FéMenina

Dica de Leitura: 8 Mulheres de Fé, de Michael Haykin

Sabe aque­les livros que a gente tem von­tade de tratar como uma obra de arte, de tão lin­dos que são? Pois bem, 8 Mul­heres de Fé é um destes para mim.

Escrito pelo pro­fes­sor de História da Igre­ja e Espir­i­tu­al­i­dade Bíbli­ca, Michael Haykin, o livro traz histórias valiosas de mul­heres cristãs que, den­tro de suas difer­entes real­i­dades, tiver­am suas vidas mar­cadas por sua fé em Cristo e seus teste­munhos do Evangelho.

A obra é divi­di­da em 8 capí­tu­los — além do pre­fá­cio e da intro­dução — começan­do por Jane Grey e seguin­do por Mar­garet Bax­ter, Anne Dut­ton, Sarah Edwards, Anne Steele, Esther Edwards Burr, Ann Jud­son e, por fim, com Jane Austen.

Cada capí­tu­lo traz a vida dessas mul­heres de for­ma bas­tante vul­neráv­el, traçan­do seus con­fli­tos (inter­nos e exter­nos), suas dores e difi­cul­dades, mas tam­bém suas ale­grias, super­ações e imen­sa sat­is­fação em Deus.

Con­fes­so que a história mais tocante para mim foi a da rain­ha Jane Grey (con­heça mais sua história aqui https://www.youtube.com/watch?v=LRK9AUWy6tY): pois mes­mo pre­sa e con­de­na­da à morte, man­teve-se firme em sua fé e não negou seu Senhor.

Em suas próprias palavras antes de ser exe­cu­ta­da, disse: “Bus­co ser sal­va por nen­hum out­ro meio além da mis­er­icór­dia de Deus, no sangue do seu úni­co fil­ho, Jesus Cristo.”.

Abaixo, um pequeno e emo­cio­nante tre­cho que demon­stra o amor e devoção de Jane pela Palavra.

“Naque­la noite, Jane escreveu, em seu Novo Tes­ta­men­to em grego, uma car­ta para sua irmã mais nova, Kather­ine (1540–1568):

            ‘Eu lhe envio, boa irmã Kather­ine, um livro que, emb­o­ra não seja ador­na­do com ouro em seu exte­ri­or, no inte­ri­or é mais valioso do que pedras pre­ciosas. É esse o livro, queri­da irmã, da Lei do Sen­hor. É o teste­munho dele, o qual ele deixou como lega­do a nós, pecadores, e que poderá guiar você para o cam­in­ho da ale­gria eter­na. E, se você o ler com boa dis­posição e com o dese­jo sin­cero de segui-lo, ele trará a você vida eter­na e imor­tal. Ele a ensi­nará a viv­er e a mor­rer. (…)’.”[1]

Além da lin­da dia­gra­mação — cada capí­tu­lo traz uma ilus­tração incrív­el de aber­tu­ra — o livro 8 Mul­heres de Fé nos con­vi­da a passear pela História, con­tan­do-nos a respeito da fé, resil­iên­cia, amor e fidel­i­dade. Vale muito a pena ler!

E se você quis­er saber mais, deixo abaixo algu­mas resen­has em vídeo que encon­trei pelo YouTube.

Um bei­jo,

Cae­len Vargas

 

https://www.youtube.com/watch?v=EI5vlCEfsiM&t=83s

https://www.youtube.com/watch?v=ynEhC3nHEHg&t=11s

 

[1] Epis­tle of the Ladye Jane, [25,27]. Tre­cho reti­ra­do do livro 8 Mul­heres de Fé, pg. 43.

Postagens Recentes

Descomplicando a Teologia Bíblica

Hoje vamos ten­tar descom­plicar para você o sig­nifi­ca­do de Teolo­gia Bíbli­ca. Em primeiro lugar, Teolo­gia Bíbli­ca não é opos­to de teolo­gia heréti­ca, ou seja, não

Leia mais »

Categorias