CONSELHOS DIVERSOS:
Ajude, ensine, passe seu conhecimento a outros. Isso não te colocará em posição inferior ou de risco frente a concorrência. Essa atitude te impulsionará um passo à frente.
Evite pessoas mal humoradas, negativas e pessimistas. Contagie-se com a alegria de pessoas otimistas, pessoas que estão sempre dispostas a recomeçar.
Seja humilde e lembre-se que mesmo que você tenha muito conhecimento, a verdadeira sabedoria está naqueles que temem a Deus.
Atualize-se sempre sobre todos os assuntos.
Seja estratégico e não estude apenas. Saiba como estudar, isto é, conheça a Banca organizadora — seu perfil de prova, leia o edital com atenção, saiba o peso das questões e priorize-as no momento da prova, foque os estudos em conteúdos com pesos maiores, administre o tempo e treine esses aspectos nos simulados. Seja sincero com você mesmo, não se iluda.
Depois da prova: relaxe, não se culpe, avalie racionalmente, imparcialmente, sem sentimentalismos ou cobranças. Agradeça a Deus e às pessoas. Retribua generosamente. Se deu certo festeje. Se não deu, lembre-se, sua bagagem já lhe coloca à frente de muitos para o próximo desafio. Confie no Mestre, os propósitos Dele nem sempre são completamente conhecidos por nós.
E ao final de tudo, lembre-se que esse tempo de dedicação será por alguns meses, mas seu bom emprego poderá ser pela vida toda. Isso justificará suas renúncias temporárias e seu esforço.
Nunca deixe de conversar com Deus e ouvir Deus. Ele tem muito a lhe falar nesse tempo e essa é a pare mais interessante de todo o processo: conhecer mais Àquele que já te vê em primeiro lugar.
E para o final fica a dica mais “quente”: decore e medite em Provérbios 3.