Apatia: O maior perigo da alma — Estamos na estação inverno de nossos posts das estações e por isso, vamos falar um pouco sobre este estado que pode encontrar lugar nos dias frios.
O inverno ❄ chega quase que de forma imperceptível: quando se olha para fora, os dias se tornaram mais curtos, o som da relva ressecada revela um tom que perdeu sua vitalidade. Os animais se resguardam a fim de economizar energia, a natureza se recolhe e se prepara para o que está por vir: escuridão, silêncio e frieza. 🌬
Contudo, apesar do desânimo que a estação traz, o maior perigo é aquele que abate a alma.
Chamamos de apatia o estado de uma alma indiferente, desanimada, que perdeu o prazer pelas coisas e pelos momentos. Tudo deixou de ser como era, não há mais cor, não há mais brilho, não há mais vida. Entretanto, vai além: a alma apática encontra-se sem vontade ou sem motivação para buscar a Deus em sua vida. Por maior que seja o reforço da informação: “Deus está em todos os lugares”, a sensação é de abandono e solidão.
O salmista diz: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim?” (Salmos 42.11 – parte A).
De onde vem essa tristeza? Por que o desânimo chega assim, sorrateiro, como o inverno? O que tem angustiado a minha alma, a ponto de perder o propósito e o prazer em viver? Seria essa apatia um sintoma de depressão?
Em alguns momentos, esse sentimento pode ser causado pelo nosso próprio pecado (como Davi, no Salmo 38). Em outras situações, pode ser por desviarmos os olhos do Senhor e prendermos nossa confiança nas coisas da terra (como Asafe, no Salmo 73). Ainda, é possível caminhar pelo desânimo da alma devido a perdas e sofrimento (como Jó, em seu livro, capítulo 2).
Há, ainda, momentos em que, mesmo orando, jejuando, buscando a comunhão com outros irmãos, observando a natureza, Deus parece estar distante. A tristeza é tão profunda, o sentimento de ausência da presença de Deus é tamanho, que a alma desfalece. Os puritanos chamam esse período de “A noite escura da alma”. Hemã estava assim. No Salmo 88, ele afirma:
“Agora, ouve minha oração; escuta meu clamor. Pois minha vida está cheia de problemas, e a morte se aproxima […]. As lágrimas de aflição me cegaram os olhos; todos os dias, clamo por ti, Senhor, e a ti levanto as minhas mãos […]. A ti, Senhor, eu clamo; dia após dia, continuarei a suplicar. Ó Senhor, por que me rejeitas? Por que escondes de mim o rosto? […] O dia todo, agitam-se ao meu redor como uma inundação e me encobrem por completo. Tiraste de mim meus companheiros e pessoas queridas; a escuridão é a minha amiga mais chegada.” Salmos 88. 2–18
A pergunta que nos resta é: como passar pela noite escura da alma? Como fortalecer nosso coração em meio a apatia e a depressão?
O evangelho* é a santa resposta. Ao reconhecer a Deus como o Criador, Jesus, como seu Filho redentor, somos feitas Filhas de Deus e o Espirito Santo passa a habitar em nós. Veja só a resposta do salmista:
“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; Ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Salmos 42:5 — NVI)
Neste versículo primeiramente, Ele reconhece quem Deus é, ou seja, suas características. Deus é o Salvador, digno de confiar a nossa esperança. No Salmo 121, encontramos a mesma certeza: “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” O salmista sabe quem Deus é, Ele é o criador dos céus e da terra. Além disso, ele mantem um coração adorador: mesmo em meio a dificuldade, ele ainda louva a Deus.
Ao longo dessas próximas duas semanas, iremos caminhar pelas Escrituras aprendendo sobre os períodos escuros da alma e como podemos renovar a nossa esperança. Afinal, ainda que seja uma estação difícil, ela segue no controle do Criador dos céus e da terra, do tempo, das estações e do coração. 🧡
*Se você tem alguma dúvida sobre o que é o evangelho, entre em contato conosco, ficaremos alegres em poder compartilhá-lo contigo. Você também pode assistir o vídeo recomendado nesse link: 👇
Que O Sol da Justiça ilumine e aqueça as suas noites escuras da alma.
Com carinho,
Geíza.