Depois de ver o nome no listão o coração bate ainda mais forte. A expectativa pela nova rotina e peso dos livros começam a dar sentido a maratona que era tão esperada. Agora sou universitária.
Ao entrar na faculdade temos vários desafios a enfrentar: hábitos vazios, festas, fofocas mesquinhas, assuntos irrelevantes, busca por status e companhias mal intencionadas. E aí nos questionamos: como encarar tudo isso e ainda fazer a diferença nesse meio tão contrastante, sem perder o foco em Jesus?
Confesso que no primeiro contato com a realidade universitária fiquei um pouco assustada, especialmente com o contexto de muitas pessoas. Antes das aulas iniciarem eu já estava consciente de que seria tudo novo e bem distante do que eu já tinha vivido até ali. De qualquer forma, minha decisão foi firme e optei por não ser influenciada com qualquer coisa que não fosse conveniente à minha vida. E aqui vai algumas dicas de como você também pode encarar esse meio:
Comportamento
Uma das primeiras coisas que deve-se ter em mente é que devemos nos portar do mesmo jeito em todos os lugares, seja em casa, no trabalho, na faculdade, na igreja. Não podemos ter um tipo de comportamento na igreja, e fora dela outro, por influência das pessoas que nos rodeiam.
Princípios
Estabeleça os seus princípios e padrões. Tenha bem definido o que convêm e o que não convêm como atitudes. O que podemos e o que não podemos fazer. É importante termos discernimento e maturidade para saber o momento certo em que devemos nos abster de um grupo de amigos que está falando algo fútil ou pesado, sabendo que não vai nos acrescentar em nada. Esse tipo de atitude faz os seus amigos perceberem que você é diferente.
Foco
Mantenha-se focada. Para isso é necessária uma vida diária com Deus, de intimidade. Se isso não acontecer, logo estaremos rindo das piadas bobas dos nossos colegas e achando “normal’’ o que eles fazem.
Interceda
Ore por seus colegas, professores, e principalmente para que Deus a ajude a manter-se firme. Afinal, precisamos evangelizar nossos amigos e colegas, seja do trabalho ou faculdade, e isso não vai acontecer em um ou dois dias, leva tempo e dedicação. É um processo que exige muito mais do que palavras. É preciso ser exemplo e ter postura firme. As pessoas precisam ver Jesus em nossa vida e, com certeza, isso é muito mais importante do que suas palavras.
Agradeça a Deus por esta cursando uma faculdade e por Ele lhe dar este espaço para viver o amor dEle. Use este tempo de sua vida da melhor forma possível. Peça para que Ele lhe mostre seus dons e talentos, assim você poderá usar essas ferramentas e seus pontos fortes para o crescimento do reino Dele.
Bárbara Thorber
Estudante de Fisioterapia do Instituto Porto Alegre (IPA)/ Porto Alegre/RS