no pro­ced­i­men­to, no amor, na fé e na pureza” (1Tm 4.12). Nem ten­ha medo por não saber falar bem… Deus disse a Moisés que lhe ensi­nar­ia o que diz­er, não ten­ha medo (Ex. 4.12). Ape­nas se dispon­ha como fez Isaías, ele se ofer­e­ceu: “Então ouvi a voz do Sen­hor, con­cla­man­do: ‘Quem enviarei? Quem irá por nós’? E eu respon­di: Eis-me aqui. Envia-me”! (Is. 6.8).

Deus está con­cla­man­do hoje, “a quem enviarei, quem irá por nós as esco­las e uni­ver­si­dades no Brasil”? Um dia eu ouvi clara­mente Deus me diz­er que que­ria que eu voltasse pra Uni­ver­si­dade durante meu devo­cional. Eu orei e me dis­pus e fiz min­ha inscrição para o Vestibu­lar. Eu já esta­va fora do ensi­no médio há 13, há 10 for­ma­da em História. Não acha­va pos­sív­el entrar na Uni­ver­si­dade, e nem pre­cisa­va. Mas fui porque Deus dese­ja que haja mis­sionários disponíveis para essa “tri­bo” não alcança­da no nos­so país, a dos int­elec­tu­ais. Muitos deles são ateus e influ­en­ci­am os cristãos com val­ores morais e cul­tur­ais humanistas.

Ten­ho vis­to na fac­ul­dade que muitos cristãos ficam enfraque­ci­dos em sua fé após os anos da fac­ul­dade. Alguns se desvi­am, out­ros se tor­nam rel­a­tivis­tas em seus posi­ciona­men­tos morais. Sem­pre procuro faz­er reflexões inteligentes em sala que lev­em meus pro­fes­sores e cole­gas a refle­tirem sobre os temas dis­cu­ti­dos em sala numa da éti­ca e da cul­tura cristã. E quan­do a Bíblia é trazi­da nas dis­cussões procuro sem­pre estar pronta a respon­der aos que não a con­hecem e não deixar que o ape­nas o pon­to de vista ateu do pro­fes­sor domine as discussões.

Além de estu­dante de Letras, sou pro­fes­so­ra nas horas vagas (é, esse é meu dis­farce rs… gan­ho a vida dan­do aulas de História). Ten­ho me entris­te­ci­do por ver e sen­tir a dor de meus alunos. Muitos sofrem por suas famílias deses­tru­tu­radas, tem con­fli­tos com os pais, difi­cul­dades para lidar com as mudanças da ado­lescên­cia e com a sex­u­al­i­dade, dese­jo de mor­rer por fal­ta de propósi­to de vida… Eles pre­cisam de Cristo.

Eu ouvi quan­do Deus me chamou para mudar a cul­tura acadêmi­ca e edu­ca­cional do Brasil. E quero me jun­tar a Deus nesse clam­or e te con­vi­dar a faz­er parte dessa comis­são e ser luz nas esco­las e fac­ul­dades Brasil a fora. Hoje sou vol­un­tária em duas mis­sões que atu­am dire­ta­mente nas esco­las e uni­ver­si­dades a MPC – Moci­dade Para Cristo e a ABU /ABS – Aliança Bíbli­ca Uni­ver­sitária e Aliança Bíbli­ca dos Secun­daris­tas. Essas duas mis­sões podem te aju­dar a se instru­men­talizar e saber como evan­ge­lizar nas escolas.

Mas não pense que é difí­cil. Na ver­dade, é bem sim­ples. Você pode mon­tar um clube bíbli­co ou grupo de oração no inter­va­lo. Chame seus ami­gos cristãos que estão firmes e tem o dese­jo de com­par­til­har a sua fé e ensi­nar as escrit­uras. Monte um grupo, e façam um pequeno devo­cional. Escol­ha um tex­to bíbli­co, comente, explique e ensi­nan­do o con­tex­to em que foi escrito e aplique ao nos­so cotid­i­ano mostran­do como a Bíblia ain­da tem muito a nos ensi­na­da ain­da hoje. A reunião pode durar o tem­po que você tiv­er disponív­el. De 10 a 45 min­u­tos, con­forme o público.

Por exem­p­lo, em esco­las de ensi­no fun­da­men­tal e médio o ide­al é 10 min­u­tos, pois o recreio dura em média uns 15 min­u­tos. Em fac­ul­dades pode ser no horário antes ou depois das aulas ou mes­mo na hora do almoço. O Pequeno Grupo (PG) que lid­ero é no horário do almoço. Uma vez por sem­ana almoçamos jun­tos e depois ficamos uns 45 min­u­tos fazen­do o estu­do entre as aulas da man­hã e da tarde. Na esco­la em que tra­bal­ho os alunos tem aula dois turnos.

Se quis­er, pro­cure a MPC ou ABU /ABS da sua cidade eles podem vis­i­tar vocês e asses­so­rar seu grupo, dan­do mate­ri­ais, dicas e suporte e apoio. Vou deixar meu email no final arti­go tam­bém, se quis­er me escre­va. Pos­so te man­dar um mate­r­i­al do PG Start e de dis­cip­u­la­do que uso aqui. Nos­so grupo se reúne na praça em frente à esco­la em que tra­bal­ho, mas pode ser em qual­quer lugar. Pro­cure a admis­tração da sua esco­la ou fac­ul­dade e peça autor­iza­ção. Geral­mente eles recebem bem esse tipo de ativi­dade. As insti­tu­ições de ensi­no sofrem, por não saberem lidar com ess­es prob­le­mas con­tem­porâ­neos e amam quan­do alguém ofer­ece algu­ma pro­pos­ta ou ajuda.

No PG ten­ho evan­ge­liza­do os alunos, e fir­ma­do cristãos que nun­ca foram dis­cip­u­la­dos em suas igre­jas. Ten­ho vis­to Deus mudan­do a história de vida deles e de suas famílias. No iní­cio do ano tive o praz­er de ver a família toda de uma de min­has alu­nas ser bati­za­da! Foi lin­do! E tudo começou assim, com um Pequeno Grupo de estu­do Bíblico…

Faça parte desse tra­bal­ho você tam­bém. Se pre­cis­ar de apoio e ori­en­tação é só chamar. Deus dos céus con­tin­ua dizen­do: “Quem enviarei? Quem irá por nós”? Você está ouvin­do tam­bém? Pode respon­der: “Eis-me aqui. Envia-me”! Então vem, vamos virar a cul­tura brasileira e as nos­sas cidades de cabeça pra baixo! Vamos começar com nos­sa cidade, o país e depois o mun­do! Turn the world upside down!!!

Rafael­la Pereira

Con­ta­to: Rafael­la (Ráfea) Pereira – Facebook

E‑mail: rafaella_rafea@gmail.com

Sites de Mis­sões e movi­men­tos que atu­am em con­tex­tos urbanos (e acadêmicos):

Avalanche Mis­sões Urbanas, site: http://avalanchemissoes.org/

ABU do Brasil, site: http://www.abub.org.br/

ABS, sobre no site: http://www.abub.org.br/compartilhe/informativos/entre-nos/item-materias/2011/12/abs-ontem-e-hoje

Esco­la da Vida, site: www.portalescoladavida.com.br/

JOCUM, site: http://www.jocum.org.br/escola-de-missoes-urbanas-jocum-sampa/

MPC Brasil, site: http://www.mpc.org.br/

Vocare, site: http://vocare.org.br/site/

Por fim quero deixar tam­bém a dica de um livro muito bom sobre a igre­ja e sua relação com a cidade que estou usan­do na min­ha dis­ser­tação: Igre­ja Cen­tra­da do Tim Keller (https://vidanova.com.br/609-igreja-centrada.html). Gos­to muito do con­ceito de Visão Teológ­i­ca dele, ele diz: “A visão teológ­i­ca mod­er­na deve bus­car levar todo con­sel­ho de Deus a sociedade de sua época para que sua época seja trans­for­ma­da”. É isso! Deus nos abençoe nes­sa tarefa!

Colunistas_responsáveis-02 (1)

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias