FéMenina

Estou na universidade, e agora?!

Depois da feli­ci­dade de entrar na uni­ver­si­dade, surgem algu­mas duvi­das e ques­tion­a­men­tos: “Será que é isso mes­mo?”, “É difer­ente do que imaginei…”

Mas esse é só o começo… Ao lon­go da jor­na­da rumo ao diplo­ma você vai perce­ber que o seu cur­so é muito mais abrangente do que você imag­i­nou, e com isso novas opor­tu­nidades se abrem. Talvez a área que você tin­ha certeza que era a sua já não seja mais tão inter­es­sante assim. No meu caso foi isso que acon­te­ceu… Eu sou bio­médi­ca e, como grande parte dos calouros, son­ha­va eu ser peri­ta crim­i­nal (Olá, CSI!!) mas ten­do con­ta­to com out­ras áreas percebe­mos (eu e os out­ros tam­bém) que não era bem isso que queríamos e cada um de nós seguiu para out­ra área de inter­esse. E nes­sa hora é nor­mal sur­girem muitas dúvidas.

Min­ha dica é: Busque exper­iên­cia! A teo­ria pode ser muito difer­ente do que a práti­ca. E é muito impor­tante ter vivên­cia com as áreas que você se iden­ti­fi­ca. Faça está­gios e ativi­dades com out­ras visões (pro­je­tos de exten­são, ini­ci­ação à docên­cia, etc.), se pos­sív­el ten­ha con­ta­to com mes­tran­dos e doutoran­dos. Com essa var­iedade de infor­mações e obser­vações você vai estar mais prepara­do para decidir onde e como se vê trabalhando.

E quan­do decidir onde quer atu­ar se empen­he em ter exper­iên­cia com isso… Muito se engana quem pen­sa que o essen­cial durante a grad­u­ação é ter notas exce­lentes e con­cluir o cur­so no tem­po pre­vis­to. É claro que isso é impor­tante, mas depois de grad­u­a­do o que vai con­tar real­mente na bus­ca por um emprego é a sua vivên­cia profis­sion­al! Então aproveite o máx­i­mo que pud­er esse perío­do, exper­i­mente áreas de afinidade e, quan­do decidir, se dedique a gan­har experiência!

E o mais impor­tante… Pro­cure sem­pre a ori­en­tação de Deus, Ele com certeza tem o mel­hor reser­va­do para você 😉

“Con­fie no Sen­hor de todo o seu coração
 e não se apoie
 em seu próprio entendi­men­to; recon­heça o Sen­hor
 em todos os seus cam­in­hos,
e ele endi­re­itará as suas veredas.” Provér­bios 3. 5–6

Bruna Jacomel Mes­tran­da em Micro­bi­olo­gia na UFPR Curitiba/PR

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias