FéMenina

Alguém cuida de você?

Alguém que cuida de você. Você tem?

Alguém que você pode abrir o coração.

Alguém que tem o abraço acolhedor.

Alguém que não te coloca para baixo, mas no lugar certo. Nem alto demais, nem baixo demais: no lugar certo.

Alguém para você ser você mesma.

Alguém para você olhar de perto, a ponto de ver as falhas e ver a constante busca pela transformação.

Alguém que ama a Jesus e Dele não se esquece.

Alguém assim, você tem?

Talvez eu esteja falando com pessoas que já passaram pelas mesmas crises que eu. Que vive rodeada de pessoas, mas por muitas vezes, sem ninguém para cuidar do seu próprio coração. Por isso, com carinho quero hoje falar contigo. Sim, amiga: você está certa. Suas crises não são vãs. Você realmente precisa caminhar ao lado de alguém e sabe por quê?

  • Somos seres relacionais;

Precisamos sentir o cheiro de gente. Deus te fez assim! Deus me fez assim. Precisamos umas das outras para aguentarmos tudo o que temos que enfrentar nesta caminhada. Lembro-me de quando Deus criou Eva. Ela foi um presente de Deus para cuidar de um coração solitário, foi criada para relacionar-se. E se formos parar para pensar, isso é algo instintivo e totalmente nosso. Deus colocou em nossos corações a necessidade de repartirmos a vida. Por isso precisamos estar rodeadas de boas influências para crescermos da forma certa.

  • É bíblico: precisamos aprender com pessoas mais experientes que nós;

Lá em Tito 2.3-5, vemos Paulo aconselhando às mulheres mais velhas a cuidarem das mais jovens. Você não deve imaginar uma vovó com cabelos grisalhos e visão estremecida como a versão ideal de mulher mais velha para caminhar contigo (O que pode acontecer, viu? Já ouvi relatos de vovós com mais de 90 anos discipulando jovens e impactando suas vidas). Mas sim, alguém que esteja alguns passos a mais na vida cristã. E esta pessoa pode ser inclusive mais nova que você.

Há um perigo de você olhar para este texto da forma errada, sabia? Que é apontar a responsabilidade de cuidado e de contato para as mais velhas, dizendo: “mas no local onde moro, não tem nenhuma mulher mais velha que seja exemplo ou eu tenha intimidade para eu caminhar com ela. E se tiver, nenhuma delas veio me procurar”. Pronto! Achamos a desculpa perfeita. Colocamos a culpa sobre o outro. Voltamos a sermos amigas da Evinha, sim aquela lá do Jardim… Tudo bem que precisamos de uma revolução urgente no coração das nossas mulheres mais velhas para assumirem a sua preciosa responsabilidade, mas culpá-las não nos levará a lugar algum. Faça você o contato. Dê você o primeiro passo.

Diante dessas razões, como está teu coração? Concordando com o que eu estou falando, mas sem nenhuma perspectiva de solução? Por muitas vezes ouvi a seguinte afirmação: “Você precisa ter alguém para cuidar de ti” e as palavras soaram ocas em meu coração que respondia: “Sim, eu sei, mas quem vai querer me cuidar? Mas eu sou a missionária que cuida das pessoas, quem terá tempo para cuidar do meu coração?” Por isso, orei diversas vezes no secreto, pedindo a Deus a sua intervenção e que colocasse as pessoas certas para me ajudarem a crescer. E o Deus Soberano e detalhista, ouviu minhas orações.

E quero te desafiar a fazer o mesmo: você quer ser discipulada por alguém? Então em primeiro lugar, ore e peça a Deus a sua ajuda. E pode ter certeza: Ele te guiará.

Se realmente onde você tem vivido não tem pessoas para cuidarem do seu coração, lembre-se: a internet é uma tremenda benção de Deus. E você pode ser acompanhada por um tempo à distância por alguém que você admire e veja Cristo em sua vida. Por isso, aproveite as chamadas gratuitas do WhatsApp, Zoom, Hangout, Instagram, etc…

É claro que é bem melhor ter alguém ao vivo e a cores, mas não use o fator “na minha igreja não tem ninguém para cuidar do meu coração” como desculpa. Permita-se ser cuidada à distância se por um tempo, se necessário for e reproduza o que você recebeu com as meninas da sua igreja. Dessa forma, o ambiente que você não encontrou quando precisou, você terá a benção de poder criar e proporcionar a outras pessoas. E quando menos perceber, ali terão pessoas que também te farão crescer.

Quero terminar de forma parecida como comecei:

Você tem alguém para cuidar de ti?

Sim (   )

Não (   )

E o que você fará após responder esta pergunta?

Se sua resposta for “sim”, minha sugestão é: reproduza o que você tem recebido.

Se sua resposta for “não”, minha sugestão é: peça a Deus e abra os olhos. Pois tem muita gente de Deus por aí orando para poder discipular alguém.

Não ande sozinha.

Você não precisa.

Com carinho, Martinha.

Postagens Recentes

Enfim, a hipocrisia

Vejo na Internet ultimamente: Na defesa de quem ofendeu por racismo, a ofensa com palavras de gordofobia ou ódio; O posicionamento contra o aborto é

Leia mais »

Categorias