FéMenina

A beleza formada em nós!

beleza formada em nós

Quando você se olha no espelho, qual a imagem que você vê? Apenas o que “está errado?” Você pensa no porquê de tal parte do seu rosto não ser igual ao filtro do Instagram e no porquê de seu corpo não ter medidas como fulana de tal. Então, com todos esses pensamentos em sua mente, vai se arrumar para levantar sua autoestima. Colocando uma máscara de confiança, e se posiciona mostrando seu melhor ângulo. Tira várias e várias fotos, até encontrar uma que te agrade e posta. Em poucos minutos aparecem curtidas, comentários te elogiando, você se sente melhor consigo mesmo, mas rapidamente esse sentimento se esvai. E você volta a não se sentir bem consigo mesma.

“Pois tu formaste o meu interior,

tu me teceste

no ventre de minha mãe.

Graças te dou, visto que de modo

assombrosamente maravilhoso

me formaste;

as tuas obras são admiráveis,

e a minha alma o sabe muito bem.”

Salmos 139:13-14

Você foi tecida à mão por Deus. As mesmas mãos que formaram as estrelas dos céus, cada flor, as mesmas mãos que projetaram o mundo, projetaram o seu DNA. Como você pode olhar para a natureza e dizer como é lindo aquilo que Deus criou e olhar para si mesma, criada por Deus, e dizer que Ele errou? Deus não comete erros e não cometeu erro algum ao te criar. Os padrões do mundo sobre beleza são impossíveis de se encaixar, mas Deus não criou padrões! Deus não queria que todos tivéssemos os mesmos formatos de rostos e corpo. Se assim Ele quisesse, teria feito uma produção em massa de seres humanos, todos à la Kardashian/Jenner. Mas Deus criou cada pessoa com suas particularidades, segundo sua criatividade. Narizes, bocas, cores de pele, tamanhos diversos, cabelos em vários formatos, pés, sobrancelhas, orelhas, infinitas possibilidades de combinações. 

E qual o real problema em seu cabelo não ter uma forma mais lisa ou mais definida? Qual o real problema de seu nariz não ser tão fino, de sua sobrancelha não ser naturalmente arqueada, de seu bumbum e seios não terem a forma que você queria que tivesse ou de seus lábios não serem tão grossos? Vemos o número de adolescentes que se submetem a procedimentos estéticos crescendo cada vez mais, vemos garotas que parecem ter um corpo lindo, colocando suas vidas em risco com cirurgias invasivas, pessoas sofrendo pela pressão de seguir um padrão estético. Muitas pessoas não crentes têm se levantado contra isso, e por que nós, que acreditamos em um Deus que nos criou, um Deus não comete erros, que criou toda a natureza e cada ser humano, cedemos a isso? Por que acreditamos que Deus errou quando nos fez? Se atenha ao que Deus diz sobre você! Tudo Ele formou e tudo que Ele faz é bom, tudo que Ele faz é para Teu Louvor. Use a forma como Ele te fez para adorá-lo. Agradeça porque Ele te formou ainda no ventre de sua mãe!

Deus nos fez belas! Criou cada pedacinho do nosso ser, até aqueles que você não gosta tanto. Deus fez nossos traços do rosto e também os traços de personalidade, aquilo que faz sermos quem somos. A beleza que Deus nos deu vai muito além do que aparentamos. A beleza exterior não esconde o que somos por dentro, mas a beleza interior transparece em nosso rosto. 

“O coração alegre

embeleza o rosto,

mas com a tristeza do coração

o espírito se abate.”

Provérbios 15:13

Estou dizendo que você não deve mais passar nada no rosto, deixar de cuidar do cabelo, usar apenas roupas velhas, sem combinar nada? De forma alguma! Devemos sim cuidar de nosso corpo, afinal foi um presente que Deus nos deu. Cuide do seu corpo, da sua saúde, do seu cabelo e pele, mas cuide também do espírito. Não é sobre não termos nenhum enfeite no cabelo, brinco, uma maquiagem bem feita ou um cabelo bem cuidado, mas de que esse não seja o principal sobre nós.

“Da mesma forma, que as mulheres, em traje decente, se enfeitem com modéstia e bom senso, não com tranças no cabelo, ouro, pérolas ou roupas caras, porém com boas obras, como convém a mulheres que professam ser piedosas” 1 Timóteo 2:9-10

“Que a beleza de vocês não seja exterior, como tranças nos cabelos, jóias de ouro e vestidos finos, mas que ela esteja no ser interior, uma beleza permanente de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.” 1 Pedro 3:3-4

Quando Paulo diz em sua carta a Timóteo sobre as vestimentas das mulheres (1 Tm  2:9-10) e Pedro fala sobre a beleza interior da mulher (1 Pedro 3:3-4), eles não estavam sendo cricris conosco, mas é um ensino dado para as mulheres da época e que também se aplicam a nós, moças cristãs brasileiras, em pleno século 21. 

Deus nos fez para sermos belas, mas não para sermos bonecas bem pintadas e bem vestidas, expostas em caixinhas nas redes sociais. Deus nos fez belas para refletirmos a beleza do Criador! E Deus nos fez muito mais do que rostinhos bonitos, nos deu dons para trabalharmos conforme à sua vontade, refletindo à sua imagem e semelhança (Gn 1:27). Do que adianta parecer bonita em uma foto, mas ser azeda com as pessoas, não ser agradável? O que mais marca não é o que sua aparência diz, mas quem é por dentro, as suas atitudes. Ali está sua beleza. Na alegria que vem do Senhor e transparece em você, no espírito dócil e tranquilo que tem valor para Deus. Esta beleza não está em uma máscara, mas ela molda o nosso coração e espírito. Não busca agradar a homens, ela chama a atenção do próprio Deus. E, acredite em mim, isto é libertador!

Aí você pode me falar: “Lari, mas se tem uma coisa que eu não sou é tranquila!” Então vamos procurar o que é esse espírito dócil e tranquilo. Nesta passagem Pedro coloca Sara como um modelo e, se formos olhar para a sua história, não seriam essas as palavras que usaríamos para descrevê-la (inclusive, ela era uma mulher que chamava a atenção pela sua beleza!), mas Deus a transformou em uma mulher com espírito humilde e tranquilo. Mais uma vez, não é sobre nós, é sobre o que Deus faz em nós, a transformação que Ele faz em nós quando nos deleitamos nEle.

Receber elogios, ver que foi notada pela sua aparência, é apenas uma massagem no ego, não nos preenche. Por isso, cada vez mais queremos ir além. Uma hora o nosso nariz passa a não nos agradar, passamos a fazer um contorno, até aquilo não nos satisfazer mais e então fazemos uma rinoplastia. Até que aquilo não nos satisfaça. A beleza em si não nos deixa satisfeita, ela pede sempre mais. Isto é o que o mundo prega. Por que então queremos viver conforme o mundo? (Rm 12:2)

“— E por que se preocupam com o que vão vestir? Observem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, porém, afirmo a vocês que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não fará muito mais por vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: “Que comeremos?”, “Que beberemos?” ou “Com que nos vestiremos?” Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas. Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.

 — Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”

Mateus 6:28-34

Que a sua maior preocupação seja buscar o Reino de Deus e sua justiça. Não procure o que o mundo preocupa, não se preocupe com as coisas deste mundo, pois você não é deste mundo. Saiba sua identidade como filha de Deus e viva conforme o que Deus diz sobre você, coloque a voz do mundo no mudo e siga apenas a Cristo. Afinal, é a Ele que você serve, não ao mundo. Reflita sobre quais têm sido suas preocupações sobre a aparência e pense sobre os padrões que têm seguido. Não se baseie pelo que vêm do mundo!

“A imagem que as pessoas têm de nós pode mudar e até ser esquecida com facilidade, mas o efeito que fizermos em suas vidas por meio de nossas obras ficam gravado para sempre. No final das nossas vidas, quando a beleza da juventude acabar e as roupas da moda não nos servirem mais, o que ficará é a beleza daquilo que fizemos pela graça de Deus para o Reino de Cristo. A beleza de um look perfeito em nada supera as boas obras.” – Renata Veras

Cuide de sua aparência, para que ela reflita a beleza e o cuidado do seu criador, o que é diferente da obsessão pela aparência que é pregada como normal. Não gaste todo ou boa parte do seu tempo e energia com isto, mas se preocupe e invista seu tempo no Reino de Deus, aprendendo sobre Ele, moldando seu coração e praticando as boas obras. Existe um tempo e lugar para tudo, portanto deixe em primeiro lugar o que realmente é importante e o que é secundário, será acrescentado. Ajuste o seu foco! 

 

Com carinho, Larissa de Lana Nascimento

 

Referências

Veras, Renata. Lugar de mulher é onde Deus disser. Editora Peregrino, 2019.

De “controversa” a “princesa”, texto escrito por Carolyn Mahaney. Acesso em <https://femenina.org.br/de-contoversa-a-princesa/>.

 

Postagens Recentes

Categorias