FéMenina

Expectativa X Equilíbrio

Expectativa: situação de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade de ocorrência, em determinado momento.

Encerrou-se 2020, iniciou-se 2021. Para algumas pessoas é apenas uma troca simbólica no calendário, porém, para outras, é um marco significativo. É o começo de um novo ciclo de 365 dias, novas oportunidades, novos sonhos, de adquirir outro hábito, de ler mais a Bíblia, dedicar-se a um ministério novo, comer melhor, praticar mais exercícios, passar no vestibular, estudar mais, conhecer novos amigos… São essas algumas das coisas que comuns de se pensar no início de cada ano.

Então, o ano começa cheio de expectativa, com entusiasmo, com fé, com vontade de fazer diferente, de fazer melhor. Mas, o que acontece muito é que, com o decorrer dos dias, a motivação vai diminuindo, as metas vão ficando mais distantes, e até mesmo inalcançáveis. E toda aquela expectativa que existia para um ano diferente se frustra. Mais uma vez não se cumpre aquilo que se prometeu. E em meados de maio, junho, percebemos que já se frustraram nossas expectativas.

Já aconteceu isso com alguém? Comigo já, e muitas vezes. E o que eu aprendi com isso?

– A colocar as minhas expectativas em Deus; entregar todas as coisas ao Pai, confiar que a vontade d’Ele é soberana e Ele está no comando da minha vida. Colocar meus planos no altar, desde os mais pequenos até os maiores.

“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.”
Provérbios 16:9

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” Romanos 8:28

Quando eu coloco a minha expectativa em Deus, eu entrego meu coração, meus planos, sonhos, meu futuro, e Ele os guarda. E por mais que muitas vezes as coisas não saiam como eu esperava, a vontade d’Ele é perfeita, e Ele sempre tem o melhor para os seus filhos.

“Eia, agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo” Tiago 4.13-15

Existe algo muito importante chamado equilíbrio. Metas irreais e inalcançáveis irão me frustrar. Se eu não costumo praticar exercício físico, eu não posso querer começar correndo 10 km todos os dias. Eu preciso começar aos poucos, caminhando, para ir avançando até chegar aos 10 km.

Seja sincera consiga mesma, avalie o seu ponto de partida, e trace metas reais, de forma que elas venham a te ajudar, e não te causar ansiedade, cobrança excessiva e estresse.

Trace suas metas com moderação, mas aplique-as com disciplina. Não permita que seus sentimentos/hormônios influenciem, pois como diz em provérbios, o coração é enganoso.

Esses dois pontos, são duas valiosas lições que eu aprendi em 2020. Não foi fácil, mas foram de suma importância para meu crescimento. 2020 foi o ano que eu estava grávida e minha filha nasceu na data 01/06. No início do ano eu tinha muitos planos. E então, veio a inesperada pandemia, e tudo mudou. Muitas das minhas expectativas foram frustradas: as lembrancinhas da maternidade; apresentar minha filha para familiares e amigos. Enfim, coisas que anteriormente eram comuns, eu fui privada.

Imagino que cada pessoa teve também suas expectativas frustradas em 2020. Casamento adiado, formatura online, viagem cancelada/remarcada e etc. Foi inesperado para nós, mas para Deus não. Ele continuou no controle de TUDO, e continuará em 2021. Por isso, entregue a Ele esse novo ano, peça a Ele que te dê o equilíbrio em todas as suas metas, e que elas estejam de acordo com o querer d’Ele. E por mais que o ano não saia como você esperava, sairá da melhor forma: a forma de Deus.

Quando entregamos a Deus nossas expectativas, podemos confiar e conseguir descansar, esperançosas n’Ele. Não ficamos inertes, e nem ansiosas, encontramos o ponto de equilíbrio para desfrutar da paz que excede todo entendimento.

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6,7

Postagens Recentes

Categorias