FéMenina

COMO FAZER SEU DEVOCIONAL

Olá flor, espero que esteja bem!

Hoje o papo é sério! Já fez seu devocional hoje? Você tem este saudável hábito de parar com tudo para falar com Deus, ouvir sua voz e passar tempo de qualidade com Ele?

Bom, quando amamos alguém, queremos passar muito tempo com esta pessoa, mas só amamos de fato a quem conhecemos e só conhecemos aqueles que convivemos. Acho que já deu para entender onde eu quero chegar né? (rs). Tirando os mitos criados para este momento, as dúvidas sobre o que fazer e como fazer são bem pertinentes. Vamos lá! É mais fácil do que parece, é só começar (rs).

Em primeiro lugar, que material devo usar? R: A Bíblia! Se você é nova na fé ou não tem familiaridade com o texto bíblico, sugiro versões com linguagens mais fáceis como a NVI, NVT ou até mesmo a NTLH. Você encontra facilmente estas versões no app gratuito chamado YouVersion. E por falar neste app, caso sinta-se mais confortável, ele conta com um material de apoio onde tem vários planos legais e direcionados.

Em segundo lugar, quando devo fazer o devocional?
R: Procure um horário que você possa parar tudo. Não precisa necessariamente ter uma longa duração, mas a partir de 15 minutos você já conseguirá aproveitar muito bem o devocional. E ao passar dos dias, vá separando mais tempinho para o Senhor. Você consegue?

Agora, em terceiro lugar, onde devo fazer?
R: De preferência em um lugar tranquilo que você possa se concentrar. Escolha um cantinho específico. Isso ajuda seu cérebro a criar o hábito de fazer o devocional, e a entender o processo de parar tudo, pegar a Bíblia e se sentar. Assim, você estará muito mais focada para fazer o devocional. Ah! E outra coisa importante: o celular deve ficar fora deste cantinho e no modo silencioso! Apenas se você realmente não puder usar a Bíblia impressa, o app estará liberado. Mas desligue as notificações, evite as distrações.

Por fim, como devo fazer o devocional?
R: Bom, existem N maneiras – e eu mesma poderia listar várias delas – porém, acho que mais atrapalha do que ajuda. Você iria passar mais tempo lendo o “como fazer” do que de fato fazendo o devocional. Mas para te dar um “empurrãozinho” até você achar um modo mais pessoal de fazer, lhe sugiro este:

1. Adoração: adore ao Senhor por quem Ele é, por seus atributos. Gaste tempo conhecendo-os.
2. Leitura: se você for iniciante nisso, comece pelo Evangelho de Marcos e depois pode ir alternando os livros. Não recomendo você a ler livros simultâneos e pela metade. Provavelmente você não costuma fazer isso com um livro de romance lendo, por exemplo, o capítulo 5, depois pulando para o 10º, depois para o 12º, e voltando para o 1º. Tente ler os livros pequenos que podem ser lidos de uma única vez. Tente também ler uma porção por completo, por exemplo, a história de algum personagem que se passa em 4 capítulos consecutivos como a de Jonas, para que a sua compreensão seja melhor acerca do contexto.
3. Meditação: significa o que você entendeu do texto. Se pergunte: qual é o princípio do texto? Como aplicá-lo em minha vida de forma prática? O que hoje, a partir do que eu li, vou mudar em minha vida?
4. Oração: ore o texto bíblico. Se há algo que o texto lhe mostrou que você deve mudar em sua vida, peça ajuda ao Senhor. Ele é o dono da obra em você. Ao passar do tempo você pode acrescentar um caderno de anotações para suas orações, pedidos, ou até mesmo para algo que você tirou de lição na meditação. Mas lembre-se: este não é o foco. Não se deixe ficar presa em práticas e processos. O devocional é o seu momento de se relacionar com um Deus pessoal. Bom, espero ter ajudado. O mais importante é fazer! Se você ficar algum dia sem fazer o devocional, não fique dois.

Grande abraço,
Kedma Barros.

Postagens Recentes

Categorias