FéMenina

ESPERA! Senhor, se for da TUA VONTADE

  1. “Sen­hor, se for da TUA VONTADE”

Ah! Como às vezes é difí­cil diz­er isso para Deus, não é?

É difí­cil quan­do o nos­so coração está incli­na­do com força total numa direção con­trária, numa von­tade frenéti­ca opos­ta ao que sabe­mos, que pode não ser a von­tade do Sen­hor para nós. E quan­do envolve a ESPERA então, o que é mais difí­cil? Esper­ar pela respos­ta ou rece­ber uma respos­ta con­trária ao que nos­so coração deseja? 

A Palavra de Deus tem tan­to a nos ensi­nar quan­to ao coração humano, bem como sobre a espera. Vamos olhar alguns tex­tos que nos aju­darão. 

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e deses­per­ada­mente cor­rup­to. Quem poderá entendê-lo? Eu, o Sen­hor, son­do o coração. Eu pro­vo os pen­sa­men­tos, para dar a cada um segun­do os seus cam­in­hos, segun­do o fru­to das suas ações.” Jere­mias 17:9,10

Nos­so coração é tão enganoso, que nem podemos dimen­sion­ar o quan­to. Se nos guiar­mos ape­nas por nos­so coração, por suas von­tades e dese­jos, cer­ta­mente vamos nos dar mal, ser­e­mos ENGANADAS e lev­adas a cor­rupção. Pen­sa comi­go: se o nos­so “guia” for cor­rup­to e enganoso, como podemos esper­ar que as escol­has e decisões que fiz­er­mos baseadas nele, nos lev­em a resul­ta­dos difer­entes de enganos e cor­rupções? Você já pen­sou nisso? 

Muitas vezes recebe­mos este con­sel­ho: “Siga o seu coração”, “Faça o que o seu coração man­dar”. Só que a Palavra de Deus nos dá um con­sel­ho total­mente difer­ente sobre o nos­so coração. Este­ja aten­ta, vig­i­lante sobre o que o seu coração dese­ja e para onde o seu coração tem te guiado. 

Você pode parar uns minutin­hos ai e faz­er essa reflexão comigo? 

  • O meu coração quer faz­er as coisas que agradam a min­ha carne, o meu eu?
  • O meu coração dese­ja ter tem­po com Deus?
  • O meu coração tem me lev­a­do a me envolver com o Reino de Deus?
  • O meu coração tem me aprox­i­ma­do de pes­soas que são cheias de Jesus?
  • Qual lugar Jesus ocu­pa em meu coração?

Como foram as respostas?

Ten­ho uma boa notí­cia para te dar: Não pre­cisamos ser depen­dentes e nem escravas dos dese­jos do nos­so coração!

Nos ale­gra e enco­ra­ja saber que não pre­cisamos nos guiar por este coração humano enganoso e cor­rup­to, existe alguém, con­hece­dor pro­fun­do do coração humano que está sem­pre dis­pos­to a nos ouvir e aju­dar, esse alguém é o nos­so Deus, Ele son­da e pro­va o nos­so coração. E prin­ci­pal­mente, pode trans­for­mar esse coração enganoso e cor­rup­to em um coração temente, obe­di­ente e sub­mis­so a Ele, bas­ta que este­jamos dis­postas a colo­car esse nos­so coração humano diante do Sober­a­no Deus e deixar que Ele o trans­forme con­forme a semel­hança de Seu Fil­ho Jesus. 

A vida e min­istério do Sen­hor Jesus, nos ensi­nam muito sobre ter um coração sub­mis­so e sobre a ESPERA. Você já obser­vou que Jesus esper­ou o tem­po de Deus Pai para cumprir os propósi­tos e a von­tade dEle? 

O Sen­hor Jesus pas­sou pela espera, Ele teve um coração humano, Ele sabe o que isso sig­nifi­ca e agradou a Deus com sua sub­mis­são e obe­diên­cia (mes­mo sendo Deus con­forme Fil­ipens­es 2.5–11 nos diz). Por isso, Ele pode nos aju­dar quan­do pas­samos por essas situ­ações e difi­cul­dades. Digo difi­cul­dade porque pelo menos para mim, às vezes é muito difí­cil esper­ar, prin­ci­pal­mente quan­do o coração quer muito algu­ma coisa. 

E você, como lida com a Espera? 

A Palavra de Deus sem­pre tem e terá a mel­hor for­ma para nos aju­dar a lidar com a Espera. Busque e encon­tre no lugar cer­to a paz e des­can­so que você pre­cisa durante a espera, na fonte.

Cer­ta vez li uma frase sem autor na inter­net que diz sim­ples­mente assim: “Esper­ar pelo que vale a pena, vale a pena”, e se pen­sar­mos bem, é exata­mente isso! 

Exis­tem alguns dita­dos pop­u­lares que nos dão um cer­to aler­ta quan­to a fal­ta de espera: “O apres­sa­do come cru”, “a pres­sa é inimi­ga da per­feição”, “a pres­sa é a madrin­ha do arrependi­men­to”.

Eu pode­ria citar muito mais dita­dos pop­u­lares sobre a pres­sa no esper­ar, mas creio que podemos apren­der algo muito impor­tante já com ess­es poucos: 

Pres­sa = arrependimento!

Prin­ci­pal­mente na área de relacionamento/namoro. Não podemos deixar o nos­so cor­rup­to coração nos enga­nar. Pre­cisamos sub­me­ter nos­so coração ao con­hece­dor de todas as coisas, Jesus.

Min­ha queri­da meni­na, guarde isso no seu coração e na sua mente: “Não existe tem­po per­di­do quan­do se espera em Deus, porque Ele nun­ca erra. 

Quero com­par­til­har con­ti­go um tex­to que me acom­pan­hou nos meus 11 anos de espera: 

Espere pelo rapaz de oração, não pelo que tem a mel­hor can­ta­da, espere por aque­le que vai te enviar uma men­sagem dizen­do: “Mô, fica pronta às sete, pra gente ir para o cul­to”. Espere por aque­le que levará teus sen­ti­men­tos e tua fé a sério. Espere por aque­le que irá ler a Bíblia com você. Espere por aque­le que ama a Deus sobre todas as coisas. Espere por aque­le que andará lado a lado con­ti­go, aque­le que se pre­ciso for irá chorar com você. Espere por aque­le que será teu grande ami­go. Espere por aque­le que com­par­til­hará de son­hos com você. Espere por aque­le que está esperan­do por você”. (Autor desconhecido).

Quero deixar com você alguns ver­sícu­los da Palavra de Deus que nos con­for­t­am e moti­vam a ficar­mos firmes esperan­do em Deus, pois Ele é fiel e cumpre o que diz. 

“Esperei com paciên­cia no SENHOR, e ele se incli­nou para mim, e ouviu o meu clam­or. ” Salmos 40:1.

“Por que você está abati­da, ó min­ha alma? Por que se per­tur­ba den­tro de mim? Espere em Deus, pois ain­da o lou­varei, a ele, meu auxílio e Deus meu. ”  Salmos 42:11

“Mas aque­les que esper­am no Sen­hor ren­o­vam as suas forças. Voam alto como águias; cor­rem e não ficam exaus­tos, andam e não se cansam. ” Isaías 40.31

“Nen­hum dos que esper­am em ti ficará decep­ciona­do; decep­ciona­dos ficarão aque­les que, sem moti­vo, agem traiçoeira­mente. ” Salmos 25:3

“Espero no Sen­hor com todo o meu ser e na sua palavra pon­ho a min­ha esper­ança. Espero pelo Sen­hor mais do que as sen­tinelas pela man­hã; sim, mais do que as sen­tinelas esper­am pela man­hã. ” Salmos 130:5–6

“Des­de os tem­pos anti­gos ninguém ouviu, nen­hum ouvi­do perce­beu, e olho nen­hum viu out­ro Deus, além de ti, que tra­bal­ha para aque­les que nele esper­am. ”  Isaías 64:4.

Meni­na de fé, sai­ba e creia que há rec­om­pen­sas para aque­la que espera em Deus com con­fi­ança, sin­ceri­dade, obe­diên­cia e amor, pois como o após­to­lo Paulo escreveu em 1 Corín­tios 13.4: “O amor é paciente”. 

No amor de Cristo, 

Michelle Kuhn

Postagens Recentes

Sangue do meu sangue

Sangue do meu sangue “O ami­go ama em todo o tem­po, e na angús­tia nasce o irmão. ” (Pv 17.17). “Ami­go é o irmão que

Leia mais »

Categorias