FéMenina

Concurso Público! Você Encara? PARTE II

Vamos con­tin­uar a falar sobre como pas­sar em Con­cur­sos públi­cos. Deu uma olhad­in­ha no post de ontem?

(  ) Sim?  (  ) Não?

Então dê uma pas­sad­in­ha AQUI e não per­ca nen­hum detal­he destas super dicas!

Prontas? Então vamos lá!

Tudo começa com…

FOCO

Há no Brasil uma gama muito ampla de con­cur­sos públi­cos em diver­sas áreas que você pode optar por dedicar-se a estu­dar. Para tan­to, aí vai um con­sel­ho impor­tante: Escol­ha uma área especí­fi­ca e espe­cial­ize-se nela. Sem subes­ti­mar sua capaci­dade, mas ter um foco é muito impor­tante, pois a quan­ti­dade de con­teú­do a ser estu­da­da de cada dis­ci­plina é grande e se você optar por con­cur­sos em áreas difer­entes poderá ter difi­cul­dade em mem­o­rizar tan­to con­teú­do de tan­tas dis­ci­plinas difer­entes pois difi­cil­mente encon­trará con­cur­sos de áreas difer­entes com pro­gra­ma semelhantes.

Além de escol­her uma área especí­fi­ca ten­ha o cuida­do na seleção do mate­r­i­al que você uti­lizará como apoio. Seja uma apos­ti­la, um cur­so pres­en­cial ou um cur­so EAD, busque o mel­hor den­tre aque­les espe­cial­iza­dos na área. Muitas vezes sua pre­ocu­pação em econ­o­mizar pode lhe cus­tar a aprovação. Con­tu­do, não falo isso para diz­er que o mais caro é o mel­hor, mas para aler­ta-lo a bus­car infor­mações quan­to ao mel­hor méto­do, esco­la com maior número de aprovações no cur­so pre­tendi­do, bem como a val­ores ade­qua­dos aos serviços e/ou pro­du­tos ofer­e­ci­dos. As redes soci­ais são um meio bas­tante efi­caz nes­sa bus­ca. Você facil­mente obterá as respostas de que pre­cise com os “con­cur­seiros de plan­tão” nos gru­pos de estudo.

ORGANIZAÇÃO

Out­ro aspec­to impor­tante durante sua mara­tona de estu­dos é orga­ni­zar-se quan­to a for­ma de sele­cionar as dis­ci­plinas e o tem­po ded­i­ca­do a cada uma delas. Haverá con­teú­dos com maior facil­i­dade de apren­diza­gem e que lhe trarão praz­er em estu­dar. Entre­tan­to, na maio­r­ia das vezes, o prob­le­ma não são os assun­tos difí­ceis ou “chatos”, mas você que ain­da não os domi­nou ou com­preen­deu ou teve algu­ma exper­iên­cia ruim no pas­sa­do rela­ciona­dos a eles ou a quem os ensi­nou. Se você dedicar-se, com­preen­derá o con­teú­do e acabará sendo agradáv­el o que antes era exaustivo.

Para que haja um aproveita­men­to mel­hor é impor­tante inter­calar os con­teú­dos fáceis com dis­ci­plinas que ain­da são difí­ceis. Além dis­so, ao final de cada módu­lo de estu­do, é impor­tante a res­olução de muitos exer­cí­cios (quan­do você já resolveu todos, resol­va muitos out­ros ain­da), provas pas­sadas e, depen­den­do do pra­zo até data da pro­va, alterne sim­u­la­dos sem­anais, quinzenais ou men­sais. O resul­ta­do obti­do nes­sas revisões trará um cer­to equi­líbrio, ou seja, você não ficará empol­ga­do ou demasi­ada­mente con­fi­ante em si mes­mo, pen­san­do que domi­nou tudo, bem como o impedirá de sin­ta-se exager­ada­mente desan­i­ma­do, condição essa que o levaria a desi­s­tir do pro­je­to. Ten­ha cuida­do com suas emoções: EQUILIBRIO pode ser deci­si­vo antes e durante a prova.

Não deixe nada pela metade, ter­mine o con­teú­do que começou a estu­dar, mes­mo que ten­ha que revê-lo mais tarde e ten­ha a deter­mi­nação de ir até o fim, ou seja, busque respostas para todas as suas dúvi­das. Ten­do uma base sól­i­da a con­strução do con­hec­i­men­to será firme.

AUTOCONHECIMENTO

Con­heça-se. Des­cubra como a sua memória fun­ciona e explore‑a. Há muitas for­mas de se apren­der. Somos pes­soas difer­entes umas das out­ras e cada uma tem um tipo de habil­i­dade. Algu­mas são:

Visuais: apren­dem visualizando

Man­u­ais: apren­dem colo­can­do a mão na massa

Audi­tivos: apren­dem escutando

Escritores: apren­dem o que escrevem

Ensi­nadores: apren­dem enquan­to ensi­nam para outros

Há ain­da aque­les que são:

Estres­sa­dos: apren­dem sob pressão

Facil­i­ta­dos: apren­dem de tudo com facilidade

Alunos: apren­dem através de uma autoridade

Copi­adores: apren­dem visu­al­izan­do ou copiando outrem


Estão gostan­do? Aman­hã ter­e­mos a últi­ma parte 😀 Aguardem…

Colunistas-Wanda

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias