FéMenina

Feitas à imagem e semelhança de Deus

E se nos reconhecessem por sermos à imagem e semelhança de Deus?

Em algum dia, enquanto estava com seus pais já te disseram que você é a cara de um ou a cara de outro? Ou você mesma, em algum momento reparou que o modo como fala e se comporta, é como muitas vezes seus pais faziam? Pois é isso que acontece muitas vezes! Eu por exemplo, só me dei conta de como parecia com meus pais quando fui morar fora.

Hoje gostaria de pensar um pouquinho com vocês, sobre como fomos criadas por Deus, à imagem e semelhança dEle. Porque assim como através de uma foto podemos notar as semelhanças que existem com os nossos pais terrenos, através do nosso modo de viver as pessoas podem nos olhar e ver a Cristo. Por isso será que quando as pessoas nos olham, elas notam a nossa semelhança com Cristo? Logo no início, lá em Gênesis há o seguinte relato:

Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:26,27

É interessante notar que nada foi ao acaso, Deus havia planejado cada detalhe antes mesmo da fundação do mundo e Ele não estava sozinho, essa conversa aconteceu entre a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). “Façamos o homem à nossa imagem”.  É interessante que diante da imensa criação somente o homem e mulher foram criados à imagem e semelhança do Criador, refletindo à imagem de Deus através desse relacionamento.

Na Bíblia encontramos textos que apresentam alguns dos atributos divinos, os quais como sua criação especial também compartilhamos, obviamente que nunca em sua totalidade pois somos seres limitados, como por exemplo: sabedoria, justiça, santidade, verdade, entre outras.

a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. Efésios 4:24

e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. Colossenses 3:10

O propósito de Deus com tudo isso, é que em tudo o glorifiquemos, porém, com o pecado, essa imagem foi distorcida de tal forma que muitas pessoas não conseguem enxergar o Criador. Mesmo assim, Ele já tinha um plano para que de alguma forma, essa imagem fosse recuperada gradualmente e isso ocorre através da regeneração em Cristo.

Quando conhecemos a Cristo, a expressão exata de Deus, quando O reconhecemos como Senhor e Salvador, o processo de resgate dessa imagem é gradualmente iniciado em nossa vida. Se você fizesse uma avaliação bem honesta hoje, quantos por cento você diria que é parecida com Cristo?  

Quem é Filho de Deus, tem a imagem e semelhança do seu Pai.

Um abraço,

Ellen Cristina Hell

REFERÊNCIAS

DEMOSS, Nancy Leigh.; KASSIAN, Mary A. Mulher: sua verdadeira feminilidade: design divino: um estudo de oito semanas. São Paulo: Shedd Publicações, 2015.

Postagens Recentes

Enfim, a hipocrisia

Vejo na Internet ultimamente: Na defesa de quem ofendeu por racismo, a ofensa com palavras de gordofobia ou ódio; O posicionamento contra o aborto é

Leia mais »

Categorias