FéMenina

Criativo x Imaginativo: a parábola dos talentos

Você é cria­ti­va por ser cri­a­da à imagem e semel­hança de um Deus cri­ador. Deus criou o mun­do, todas as cores e for­mas que encon­tramos na natureza, todos os ani­mais e flo­res foram cri­a­dos por Deus. E ao nos cri­ar, Ele tam­bém nos deu a capaci­dade e o priv­ilé­gio de cri­ar coisas novas. 🧡

É comum ao pen­sar­mos em cria­tivi­dade, logo imag­i­n­ar­mos um artista, escritor, artesão. Exis­tem profis­sões con­heci­das espe­cial­mente pelo alto nív­el de cria­tivi­dade. Essa dis­tinção nos afe­ta pro­fun­da­mente, um coz­in­heiro ao cri­ar uma recei­ta está usan­do da sua cria­tivi­dade, da mes­ma for­ma uma engen­heira ao cri­ar um motor menos polu­ente está sendo cria­ti­va. A cria­tivi­dade não está somente na arte, ela está por todos os lados, mas se man­i­fes­ta clara­mente na vida daque­les que tem ousa­dia para tirar as ideias do papel.

Uma vida cria­ti­va faz parte da nos­sa ver­dadeira natureza, mas o medo de jul­ga­men­to e do fra­cas­so nos blo­queiam. Então aqui­lo que pode­ria ser tão glo­rioso e leve como o desabrochar de uma flor é trans­for­ma­do em um pun­hado de espin­hos. Um dia escutei uma frase, não lem­bro de quem e nem onde, mas ela era exata­mente assim “a sorte favorece os ousa­dos e o fra­cas­so também”.

O ato de cri­ar está inti­ma­mente lig­a­do a essa afir­mação, se não tivésse­mos medo de fra­cas­sar pas­saríamos a vida crian­do em extrema liber­dade. E como podemos falar de medo do fra­cas­so sem lem­brar da Parábo­la dos talentos?

Em Mateus 25:14–30 lemos que um homem foi via­jar e con­fiou aos seus ser­vos os seus bens, dan­do a cada um uma quan­ti­dade especí­fi­ca. Os que havi­am rece­bido mais con­seguiram aumen­tar a quan­ti­dade que rece­ber­am, porém, o que rece­beu somente um tal­en­to foi e enter­rou o din­heiro. Ao voltar de viagem o sen­hor se ale­grou com os ser­vos que mul­ti­plicaram seu din­heiro, mas se abor­receu pro­fun­da­mente com o ser­vo que por temor escon­deu os talentos. 

Muitas vezes sem perce­ber vive­mos da mes­ma maneira que esse ser­vo, com medo de fra­cas­sar enter­ramos os dons e tal­en­tos que recebe­mos de Deus. Cava­mos bem fun­do e escon­demos a nos­sa cria­tivi­dade. Assim não fra­cas­sare­mos, mas tam­bém não exercer­e­mos o que recebe­mos de Deus. 😮

Todas nós imag­i­namos coisas, son­hamos, temos ideias, porém, a cria­tivi­dade não é sobre o que pen­samos, mas sim sobre usar a imag­i­nação para cri­ar coisas novas. Pes­soas imag­i­na­ti­vas imag­i­nam coisas o tem­po todo, já os cria­tivos são aque­les que apre­sen­tam capaci­dade para criar. 

As maiores con­tribuições que você poderá faz­er nes­sa ter­ra nasce­r­am da sua cria­tivi­dade. Por isso ten­ha ousa­dia para cor­rer o risco, pode ser que fique óti­mo, uma ver­dadeira obra de arte ou pode ser que o bolo desande e o motor fal­he. Mas você só saberá se fizer um esforço e trans­for­mar aqui­lo que é imag­i­nação em ação.

Por últi­mo! 👇

Jamais esqueça que as con­tribuições que você pode faz­er para o mun­do são somente suas, você é úni­ca e por isso a sua for­ma de cri­ar será úni­ca. Não faça com a sua vida o mes­mo que o ser­vo neg­li­gente fez com o tal­en­to do seu sen­hor. Você é uma fil­ha ama­da de Deus, cri­a­da à imagem e semel­hança dEle, e por isso foi cri­a­da para criar. 

Viva da mes­ma maneira que os ser­vos bons e fiéis, pegue os seus tal­en­tos e os use, arrisque, se mova em ousa­dia e sabedo­ria, tente, lib­erte-se do medo do jul­ga­men­to. E jamais esqueça que para con­seguir realizar é pre­ciso ten­tar. Você foi cri­a­da para cri­ar, eu creio. 🙌

Por Daniel­li Cadore

Leia tam­bém:

A importân­cia da Beleza e das Artes para Deus

Postagens Recentes

Sangue do meu sangue

Sangue do meu sangue “O ami­go ama em todo o tem­po, e na angús­tia nasce o irmão. ” (Pv 17.17). “Ami­go é o irmão que

Leia mais »

Categorias