FéMenina

Influência da mulher na família

Olá Amada Menina de Fé!

Influência da mulher na família: Vamos conversar um pouquinho sobre isso hoje?

Antes, espero que você esteja bem. Tenho orado por você, e oro para que Deus fale ao teu coração e te abençoe, em Nome de Jesus.

O que significa ser mulher? Você já parou para pensar, ou se fez essa pergunta alguma vez?

Com certeza há uma gama de respostas a essa “simples” pergunta. Atualmente o papel da mulher está em alta conta em nossa sociedade e no mundo que vivemos. Há muitos desafios e atualizações que nós mulheres temos que nos submeter, aprender e alcançar. Uma das coisas que está na “moda” é ser influencer, melhor dizendo, tem muita gente por aí sendo Digital Influencer, e tudo bem.

Eu e você como mulheres temos um papel muito importante nisso também, deixa eu te contar uma coisa: sabia que você é uma influencer? Influencer em sua família. É isso mesmo! E por isso, quero te perguntar, qual tem sido sua influência em sua família?

A influência da mulher tem muito mais poder que podemos imaginar! Temos essa possibilidade de influenciar pessoas, e podemos ser uma boa influência ou uma má influência. Diante disso, meu questionamento a todas nós é: a influência que eu como mulher cristã estou exercendo em minha família está sendo dirigida por mim mesma, meus pensamentos, pelo que eu quero, penso e acho? Se sim, é um perigo! Esse “poder” de influência que temos precisa ser submetido e rendido ao Espírito Santo de Deus, afinal de contas, como diz Francis Chan1: “você é um templo do Espírito Santo. Não é apenas uma pessoa vivendo sua vida graças ao poder humano”. Nós temos uma responsabilidade muito grande, e que na maioria das vezes nem nos damos conta do tamanho daquilo em que estamos envolvidas e do quanto somos observadas.

Somos influenciadas o tempo todo, por todos os lados e por todo tipo de pessoas, mídias sociais, modas, estilos, artes, culturas, academias, formas estéticas, estilos musicais, jogos, carros, tecnologias, tatuagens e afins. E assim como somos influenciadas, também somos influenciadoras. Mas que tipo de influência eu e você estamos exercendo? Primeiro e principalmente na nossa família, que é o lugar onde somos quem somos de verdade, sem maquiagem, de pijama, com o cabelo bagunçado, com chulé, com dor de barriga, com o rosto inchado de dormir, com olheiras à mostra, com preguiça, com TPM (insuportável), com fome, etc.

Talvez sua história seja diferente da minha, eu não nasci em um lar cristão, conheci Jesus com 18 anos. Você talvez O conheceu antes dessa idade, desde criança, ou nasceu em um lar cristão. Não importa! O que importa, é que eu e você que conhecemos Jesus somos influenciadoras em nossa família, essa é uma das nossas grandes missões como mulheres e principalmente como mulheres cristãs. Tudo que nós falamos e como nos comportamos tem uma influência que nem podemos dimensionar em nossa família, e não me refiro apenas a maridos, filhos, pais, irmãos e sim a todos nossos familiares e até mesmo a igreja, nossa família da fé, pois estamos o tempo todo sendo observadas por eles.

A partir dessa compreensão quero destacar com vocês algumas coisas importantíssimas e essenciais em nossa caminhada cristã que nos ajudará a sermos boas influenciadoras em nossa família e fora dela, pois essas dicas devem ser parte fundamental de nosso estilo de vida.

Sendo assim, vamos refletir juntas?

Em primeiro lugar, temos que perceber que se aplicarmos a Palavra de Deus em nosso dia-a-dia com consciência de que estamos sendo influenciadoras, estaremos sendo mulheres que causam influências eternas! Isso mesmo, Deus nos concede a graça e a oportunidade de nos usar como um instrumento de influência para gerar frutos para a eternidade, estaremos investindo na eternidade das pessoas.

Então vamos lá! Dicas que uma mulher pode fazer para influenciar e investir na eternidade de sua família e consequentemente das pessoas ao seu alcance:

Ter vida de oração comprometida e leitura da Bíblia

Jesus nos diz em Mateus 11.29 “… Aprendei de mim…”

Buscar o Reino de Deus e Sua justiça em primeiro lugar

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6.33

Buscar o Senhor e descobrir qual é a vontade dEle para você

Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração”. Jeremias 29:13

Submeter-se com amor e sabedoria aos seus pastores e líderes

“Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”. Hebreus 13.17.

Servir a todas as pessoas com amor e alegria

“Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”. Marcos 10.45.

Respeitar seus familiares, se dar ao respeito de forma integral e honrar seus pais ou responsáveis

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”. Êxodo 20.12

Ser mansa, paciente, humilde

“Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Tiago 4.6

Esperar em Deus com muita fé e dependência dEle

“Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”. Salmos 40.1

Confiar totalmente em Deus, independente das circunstâncias

“Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus”. Salmos 20.7

Praticar o bem da melhor forma que você puder

“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. ” Tiago 4.17

Minha amada, preciso te dizer que, quer você goste ou não, está sempre sendo observada. Quer você seja adolescente, jovem, nem tão jovem, seja casada ou solteira, mãe, avó ou tia, está sendo observada. E qual influência você quer deixar para sua família, seus amigos e para a próxima geração?

Tenho certeza que não é tarefa fácil, exige de nós esforço, perseverança, persistência, coragem, força, fé e obediência todos os dias. O Senhor Jesus passou um momento muito difícil em sua vida na terra em que foi “exigido” dEle coragem, força, perseverança, fé, e principalmente obediência quando Ele estava no Getsêmani.

Para sermos influenciadoras que investem na eternidade de pessoas, haverá momentos em que talvez tenhamos que ir para o Getsêmani também, mas quero te dizer uma coisa: o Getsêmani é também lugar de consolo, pois sempre existe consolo de Deus para aquelas mulheres que se submetem à vontade dEle.

Tenho certeza que aquelas de nós que se submetem todos os dias à orientação e direção do Espírito Santo, teremos muito apoio, encorajamento e capacidade de sermos influenciadoras mais parecidas com Jesus e que investem na eternidade de nossa família e dos que estão ao nosso alcance de forma a deixar nessas pessoas as marcas de Cristo.

Para finalizar por aqui, vou deixar a última dica para você refletir:

Mulheres que se atentam quanto à influência que estão exercendo, são de grande valor aos olhos de Deus e possuem uma beleza que nunca se apaga por causa do Espírito Santo de Deus. Procure matar o seu “eu”, sua carne todos os dias, e ore para que o Espírito Santo tome o lugar dele em sua vida, corpo, mente e coração.

Assim, poderemos ser instrumentos de benção nas mãos de Deus para influenciar não apenas nossa família, mas uma geração inteira! Você pode mudar o mundo se deixar Cristo te usar como um instrumento poderoso de influência que investe na eternidade das pessoas.

Deus te abençoe muito! E que sejamos influenciadoras que deixam as marcas de Cristo!

Um abraço apertado da Michi.

1 CHAN, Francis; YANKOSKI, Danne. O Deus Esquecido. Trad. Omar de Souza. São Paulo: Mundo Cristão, 2010.

Postagens Recentes

Enfim, a hipocrisia

Vejo na Internet ultimamente: Na defesa de quem ofendeu por racismo, a ofensa com palavras de gordofobia ou ódio; O posicionamento contra o aborto é

Leia mais »

Categorias