FéMenina

Cuide!

Tex­to bíbli­co: “Tende o mes­mo cuida­do de uns para com os out­ros.” 1 Corín­tios 12.25

Alguns dias atrás, falam­os a respeito do cuida­do do nos­so Pai do céu para conosco diari­a­mente de diver­sas for­mas e, sobre aqui­lo que Ele tem prepara­do no porvir para cada uma de nós.

Hoje vamos pen­sar um pouquin­ho sobre o cuida­do que temos tido para com as pes­soas? Pen­sar tam­bém no cuida­do que out­ros demon­stram para com a nos­sa vida? Lem­bran­do que, tudo é reflexo do cuida­do de Deus.

Para refle­tir­mos:

  • Temos aju­da­do às pes­soas em suas neces­si­dades práti­cas? : Nos colo­camos diante do Sen­hor em oração por aque­le pedi­do, urgente ou não,  que recebe­mos por meio de uma men­sagem? Nada mais práti­co do que entre­gar ao Pai em oração algu­ma situ­ação que no momen­to não está ao nos­so alcance para resolver, mas Ele através de seu poder dá con­ta de solu­cionar todas as coisas, de acor­do com a Sua vontade.
  • Temos nos colo­ca­do no lugar do out­ro, entendendo‑o em face de um momen­to desafi­ador em sua vida, tal como prob­le­mas finan­ceiros, famil­iares, profis­sion­ais, acadêmi­cos? Sabe aque­le perío­do da vida, que quem já pas­sou, enten­derá e quem não viveu, ao viven­ciar, se lem­brará, quan­do você pre­cisa focar em algo especí­fi­co (no meu caso, em relação aos tra­bal­hos acadêmi­cos) e restringe a sua par­tic­i­pação nas ativi­dades famil­iares, ecle­siás­ti­cas, etc? Não me refiro a deixar de vis­i­tar a família em um domin­go ou gazear os cul­tos ou grupo famil­iar, mas me refiro às “30” pro­gra­mações no mês nas quais, em um perío­do “nor­mal”, você par­tic­i­paria tran­quil­a­mente de 28 delas (hehe­he), mas em vir­tude da deman­da impor­tante em out­ra área não é pos­sív­el. Sendo assim, por fal­ta de cuida­do e alteri­dade, você ouve: “Há! Mas eu tam­bém tra­bal­ho, estu­do, ten­ho fil­hos, ten­ho min­istério e blá blá blá…”; “ Há! Eu tam­bém faço isso aqui­lo e aqui­lo out­ro”. Ok. Mas as pes­soas são difer­entes, nos­sas real­i­dades são difer­entes. Ou quan­do alguém per­gun­ta como você está e se não ouve o tradi­cional: “Estou bem! Obri­ga­da!”, mas ouve a real­i­dade do seu esta­do naque­le momen­to e vem com o blá blá blá, cita­do aci­ma. Como quem diz: “Eu tam­bém ten­ho muitos afaz­eres e sou feliz e gra­to!”, e quem disse que não sou feliz e gra­ta? Ape­nas estou sendo sin­cera e ten­tan­do diz­er que não pre­cisamos ser a “Mul­her Mar­avil­ha”. Até pode soar como um desabafo, mas não se restringe à min­ha vida ape­nas, perce­bo isso em diver­sos momen­tos em relação às out­ras pessoas.

Cuidar é abençoar o out­ro, não jul­gar. Abençoar no sen­ti­do de dar suporte, incen­ti­var. Pre­cisamos dis­so! No sen­ti­do de dar e receber!

Podemos cuidar das pes­soas de diver­sas for­mas: oran­do por elas, envian­do uma men­sagem de incen­ti­vo, vis­i­tan­do, sendo solíc­i­to diante de algu­ma neces­si­dade ao ver a pes­soa sobre­car­rega­da com seus afaz­eres e ofer­e­cer aju­da, enfim, a real­i­dade  de cada uma de nós é que nos mostrará a deman­da e quais as práti­cas de cuida­do que deve­mos ter em relação ao nos­so próx­i­mo. São tan­tas as situ­ações que viven­ci­amos diari­a­mente, que pre­cisamos estar aten­tas. Eu por exem­p­lo, me sen­ti cuida­da, quan­do a mãe da min­ha cole­ga de tra­bal­ho envi­ou por ela dois pastéis de carne, que eu amo. Isso acon­te­ceu em meio ao tér­mi­no do meu TCC em um dia que à noite, não pre­ci­sei me “pré-ocu­par” em prov­i­den­ciar algo sal­ga­do para com­er. Foi bênção e cuida­do na min­ha vida. Tam­bém em relação ao meu TCC, pude sen­tir-me ama­da e cuida­da por três ami­gas que me aju­daram com as nor­mas da ABNT, para apre­sen­tação do meu tra­bal­ho, e assim se vai tan­tos out­ros exemplos.

O tex­to de 1Coríntios 12 fala da diver­si­dade na unidade. Somos difer­entes, temos funções e propósi­tos difer­entes den­tro do cor­po de Cristo, não somos mel­hores nem piores do que os out­ros, nem as nos­sas tare­fas são. Com a aju­da do Sen­hor é que vive­mos nesse mun­do cumprindo a nos­sa mis­são e com a aju­da Dele é que temos condições de cuidar dos outros.

Cuidar é amar!

Amem­os uns aos outros!

Com amor e cuida­do, Helen.

 

 

 

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias