FéMenina

Alguém cuida de você?

Alguém que cui­da de você. Você tem?

Alguém que você pode abrir o coração.

Alguém que tem o abraço acolhedor.

Alguém que não te colo­ca para baixo, mas no lugar cer­to. Nem alto demais, nem baixo demais: no lugar certo.

Alguém para você ser você mesma.

Alguém para você olhar de per­to, a pon­to de ver as fal­has e ver a con­stante bus­ca pela transformação.

Alguém que ama a Jesus e Dele não se esquece.

Alguém assim, você tem?

Talvez eu este­ja falan­do com pes­soas que já pas­saram pelas mes­mas crises que eu. Que vive rodea­da de pes­soas, mas por muitas vezes, sem ninguém para cuidar do seu próprio coração. Por isso, com car­in­ho quero hoje falar con­ti­go. Sim, ami­ga: você está cer­ta. Suas crises não são vãs. Você real­mente pre­cisa cam­in­har ao lado de alguém e sabe por quê?

  • Somos seres relacionais;

Pre­cisamos sen­tir o cheiro de gente. Deus te fez assim! Deus me fez assim. Pre­cisamos umas das out­ras para aguen­tar­mos tudo o que temos que enfrentar nes­ta cam­in­ha­da. Lem­bro-me de quan­do Deus criou Eva. Ela foi um pre­sente de Deus para cuidar de um coração solitário, foi cri­a­da para rela­cionar-se. E se for­mos parar para pen­sar, isso é algo instin­ti­vo e total­mente nos­so. Deus colo­cou em nos­sos corações a neces­si­dade de repar­tir­mos a vida. Por isso pre­cisamos estar rodeadas de boas influên­cias para crescer­mos da for­ma certa.

  • É bíbli­co: pre­cisamos apren­der com pes­soas mais expe­ri­entes que nós;

Lá em Tito 2.3–5, vemos Paulo acon­sel­han­do às mul­heres mais vel­has a cuidarem das mais jovens. Você não deve imag­i­nar uma vovó com cabe­los grisal­hos e visão estreme­ci­da como a ver­são ide­al de mul­her mais vel­ha para cam­in­har con­ti­go (O que pode acon­te­cer, viu? Já ouvi relatos de vovós com mais de 90 anos dis­cip­u­lan­do jovens e impactan­do suas vidas). Mas sim, alguém que este­ja alguns pas­sos a mais na vida cristã. E esta pes­soa pode ser inclu­sive mais nova que você.

Há um peri­go de você olhar para este tex­to da for­ma erra­da, sabia? Que é apon­tar a respon­s­abil­i­dade de cuida­do e de con­ta­to para as mais vel­has, dizen­do: “mas no local onde moro, não tem nen­hu­ma mul­her mais vel­ha que seja exem­p­lo ou eu ten­ha intim­i­dade para eu cam­in­har com ela. E se tiv­er, nen­hu­ma delas veio me procu­rar”. Pron­to! Achamos a des­cul­pa per­fei­ta. Colo­camos a cul­pa sobre o out­ro. Volta­mos a ser­mos ami­gas da Evin­ha, sim aque­la lá do Jardim… Tudo bem que pre­cisamos de uma rev­olução urgente no coração das nos­sas mul­heres mais vel­has para assumirem a sua pre­ciosa respon­s­abil­i­dade, mas culpá-las não nos levará a lugar algum. Faça você o con­ta­to. Dê você o primeiro pas­so.

Diante dessas razões, como está teu coração? Con­cor­dan­do com o que eu estou falan­do, mas sem nen­hu­ma per­spec­ti­va de solução? Por muitas vezes ouvi a seguinte afir­mação: “Você pre­cisa ter alguém para cuidar de ti” e as palavras soaram ocas em meu coração que respon­dia: “Sim, eu sei, mas quem vai quer­er me cuidar? Mas eu sou a mis­sionária que cui­da das pes­soas, quem terá tem­po para cuidar do meu coração?” Por isso, orei diver­sas vezes no secre­to, pedin­do a Deus a sua inter­venção e que colo­casse as pes­soas cer­tas para me aju­darem a crescer. E o Deus Sober­a­no e detal­hista, ouviu min­has orações.

E quero te desafi­ar a faz­er o mes­mo: você quer ser dis­cip­u­la­da por alguém? Então em primeiro lugar, ore e peça a Deus a sua aju­da. E pode ter certeza: Ele te guiará.

Se real­mente onde você tem vivi­do não tem pes­soas para cuidarem do seu coração, lem­bre-se: a inter­net é uma tremen­da benção de Deus. E você pode ser acom­pan­ha­da por um tem­po à dis­tân­cia por alguém que você admire e veja Cristo em sua vida. Por isso, aproveite as chamadas gra­tu­itas do What­sApp, Zoom, Hang­out, Insta­gram, etc…

É claro que é bem mel­hor ter alguém ao vivo e a cores, mas não use o fator “na min­ha igre­ja não tem ninguém para cuidar do meu coração” como des­cul­pa. Per­mi­ta-se ser cuida­da à dis­tân­cia se por um tem­po, se necessário for e repro­duza o que você rece­beu com as meni­nas da sua igre­ja. Dessa for­ma, o ambi­ente que você não encon­trou quan­do pre­cisou, você terá a benção de poder cri­ar e pro­por­cionar a out­ras pes­soas. E quan­do menos perce­ber, ali terão pes­soas que tam­bém te farão crescer.

Quero ter­mi­nar de for­ma pare­ci­da como comecei:

Você tem alguém para cuidar de ti?

Sim (   )

Não (   )

E o que você fará após respon­der esta pergunta?

Se sua respos­ta for “sim”, min­ha sug­estão é: repro­duza o que você tem recebido.

Se sua respos­ta for “não”, min­ha sug­estão é: peça a Deus e abra os olhos. Pois tem mui­ta gente de Deus por aí oran­do para poder dis­cip­u­lar alguém.

Não ande sozinha. 

Você não precisa.

Com car­in­ho, Martinha.

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias