FéMenina

Cadernos personalizados — DIY

Olá meni­nas!
Todas nós usamos cader­nos no nos­so dia a dia e nem sem­pre nos iden­ti­fi­camos com as capas com­er­ci­ais que encon­tramos nas livrarias. Por isso, o Faça Você Mes­mo de hoje tem uma dica super desco­la­da para você per­son­alizar os seus cader­nos e deixá-los com a sua cara – sem gas­tar muito.

Para isso, você vai pre­cis­ar de:
— Um cader­no para encapar!
— Um teci­do que você goste;
— Tesoura que corte teci­do sem deixar muitos fiapinhos;
— Cola permanente;
— Pin­cel para espal­har a cola.

foto 1

Para começar, escol­ha um teci­do que você goste. A dica é escol­her teci­dos mais “firmes” (teci­dos moles, como a mal­ha, são mais difí­ceis para não enrugar durante a colagem). O proces­so é semel­hante a enca­par cader­nos com papel con­tact: você pre­cisa medir bem o teci­do e depois é só colar com cuida­do. Out­ra dica é pas­sar o teci­do no fer­ro de pas­sar roupas! Assim o manu­seio fica bem mais fácil.

IMG_20160217_182900671

Primeira­mente, corte o teci­do deixan­do uns 2,5 cm para a bor­da. Seu cader­no pode ter ou não espi­ral e o taman­ho tam­bém é de sua preferência.

foto 3

Em segui­da, espal­he a cola per­ma­nente sobre uma das capas. Eu uti­li­zo a Cola Per­ma­nente da Acrilex mas já uti­lizei out­ros tipos de cola e tam­bém deu cer­to. Pre­firo esta porque você apli­ca a cola e espera um temp­in­ho até colo­car o pano – se você errar é fácil de con­cer­tar, além de ser solúv­el em água. Assim que você pas­sar a cola já pode colo­car o teci­do com cuidado.

foto 4

foto 5

Para faz­er as bor­das você pre­cis­ará cor­tar da seguinte maneira, assim a final­iza­ção do seu cader­no fica mais delicada:

foto 6

OBS: Repare que o teci­do próx­i­mo da espi­ral tam­bém foi cor­ta­do. Caso o seu cader­no seja de brochu­ra, você cor­ta nesse mes­mo lugar dos dois lados e a parte que liga as duas capas pode ter o teci­do cor­ta­do ou você pode colo­car o teci­do para den­tro do vão que fica entre capa e cader­no (espero que você enten­da o que eu disse!). Sem­pre se lem­bre de colar bem os cantinhos.

Depois dis­so, é só pas­sar a cola nas beiradas e dobrar o teci­do. Cuida­do para não pas­sar cola além do com­pri­men­to do teci­do para que seu cader­no não fique per­ma­nen­te­mente pegajoso.

foto 7

É impor­tante que a sua tesoura ten­ha um bom fio para que não ten­ha fiap­in­hos na bor­da do cader­no. E é claro! Tente cor­tar o mais reto pos­sív­el para que as bor­das não fiquem muito tor­tas. Teci­dos mais fin­in­hos pos­si­bili­tam que você o dobre antes de colar na bor­da e assim fica mais ret­inho – se você usar a Cola Per­ma­nente isso é pos­sív­el, mas pode deixar a sua capa um pouco mais grossa. Eu recomen­do que você tente cor­tar o mais ret­inho pos­sív­el e cole o teci­do da bor­da sem dobras nas pon­tas (como a foto).

Ago­ra, é só faz­er o out­ro lado e cur­tir seus cadernos!

foto 8

Colunistas_responsáveis-19

 

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias