Sabe aqueles livros que a gente tem vontade de tratar como uma obra de arte, de tão lindos que são? Pois bem, 8 Mulheres de Fé é um destes para mim.
Escrito pelo professor de História da Igreja e Espiritualidade Bíblica, Michael Haykin, o livro traz histórias valiosas de mulheres cristãs que, dentro de suas diferentes realidades, tiveram suas vidas marcadas por sua fé em Cristo e seus testemunhos do Evangelho.
A obra é dividida em 8 capítulos — além do prefácio e da introdução — começando por Jane Grey e seguindo por Margaret Baxter, Anne Dutton, Sarah Edwards, Anne Steele, Esther Edwards Burr, Ann Judson e, por fim, com Jane Austen.
Cada capítulo traz a vida dessas mulheres de forma bastante vulnerável, traçando seus conflitos (internos e externos), suas dores e dificuldades, mas também suas alegrias, superações e imensa satisfação em Deus.
Confesso que a história mais tocante para mim foi a da rainha Jane Grey (conheça mais sua história aqui https://www.youtube.com/watch?v=LRK9AUWy6tY): pois mesmo presa e condenada à morte, manteve-se firme em sua fé e não negou seu Senhor.
Em suas próprias palavras antes de ser executada, disse: “Busco ser salva por nenhum outro meio além da misericórdia de Deus, no sangue do seu único filho, Jesus Cristo.”.
Abaixo, um pequeno e emocionante trecho que demonstra o amor e devoção de Jane pela Palavra.
“Naquela noite, Jane escreveu, em seu Novo Testamento em grego, uma carta para sua irmã mais nova, Katherine (1540–1568):
‘Eu lhe envio, boa irmã Katherine, um livro que, embora não seja adornado com ouro em seu exterior, no interior é mais valioso do que pedras preciosas. É esse o livro, querida irmã, da Lei do Senhor. É o testemunho dele, o qual ele deixou como legado a nós, pecadores, e que poderá guiar você para o caminho da alegria eterna. E, se você o ler com boa disposição e com o desejo sincero de segui-lo, ele trará a você vida eterna e imortal. Ele a ensinará a viver e a morrer. (…)’.”[1]
Além da linda diagramação — cada capítulo traz uma ilustração incrível de abertura — o livro 8 Mulheres de Fé nos convida a passear pela História, contando-nos a respeito da fé, resiliência, amor e fidelidade. Vale muito a pena ler!
E se você quiser saber mais, deixo abaixo algumas resenhas em vídeo que encontrei pelo YouTube.
Um beijo,
Caelen Vargas
https://www.youtube.com/watch?v=EI5vlCEfsiM&t=83s
https://www.youtube.com/watch?v=ynEhC3nHEHg&t=11s
[1] Epistle of the Ladye Jane, [25,27]. Trecho retirado do livro 8 Mulheres de Fé, pg. 43.