A primavera traz dias com temperaturas amenas, é conhecida como a estação das flores, aqui no Brasil é mais caracterizada como uma estação de transição entre o inverno e o verão. Após o fim do inverno seco, iniciam-se as chuvas que são mais frequentes com a chegada do verão. ❄️🌸☀️
Como o arco-íris, o momento de calmaria após a tempestade, esta estação é um verdadeiro presente de Deus, um conforto ao coração após a tribulação, quando começamos a discernir os aprendizados e florescer a partir deles. Andar com Deus especialmente neste período é reconhecer que ele não nos deixa e entregar à Ele nossos momentos de alegria tanto quanto os de tristeza. Como em Tiago que explica que a provação é motivo de alegria que depois da dor vem o aprendizado, robustez ao nosso espírito e perseverança:
Tiago 1:2–4 (NVI) Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, 3. pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. 4. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma.
Como em uma trilha onde o caminho é cheio de mato, galhos que nos cortam, terreno íngreme e perigoso, mas ao chegar ao cume da montanha ter uma vista deslumbrante e compreender o caminho percorrido. Esse processo em nossa vida pode demorar aos nossos olhos, mas devemos nos lembrar que nesta trilha da vida o guia é o criador da floresta, nosso pai e nos conduz pela mão.
Romanos 8:28 (NVI) Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Crer é escolher viver de acordo com nossa fé, agindo de maneira que aquilo em que acreditamos seja verdadeiro em nossas vidas.
E com tudo isso, vemos os frutos sendo produzidos e colhidos em nossas vidas. Você saberia reconhecer uma boa árvore? Em primeiro lugar, uma característica bem forte em uma boa árvore são as flores que ela produz. Na primavera, vemos muitas árvores florescendo, durante o inverno estavam secas, e pareciam sem vida, mas na primavera elas estão lindas, cheias de flores. Depois das flores, os frutos surgem, a árvore pode ser linda com as flores, mas ela precisa produzir também os frutos. Conhecemos uma boa árvore pelos seus frutos. No sermão da montanha, Jesus estava ensinando os seus discípulos e o povo. Observe o que ele diz em Mateus 7:16–20 (NVI):
Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!
As árvores produzem frutos pois é da natureza delas, mas elas precisam das condições adequadas para tal. Um solo fértil, água, temperatura propicia. E nós também precisamos de condições próprias para frutificar, o próprio Cristo nos ensina quais são e como podemos crescer e frutificar:
4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto se não permanecerem em mim. 5 “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. 6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. 7 Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido. 8 Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. João 15:4 (NVI)
Vamos permanecer olhando para Cristo, juntas a ele como ramos de uma árvore e só assim poderemos ser frutíferas, aproveitar a primavera e todas as outras estações de nossas vidas. Sigamos juntas nessa! ❤️🌺
Um grande abraço,
Ked e Mari