FéMenina

Como me preparar para casar estando super solteira?

Gos­to desse assun­to. Ah, se gos­to. Difi­cil­mente você encon­trará uma solteira que não ten­ha o son­ho de casar. Mas algo que perce­bo é que pou­cas vezes falam­os com as solteiras sobre a importân­cia de nos preparar­mos para o futuro sendo inten­cionais no pre­sente. Não deixar para ape­nas aman­hã pen­sar na esposa que eu quero me tornar, mas hoje mes­mo, sem ter o con­t­role da respos­ta final em min­has mãos, estar con­stru­in­do a mul­her que quero ser amanhã.

Mas lem­bro-me de uma história atípi­ca para con­tar para vocês. Quan­do esta­va no Sem­i­nário (FBP), em um dos cul­tos sem­anais, veio uma mis­sionária solteira teste­munhar sobre o país em que ela fazia mis­sões e ela disse em alto e bom som que não que­ria que as pes­soas orassem para ela casar. Sim, é isso que você leu! Meni­nas, vocês não fazem ideia dos bur­bur­in­hos que esta afir­mação trouxe nas nos­sas con­ver­sas entre ami­gas. Ficamos abis­madas! Como assim? Ela não que­ria casar? Depois de muito tem­po, esta mes­ma mis­sionária em con­ta­to com uma ami­ga, disse que pas­saria a aceitar orações para Deus colo­car alguém em sua vida, pois ela acha­va que já esta­va na hora de orar por este assun­to. Não sabe­mos se ela casou ou não, mas algo chamou a min­ha atenção: ela deixou para pen­sar no assun­to do casa­men­to lá na frente. 

Por que con­tei esta história atípi­ca e nada tradi­cional? Porque em ger­al, nós mul­heres temos iner­entes em nós o son­ho de casar e con­stru­ir uma família. E em nos­sas rodas de con­ver­sas enquan­to solteiras, ras­g­amos o coração com sin­ceri­dade, falam­os sobre o doce amar­go da espera, falam­os sobre os son­hos frustra­dos, sobre como temos que lutar para não dese­jar­mos viv­er a vida de nos­sa ami­ga que está quase casan­do ou que voltou da lua de mel. Vive­mos sob aler­ta. Vive­mos aten­tas. Vive­mos a espera — sem crase mes­mo, ami­ga! Vive­mos com inten­si­dade esta fase da vida. 

Por isso, neste dia, quero que você pense que toda sua jor­na­da como solteira pode somar para o tipo de rela­ciona­men­to que você dese­ja ter no futuro. A mul­her que você é hoje, você levará para os seus rela­ciona­men­tos e isso pode ser algo muito legal ou até mes­mo pre­ocu­pante. O seu esti­lo de vida, sua per­son­al­i­dade, suas escol­has, suas manias, seus hábitos e roti­nas irão con­ti­go. Não serão desvin­cu­la­dos após o teu “sim, eu aceito”. Eles serão car­rega­dos con­ti­go para den­tro de seu novo lar. 

Dessa for­ma, sep­a­rei alguns bons hábitos que poderão ser úteis para sua vida como um todo. Inde­pen­dente se “aque­le lin­do dia” demor­ar a chegar (ou até mes­mo não acon­te­cer). Estas ações te tornarão alguém ain­da mais prepara­da para a vida real.

Vamos lá?

Apren­da a apreciar.

Uma das super dicas para você ter bons rela­ciona­men­tos é apren­der a ver as qual­i­dades das pes­soas. Esse treino é o que mais recomen­do hoje e sem­pre. É fácil focar só naqui­lo que o out­ro faz de ruim. É fácil con­cen­trar­mos nos 10% neg­a­tivos e esque­cer­mos dos 90% de acer­tos.

Olhar para o out­ro ten­tan­do encon­trar defeitos, pode tornar-se o teu esti­lo de vida e isso é muito sério. Pois este hábito é malig­no e nos tor­na críti­cas, sem com­paixão e afas­ta as pes­soas para longe de nos­sos corações. 

Se hoje você só con­segue ver defeitos nas pes­soas, tire um tem­po e vá con­ver­sar com Deus. Pode ser que seu coração é que este­ja defeitu­oso e este­ja pre­cisan­do de um tra­to espe­cial do Cri­ador. Eu falo por exper­iên­cia própria, quan­do esta­mos críti­cos demais, pre­cisamos deste tra­to com urgência.

Ten­ha uma expec­ta­ti­va equi­li­bra­da sobre o outro

Não ten­ha expec­ta­ti­vas altas demais sobre o out­ro. Todos erram e sem­pre vão errar. Você se rela­cionará com uma pes­soa imper­fei­ta e quan­to antes você com­preen­der isso, mel­hor será. Da mes­ma for­ma que você pre­cisa e gos­ta de rece­ber graça, apren­da a dar graça ao out­ro. Ninguém é per­feito. Por mais lin­do e cheiroso que seja seu par­tidão, ele vai te desapon­tar, vai te ferir sem perce­ber e você fará o mes­mo com ele. Por isso, lem­bre-se: vocês serão dois pecadores que pre­cis­arão todos os dias apren­der com Jesus a per­doar e isso será uma jor­na­da maravilhosa. 

Desen­vol­va o hábito de ser sincera 

Para algu­mas pes­soas, isso pode ser muito fácil, já para out­ras, isso pode ser dev­as­ta­dor. Sim, ami­ga. É assim mes­mo. Nós fomos chamadas para viver­mos uma vida inte­gra e sem man­chas. E uma das car­ac­terís­ti­cas que com­bi­nam com a inte­gri­dade é a sin­ceri­dade. Falar com jeito, mas falar. Não guardar mágoas. Ser sin­cera quan­do machu­car. Não queira dis­farçar e não caia na armadil­ha de “embur­rar-se no seu can­to” – isso não aju­da em nada (nad­i­ca mes­mo). Este é um dos treinos mais legais que você pode ter para teu futuro, pois recon­hecer as feri­das abre cam­in­ho para colo­car­mos o remé­dio cer­to nelas e seguirmos em frente com lev­eza e alegria.

Não fuja da res­olução de conflitos

Imag­i­na? Ter que ouvir do out­ro o que de ruim ele pen­sa de mim?

Sai­ba que isso não é nada fácil. Afi­nal de con­tas, des­de Adão e Eva somos treina­dos na esco­la da fuga. Pecamos, fal­hamos e não gosta­mos de ser­mos con­fronta­dos e nem de con­frontar, mas pre­cisamos adquirir este hábito para ter­mos rela­ciona­men­tos sóli­dos e profundos.

Des­de já, fique ciente de que pre­cisamos falar com clareza aqui­lo que gosta­mos e esper­amos do out­ro e não ficar­mos achan­do que eles irão adi­v­in­har nos­sos pen­sa­men­tos de for­ma mág­i­ca. Apren­der a falar, faz com que você pos­sa ouvir a opinião da out­ra pes­soa e ouvir aqui­lo que pode ser doloroso para você, mas necessário para seu crescimento. 

Seja feliz hoje

Eu não me can­so de te diz­er isso, né? Se fiz­er uma bus­ca em todos os tex­tos que eu escrevi para solteiras, estando solteira ou casa­da, eu sem­pre bato nes­ta mes­ma tecla. Sua feli­ci­dade ou tris­teza irão com você por onde você for. Então, seja insis­tente e ouse bus­car e viv­er a plen­i­tude de vida que Jesus preparou para você. Não deixe a ideia mun­dana de que o fulano te com­ple­tará tomar lugar em seu coração. Você é com­ple­ta em Cristo e pode ter sua vida com­ple­men­ta­da por um out­ro alguém com­ple­to e feliz.

Pode­ria con­tin­uar esta listin­ha até aman­hã. Afi­nal de con­tas, hoje nos preparamos para a pes­soa que ser­e­mos aman­hã. Mas vou deixar você aí na sua casa, anal­is­ar o seu coração com sinceridade:

Quais maus hábitos eu não quero levar para meu futuro relacionamento?

Ten­ho fal­ha­do em algum destes aspec­tos? 👇

  • Ser uma apreciadora
  • Ter uma expec­ta­ti­va equi­li­bra­da sobre o outro
  • Desen­volver o hábito de ser sincera 
  • Não fugir da res­olução de conflitos
  • Ser feliz hoje

Ten­ha um dia incrív­el e nos ver­e­mos por aí, se Deus quiser.

Bei­jokas da Martinha.

Postagens Recentes

Descomplicando a Teologia Bíblica

Hoje vamos ten­tar descom­plicar para você o sig­nifi­ca­do de Teolo­gia Bíbli­ca. Em primeiro lugar, Teolo­gia Bíbli­ca não é opos­to de teolo­gia heréti­ca, ou seja, não

Leia mais »

Categorias