FéMenina

Causas: Influencer ou influenciada?

Causas: Influencer ou influenciada?

Uau, que sem­ana não é mes­mo? Na ver­dade, que anin­ho hein? Não lem­bro ness­es 26 anos de vida de ter vivi­do um ano tão anor­mal quan­to esse. Não falo ape­nas de um vírus que assom­bra as aglom­er­ações, mas de tuu­u­u­do que se passou.

Este é, sem dúvi­da, o momen­to nos últi­mos sécu­los em que as causas surgem com muitos seguidores, defen­sores e cheeeeia de can­ce­la­men­tos. “Como assim ‘as causas’?” Ah sim, deixe-me explicar.

A inter­net trouxe voz a quem nem era vis­to, mas tam­bém trouxe anon­im­i­dade aos acu­sadores de plan­tão. Causas políti­cas, soci­ais ou reli­giosas são ban­deiras fre­quente­mente lev­an­tadas para defe­sa ou acusação de um fato ocor­ri­do com um públi­co especí­fi­co. Racis­mo, homo­fo­bia, machis­mo e intol­erân­cia reli­giosa são as pau­tas prin­ci­pais. E qual meu papel em tudo isso? Qual a min­ha posição como uma mul­her cristã?

Primeiro deve­mos enten­der que não existe sep­a­ração entre meu papel social e meu papel cristão. A par­tir do momen­to que entrego min­ha vida a Cristo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim e por isso não há divisão entre o que faço por Deus e o que faço pelo próx­i­mo, pois tudo faço para a glória de Deus. Seja no min­istério em que sou envolvi­da na igre­ja ou na min­ha voz ati­va em defe­sa ao próximo.

Enten­den­do isso, par­ti­mos para princí­pios bíbli­cos de que Deus nos criou à Sua imagem e semel­hança, homem e mul­her (Gn 1.27). Logo, todos os seres humanos são iguais em essên­cia e val­or (Gn 9.6). Quan­do a humanidade despre­zou a Deus, de onde vem sua iden­ti­dade, ele perdeu a refer­ên­cia e começou a ten­tar se afir­mar desprezan­do a vida do out­ro (Gn 4.1–8). Paulo nos fala que a raiz de toda indifer­ença e despre­zo humano é o despre­zo a Deus (Rm 1.18–32). Ou seja, o racis­mo, a homo­fo­bia, o machis­mo, a intol­erân­cia e tan­tas out­ras for­mas de despre­zo não são a raiz do prob­le­ma, mas o sin­toma de uma sociedade que despreza a Deus como Deus.

A injustiça social deve sim nos indig­nar, deve ger­ar em nós com­paixão e ati­tudes que rev­elem o caráter de Deus para com a sua cri­ação. Mas isso não deve par­tir de uma influên­cia midiáti­ca, de redes soci­ais ou até de nós mes­mos. Essa indig­nação deve ser ger­a­da por Deus através da nos­sa intim­i­dade com Ele, pois Ele é o maior inter­es­sa­do na redenção da humanidade.  Se não estiver­mos firmes em Cristo, cam­in­han­do em comunhão com Ele, ire­mos nos perder entre causas e pau­tas e ser­e­mos só mais uma voz entre as mil­hares que cla­mam por justiça e igualdade.

Jesus foi o primeiro com­bat­ente de todos ess­es prob­le­mas. Não só aque­le que com­ba­t­ia isso, mas era alvo de algu­mas dessas causas. Ele falou com a mul­her samar­i­tana, com­bat­en­do o machis­mo e o racis­mo ao mes­mo tem­po (Jo 4.1–45). Con­tou uma parábo­la em que o herói era samar­i­tano (Lc 10.25–37). Sofreu ataques racis­tas por ser de Nazaré, foi rejeita­do pelos judeus, pelos romanos e nega­do por Pedro. Sofreu a con­de­nação do peca­do daque­les que o desprezaram. Mas sua morte e ressur­reição der­rubou todo tipo de pre­con­ceito. Nele, a igual­dade de val­ores é restau­ra­da e todos são um (Gl 3.28). Em Cristo, o muro que sep­a­ra causas e pre­con­ceitos é der­ruba­do e por isso, a úni­ca solução para os prob­le­mas que as causas apon­tam é o evan­gel­ho de Jesus Cristo.

Então sim, proteste con­tra tudo que man­cha a imagem de Deus para sua cri­ação! Felizes os que dese­jam a justiça, porque serão sat­is­feitos (Mt 5.6)! Mas lem­bre-se: ape­nas postar tela pre­ta não resolve o prob­le­ma. É necessário pre­gar o evan­gel­ho! Por isso, proteste pre­gan­do! Mostre qual é o real prob­le­ma e a úni­ca e ver­dadeira solução!

Um super abraço de enco­ra­ja­men­to a você!

Angéli­ca Agostini

Leia tam­bém:
https://femenina.org.br/enfim-a-hipocrisia/

Postagens Recentes

Dia de render graças

Na data de hoje, em alguns país­es do mun­do, cel­e­bra-se o Dia de Ação de Graças. Meu intu­ito aqui não é traz­er aspec­tos históri­cos, culturais,

Leia mais »

Frustrações

Quan­do somos cri­anças, dese­jamos muitas coisas. Quer­e­mos aque­le brin­que­do que é lança­men­to, uma roupa igual aque­la que a mel­hor ami­ga tem, a nova sandália ou

Leia mais »

Viajando juntas

Esta sem­ana nós temos fal­a­do sobre amizades aqui no fé! Ami­gas que oram jun­tas, que cam­in­ham jun­tas… e hoje vim falar um pouquin­ho sobre amigas

Leia mais »

Investindo em Boas Amizades

Des­de a esco­la à igre­ja e ativi­dades extra, é prováv­el que você este­ja rodea­da de ami­gas. Algu­mas que você con­hece há muito tem­po, out­ras nem

Leia mais »

Desconstruindo um TABU

O que é a vida ide­al para a maio­r­ia de nós?🤔 Talvez seja con­tin­uar sendo chama­da de prince­sa mes­mo após adul­ta, encon­trar o seu príncipe do

Leia mais »

Categorias