FéMenina

Influência da mulher na família

Olá Ama­da Meni­na de Fé!

Influên­cia da mul­her na família: Vamos con­ver­sar um pouquin­ho sobre isso hoje?

Antes, espero que você este­ja bem. Ten­ho ora­do por você, e oro para que Deus fale ao teu coração e te abençoe, em Nome de Jesus. 

O que sig­nifi­ca ser mul­her? Você já parou para pen­sar, ou se fez essa per­gun­ta algu­ma vez?

Com certeza há uma gama de respostas a essa “sim­ples” per­gun­ta. Atual­mente o papel da mul­her está em alta con­ta em nos­sa sociedade e no mun­do que vive­mos. Há muitos desafios e atu­al­iza­ções que nós mul­heres temos que nos sub­me­ter, apren­der e alcançar. Uma das coisas que está na “moda” é ser influ­encer, mel­hor dizen­do, tem mui­ta gente por aí sendo Dig­i­tal Influ­encer, e tudo bem. 

Eu e você como mul­heres temos um papel muito impor­tante nis­so tam­bém, deixa eu te con­tar uma coisa: sabia que você é uma influ­encer? Influ­encer em sua família. É isso mes­mo! E por isso, quero te per­gun­tar, qual tem sido sua influên­cia em sua família?

A influên­cia da mul­her tem muito mais poder que podemos imag­i­nar! Temos essa pos­si­bil­i­dade de influ­en­ciar pes­soas, e podemos ser uma boa influên­cia ou uma má influên­cia. Diante dis­so, meu ques­tion­a­men­to a todas nós é: a influên­cia que eu como mul­her cristã estou exercendo em min­ha família está sendo dirigi­da por mim mes­ma, meus pen­sa­men­tos, pelo que eu quero, pen­so e acho? Se sim, é um peri­go! Esse “poder” de influên­cia que temos pre­cisa ser sub­meti­do e ren­di­do ao Espíri­to San­to de Deus, afi­nal de con­tas, como diz Fran­cis Chan1: “você é um tem­p­lo do Espíri­to San­to. Não é ape­nas uma pes­soa viven­do sua vida graças ao poder humano”. Nós temos uma respon­s­abil­i­dade muito grande, e que na maio­r­ia das vezes nem nos damos con­ta do taman­ho daqui­lo em que esta­mos envolvi­das e do quan­to somos observadas.

Somos influ­en­ci­adas o tem­po todo, por todos os lados e por todo tipo de pes­soas, mídias soci­ais, modas, esti­los, artes, cul­turas, acad­e­mias, for­mas estéti­cas, esti­los musi­cais, jogos, car­ros, tec­nolo­gias, tat­u­a­gens e afins. E assim como somos influ­en­ci­adas, tam­bém somos influ­en­ci­ado­ras. Mas que tipo de influên­cia eu e você esta­mos exercendo? Primeiro e prin­ci­pal­mente na nos­sa família, que é o lugar onde somos quem somos de ver­dade, sem maquiagem, de pija­ma, com o cabe­lo bagunça­do, com chulé, com dor de bar­ri­ga, com o ros­to incha­do de dormir, com olheiras à mostra, com preguiça, com TPM (insu­portáv­el), com fome, etc. 

Talvez sua história seja difer­ente da min­ha, eu não nasci em um lar cristão, con­heci Jesus com 18 anos. Você talvez O con­heceu antes dessa idade, des­de cri­ança, ou nasceu em um lar cristão. Não impor­ta! O que impor­ta, é que eu e você que con­hece­mos Jesus somos influ­en­ci­ado­ras em nos­sa família, essa é uma das nos­sas grandes mis­sões como mul­heres e prin­ci­pal­mente como mul­heres cristãs. Tudo que nós falam­os e como nos com­por­ta­mos tem uma influên­cia que nem podemos dimen­sion­ar em nos­sa família, e não me refiro ape­nas a mari­dos, fil­hos, pais, irmãos e sim a todos nos­sos famil­iares e até mes­mo a igre­ja, nos­sa família da fé, pois esta­mos o tem­po todo sendo obser­vadas por eles. 

A par­tir dessa com­preen­são quero destacar com vocês algu­mas coisas impor­tan­tís­si­mas e essen­ci­ais em nos­sa cam­in­ha­da cristã que nos aju­dará a ser­mos boas influ­en­ci­ado­ras em nos­sa família e fora dela, pois essas dicas devem ser parte fun­da­men­tal de nos­so esti­lo de vida.

Sendo assim, vamos refle­tir juntas?

Em primeiro lugar, temos que perce­ber que se apli­car­mos a Palavra de Deus em nos­so dia-a-dia com con­sciên­cia de que esta­mos sendo influ­en­ci­ado­ras, estare­mos sendo mul­heres que causam influên­cias eter­nas! Isso mes­mo, Deus nos con­cede a graça e a opor­tu­nidade de nos usar como um instru­men­to de influên­cia para ger­ar fru­tos para a eternidade, estare­mos investin­do na eternidade das pessoas. 

Então vamos lá! Dicas que uma mul­her pode faz­er para influ­en­ciar e inve­stir na eternidade de sua família e con­se­quente­mente das pes­soas ao seu alcance:

Ter vida de oração comprometida e leitura da Bíblia

Jesus nos diz em Mateus 11.29 “… Apren­dei de mim…”

Buscar o Reino de Deus e Sua justiça em primeiro lugar

“Mas, bus­cai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acres­cen­tadas”. Mateus 6.33

Buscar o Senhor e descobrir qual é a vontade dEle para você

Vocês me procu­rarão e me acharão quan­do me procu­rarem de todo o coração”. Jere­mias 29:13

Submeter-se com amor e sabedoria aos seus pastores e líderes

“Obe­de­cei a vos­sos pas­tores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vos­sa alma, como aque­les que hão de dar con­ta delas; para que o façam com ale­gria e não gemen­do, porque isso não vos seria útil”. Hebreus 13.17.

Servir a todas as pessoas com amor e alegria

“Porque o Fil­ho do Homem tam­bém não veio para ser servi­do, mas para servir e dar a sua vida em res­gate de muitos”. Mar­cos 10.45.

Respeitar seus familiares, se dar ao respeito de forma integral e honrar seus pais ou responsáveis

“Hon­ra teu pai e tua mãe, a fim de que ten­has vida lon­ga na ter­ra que o Sen­hor, o teu Deus, te dá”. Êxo­do 20.12

Ser mansa, paciente, humilde

“Antes, ele dá maior graça. Por­tan­to diz: Deus resiste aos sober­bos, mas dá graça aos humildes”. Tia­go 4.6

Esperar em Deus com muita fé e dependência dEle

“Esperei com paciên­cia no Sen­hor, e ele se incli­nou para mim, e ouviu o meu clam­or”. Salmos 40.1

Confiar totalmente em Deus, independente das circunstâncias

“Alguns con­fi­am em car­ros e out­ros em cav­a­l­os, mas nós con­fi­amos no nome do Sen­hor nos­so Deus”. Salmos 20.7

Praticar o bem da melhor forma que você puder

“Aque­le, pois, que sabe faz­er o bem e não o faz, comete peca­do. ” Tia­go 4.17

Min­ha ama­da, pre­ciso te diz­er que, quer você goste ou não, está sem­pre sendo obser­va­da. Quer você seja ado­les­cente, jovem, nem tão jovem, seja casa­da ou solteira, mãe, avó ou tia, está sendo obser­va­da. E qual influên­cia você quer deixar para sua família, seus ami­gos e para a próx­i­ma geração?

Ten­ho certeza que não é tare­fa fácil, exige de nós esforço, per­se­ver­ança, per­sistên­cia, cor­agem, força, fé e obe­diên­cia todos os dias. O Sen­hor Jesus pas­sou um momen­to muito difí­cil em sua vida na ter­ra em que foi “exigi­do” dEle cor­agem, força, per­se­ver­ança, fé, e prin­ci­pal­mente obe­diên­cia quan­do Ele esta­va no Getsêmani. 

Para ser­mos influ­en­ci­ado­ras que investem na eternidade de pes­soas, haverá momen­tos em que talvez ten­hamos que ir para o Get­sê­mani tam­bém, mas quero te diz­er uma coisa: o Get­sê­mani é tam­bém lugar de con­so­lo, pois sem­pre existe con­so­lo de Deus para aque­las mul­heres que se sub­me­tem à von­tade dEle. 

Ten­ho certeza que aque­las de nós que se sub­me­tem todos os dias à ori­en­tação e direção do Espíri­to San­to, ter­e­mos muito apoio, enco­ra­ja­men­to e capaci­dade de ser­mos influ­en­ci­ado­ras mais pare­ci­das com Jesus e que investem na eternidade de nos­sa família e dos que estão ao nos­so alcance de for­ma a deixar nes­sas pes­soas as mar­cas de Cristo. 

Para finalizar por aqui, vou deixar a últi­ma dica para você refletir: 

Mul­heres que se aten­tam quan­to à influên­cia que estão exercendo, são de grande val­or aos olhos de Deus e pos­suem uma beleza que nun­ca se apa­ga por causa do Espíri­to San­to de Deus. Pro­cure matar o seu “eu”, sua carne todos os dias, e ore para que o Espíri­to San­to tome o lugar dele em sua vida, cor­po, mente e coração. 

Assim, poder­e­mos ser instru­men­tos de benção nas mãos de Deus para influ­en­ciar não ape­nas nos­sa família, mas uma ger­ação inteira! Você pode mudar o mun­do se deixar Cristo te usar como um instru­men­to poderoso de influên­cia que investe na eternidade das pessoas. 

Deus te abençoe muito! E que sejamos influ­en­ci­ado­ras que deix­am as mar­cas de Cristo!

Um abraço aper­ta­do da Michi.

1 CHAN, Fran­cis; YANKOSKI, Danne. O Deus Esque­ci­do. Trad. Omar de Souza. São Paulo: Mun­do Cristão, 2010.

Postagens Recentes

Dia de render graças

Na data de hoje, em alguns país­es do mun­do, cel­e­bra-se o Dia de Ação de Graças. Meu intu­ito aqui não é traz­er aspec­tos históri­cos, culturais,

Leia mais »

Frustrações

Quan­do somos cri­anças, dese­jamos muitas coisas. Quer­e­mos aque­le brin­que­do que é lança­men­to, uma roupa igual aque­la que a mel­hor ami­ga tem, a nova sandália ou

Leia mais »

Viajando juntas

Esta sem­ana nós temos fal­a­do sobre amizades aqui no fé! Ami­gas que oram jun­tas, que cam­in­ham jun­tas… e hoje vim falar um pouquin­ho sobre amigas

Leia mais »

Investindo em Boas Amizades

Des­de a esco­la à igre­ja e ativi­dades extra, é prováv­el que você este­ja rodea­da de ami­gas. Algu­mas que você con­hece há muito tem­po, out­ras nem

Leia mais »

Desconstruindo um TABU

O que é a vida ide­al para a maio­r­ia de nós?🤔 Talvez seja con­tin­uar sendo chama­da de prince­sa mes­mo após adul­ta, encon­trar o seu príncipe do

Leia mais »

Categorias