FéMenina

Dicas para escolher um bom partido

Oie! Tudo bem?

Estou bastante feliz em conversar contigo mais uma vez, trazendo ideias para ESCOLHER UM BOM PARTIDO.

Pode até soar como um tro­cadil­ho, afi­nal de con­tas, eu, Mar­i­ana, tra­bal­ho na Justiça Eleitoral. Mas não é de políti­ca que irei falar, é sobre rela­ciona­men­to. No últi­mo dia 25/11 com­ple­ta­mos, meu esposo e eu, 12 anos de casa­men­to, bênção de Deus! Ten­ho praz­er em diz­er que escol­hi um “par­tidão” (ain­da se fala assim? No tem­po da min­ha mãe, sim…).

Antes de tudo, quero esclare­cer: não existecara metade”. É fun­da­men­tal que qual­quer meni­na (ou meni­no) não espere que out­ra pes­soa ven­ha a suprir suas neces­si­dades, ou saciar seus anseios por atenção, aplacar a carên­cia ou qual­quer out­ro vazio que pos­sa sen­tir. Um rela­ciona­men­to só fun­ciona se duas pes­soas inteiras estiverem nele. Nada de metades, só inteiros. Busque a Cristo, sat­is­faça-se no Sen­hor, deixa Ele te encher e curar sua alma, e assim o dese­jo do seu coração será alcança­do (con­hece o tex­to né? Salmo 37:4).

E ain­da isso: o obje­ti­vo do namoro é o casa­men­to. Namorar para “não ficar soz­in­ha” rev­ela aqui­lo que acabei de men­cionar – que você não está bem resolvi­da con­si­go mes­ma e pre­cisa de out­ra pes­soa para sen­tir-se com­ple­ta, para que seus finais de sem­ana ten­ham sen­ti­do, para ouvir palavras boni­tas, ser admi­ra­da, ou qual­quer out­ra coisa que você este­ja bus­can­do para seu bem-estar. É injus­to e egoís­ta, esper­ar que out­ro alguém faça aqui­lo que só você, ao andar na pre­sença de Jesus, pode resolver.

Super­adas essas pon­der­ações ini­ci­ais, pen­so que podemos dividir a nos­sa análise de per­fil de candidato/pretendente/crush em três grandes gru­pos: 1) Car­ac­terís­ti­cas indis­pen­sáveis; 2) Car­ac­terís­ti­cas insu­portáveis; 3) Car­ac­terís­ti­cas desejáveis.

  • CARACTERÍSTICAS INDISPENSÁVEIS:

São aque­las a respeito das quais não podemos nego­ciar, ou seja, se não tem, não serve. No topo des­ta lista: que seu ama­do seja um dis­cípu­lo de Jesus. Observe que ser dis­cípu­lo é muito mais do que ir à igre­ja ou par­tic­i­par das ativi­dades, é man­i­fes­tar o caráter de Cristo.

Nes­sa lista, estão as questões que dizem respeito à fé e à vida na igre­ja, estu­dos, car­reira…  Vocês têm obje­tivos em comum quan­to ao futuro? Se um quer ser mis­sionário pelo mun­do e o out­ro nem se imag­i­na sain­do do país, ter­e­mos um con­fli­to de difí­cil res­olução. Se você está sem­pre disponív­el para coop­er­ar na obra e o out­ro só com­parece nas ativi­dades espe­ci­ais, vocês têm uma visão muito difer­ente. Observe a reflexão que propõe o pro­fe­ta Amós: “Será que dois andarão jun­tos, se não estiverem de acor­do?” (Am 3:3 NAA) Perce­ba que aque­le dita­do pop­u­lar de “os opos­tos se atraem” não faz tan­to sen­ti­do, não é?

Tam­bém é pre­ciso con­sid­er­ar o ambi­ente famil­iar – a tendên­cia é repro­duzir a família em que fomos cri­a­dos (lem­bran­do de que o obje­ti­vo do namoro é o casa­men­to). E, ain­da, na questão físi­ca, a pes­soa deve ser boni­ta e atraente para você, com todo o cuida­do e zelo para não pecar no pen­sa­men­to, cain­do na imoral­i­dade. Um futuro mari­do (ou esposa) tem que agradar tam­bém aos seus olhos. Deus nos per­mite isso, tan­to que o autor de Gêne­sis descreveu Raquel, a quem Jacó amou, assim:

[…] Raquel era boni­ta e atraente. (Gn 29:17b NVI)

  • CARACTERÍSTICAS INSUPORTÁVEIS:

Defin­i­ti­va­mente tem coisas que inco­modam muito, com as quais você não con­seguiria con­viv­er, e é nes­sa lista que elas entram. Espe­cial­mente porque não podemos entrar em um rela­ciona­men­to esperan­do que a out­ra pes­soa mude; se ali­men­ta­r­mos um com­pro­mis­so com essa expec­ta­ti­va, estare­mos a cam­in­ho da decepção. Con­sidere aque­les com­por­ta­men­tos que te inco­modam, ou car­ac­terís­ti­cas sobre as quais você tem certeza de que não gos­ta. Eu, por exem­p­lo, fico ner­vosa quan­do alguém tem o hábito de bater o pé, bal­ançar a per­na, ou bater os dedos na mesa inces­san­te­mente (tique-ner­voso, sabe?); até con­si­go ficar durante um even­to próx­i­ma de alguém com esse com­por­ta­men­to, mas diari­a­mente, seria uma aflição, então isso esta­va na min­ha lista de “insu­portáveis”. Podem ser coisas como: ser con­sum­ista, pas­sar todo o tem­po livre só jogan­do vídeo game, não ter nen­hum dese­jo de tra­bal­har, chegar sem­pre atrasa­do… car­ac­terís­ti­cas com as quais seja real­mente difí­cil con­viv­er, ou mes­mo fal­has de caráter. Insi­s­tir em alguém que faz coisas que você não supor­ta é um desas­tre em potencial.

  • CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS:

São aque­las que você gostaria de encon­trar, mas se não tiv­er, tudo bem. Aqui podem ser car­ac­terís­ti­cas físi­cas ou com­por­ta­men­tais, que sejam com­ple­mentares às indis­pen­sáveis. Se você gos­ta muito de ler, então seria inter­es­sante ter alguém para con­ver­sar sobre isso; ou se gos­ta de praticar ativi­dade físi­ca, é nat­ur­al quer­er uma parce­ria. Você pode achar cabe­los cas­tan­hos mais inter­es­santes que loiros, esti­lo despo­ja­do mais legal do que o arru­mad­in­ho. Eu diria que são os bônus.

Con­verse, con­vi­va, con­heça. Prin­ci­pal­mente, ore sobre tudo isso e peça que Deus rev­ele quem real­mente é a pes­soa na qual está inter­es­sa­da. Ore por você tam­bém, para que trans­bor­de o amor de Cristo, para que Ele te com­plete e preen­cha cada espacin­ho, e assim, você não seja engana­da pela ansiedade do seu próprio coração, como nos aler­ta o pro­fe­ta Jere­mias – “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas” (Jr 17.9).

Por fim, quero destacar um tre­cho do livro Men­ti­ras em que as mul­heres acred­i­tam e a ver­dade que as lib­er­ta, da Nan­cy DeMoss (p. 137):

A ver­dade é que a feli­ci­dade não é encon­tra­da no (ou fora do) casa­men­to [ou namoro]; ela não é encon­tra­da em nen­hum rela­ciona­men­to humano. A ver­dadeira ale­gria só pode ser encon­tra­da por meio de Cristo. [comen­tário adi­ciona­do por mim]

E tam­bém a pre­ciosa ori­en­tação de Paulo aos Corín­tios, na primeira carta:

Quem não é casa­do, cui­da das coisas do Sen­hor, de como agradar ao Sen­hor. (1Cor 7:33b NAA)

Que a paz de Cristo guarde o seu coração e e a sua mente, para que sai­ba dis­cernir entre o bom e o melhor.

Com car­in­ho,

Mar­i­ana Marció

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias