FéMenina

Eu e o dinheiro: Como fazer essa relação dar certo?

Na série sobre finanças pes­soais vamos falar sobre orça­men­to, como plane­jar mel­hor, sair do endi­vi­da­men­to, e con­hecer o seu per­fil como investi­do­ra. Na era da inteligên­cia arti­fi­cial nego­ci­amos com com­puta­dores ou os deix­am­os decidir por nós!! Surgem os ban­cos sem sede físi­ca para atendi­men­to aos clientes. Já se fala em fim do papel moe­da em alguns país­es. Novos nomes são incor­po­ra­dos ao jeito de faz­er tro­cas, através das crip­to­moedas (moedas dig­i­tais), por exemplo.

Em meio a tan­tas novi­dades, no ano de 2017 o Prêmio Nobel de Econo­mia foi con­ce­di­do a um norte-amer­i­cano de 72 anos, Richard Thaler, por suas con­tribuições sobre a econo­mia com­por­ta­men­tal. Já falam­os sobre esse tema em um arti­go ante­ri­or. Em sín­tese, expli­ca que con­troles que con­sid­er­am ape­nas a lóg­i­ca e a matemáti­ca nas finanças pes­soais pas­sarão pelo fil­tro das emoções e de com­por­ta­men­tos que influ­en­cia­rão na toma­da de decisão.

Os cristãos podem e devem estar sem­pre à frente do seu tem­po, pois a Palavra de Deus é viva e atu­al. Temos um norte, uma inspi­ração e sem­pre um con­sel­ho de sabedo­ria para tomar decisão em qual­quer época. Para nós, além da razão (não a ignorem!) e emoção, deve­mos con­sid­er­ar a von­tade de Deus. Que con­traria a lóg­i­ca com fre­qüên­cia e esta­bi­liza as emoções no momen­to cer­to. Bas­ta você querer.

O livro de Deuteronômio, na bíblia, nos ensi­na sobre como os israeli­tas dev­e­ri­am viv­er para desen­volver um rela­ciona­men­to de amor com o Sen­hor e como isso impactaria na vida abun­dante que o Sen­hor prom­e­teu ao seu povo.

O tex­to abaixo está em Deuteronômio 30.19–20. Observe os con­sel­hos deix­a­dos por Moisés após apre­sen­tar ao povo tan­tos pre­ceitos da lei. Sai­ba que serão muito úteis no jeito de aplicá-las ao uso do din­heiro, pois atu­am na base das nos­sas escolhas.

“Hoje invo­co os céus e a ter­ra como teste­munhas con­tra vocês, de que colo­quei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Ago­ra escol­ham a vida, para que vocês e os seus fil­hos vivam, e para que vocês amem o Sen­hor, o seu Deus; ouçam a sua voz e se apeguem firme­mente a ele. Pois o Sen­hor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na ter­ra que jurou dar aos seus antepas­sa­dos, Abraão, Isaque e Jacó.”

A relação com quem gosta­mos é o mel­hor dos mun­dos! Com quem não gosta­mos, faz parte. Vem no com­bo… rsrs. Rela­cionar-se com Deus é tudo de bom.

Mas eu e o din­heiro? Como faz­er essa relação dar cer­to? Olhan­do para as nos­sas escol­has! Pois elas rev­e­lam o nos­so com­pro­mis­so com Deus.

Leia o que Moisés disse no ver­sícu­lo 11 do mes­mo capí­tu­lo: O que estou lhes orde­nan­do não é difí­cil de faz­er, nem está além do seu alcance. O que sig­nifi­ca que é pos­sív­el às pes­soas comuns, cheias de incertezas como eu e você. E se apli­ca à real­i­dade em que esta­mos inseri­das. Seja no muito, no pouco ou no que está por vir.

Então, antes de pen­sar em finanças, gostaria de te pedir para orar a Deus para que ele te ajude a saber admin­is­trar de acor­do com a von­tade Dele. Espero que você seja bem suce­di­da em suas finanças. Ven­ha a ter o supri­men­to necessário, cam­in­he em direção aos seus son­hos, que envolvem finanças, e ten­ha como abençoar os outros.

Se você está em sérios apuros ou vive frustra­da com suas finanças, ore tam­bém e deixe o Pai falar ao seu coração. Sin­ta-se cuida­da por Ele. Se como fil­ha, Ele pre­cis­ar dis­ci­pli­nar você, aproveite porque será benção. Deus con­hece o seu aman­hã e quer o mel­hor para você. Apegue-se ao Sen­hor Jesus com todo o seu coração e vamos cam­in­har com Ele pela área finan­ceira da sua vida.

Fabi­ana Silvestrini

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias