FéMenina

A Anne dos Livros

Anne dos livros e Anne da Netflix: Existe diferença?

Se você está por den­tro das séries famosas atu­ais, já deve ter, pelo menos, ouvi­do falar de Anne With An E. É uma série lin­da, con­fes­so. A pro­dução visu­al é esplên­di­da, enche os olhos com os mais belos cenários e o cli­ma de inte­ri­or trans­parece paz. Assis­ti­mos em família, inclu­sive com min­ha fil­ha de 5 anos. A primeira tem­po­ra­da pas­sou em um pis­car de olhos, porque nos envolve­mos na história e sem­pre ficá­va­mos esperan­do o que acon­te­ceria nos próx­i­mos capí­tu­los. Caso ten­ha vis­to a série, é muito prováv­el que ten­ha tido a mes­ma sen­sação: que­ria “mara­tonar” Anne With An E.

Entre­tan­to… ao chegar na segun­da tem­po­ra­da, come­cei a obser­var uma série de com­por­ta­men­tos que não eram comuns no começo do sécu­lo XX, que é quan­do se pas­sa a história. Sutil­mente sur­gi­ram con­ceitos fem­i­nistas que, como cristã, me inco­modaram. Então surgiu a questão “homos­sex­u­al­is­mo”, que fez um ‘click’ na min­ha con­sciên­cia: será que é esse tipo de con­teú­do que eu quero con­sumir? Será que está sendo saudáv­el para min­ha fil­ha assi­s­tir esse con­teú­do e encher a cabecin­ha dela com ess­es con­ceitos, sutis, porém nocivos?

Sei que a série da Net­flix não foi fei­ta para cri­anças, emb­o­ra a primeira tem­po­ra­da ten­ha sido muito inocente. Algo me inco­mod­ou enquan­to assis­tia a segun­da tem­po­ra­da: tem mil­hares de meni­nas assistin­do essa série e absorven­do ess­es com­por­ta­men­tos como nor­mais, emb­o­ra seja con­tra o que a Bíblia diz… e isso me entris­te­ceu pro­fun­da­mente. Uma per­gun­ta ficou no meu coração: os livros, nos quais a série de TV foi basea­da, que foram escritos por vol­ta de 1900, abor­daram essas mes­mas ati­tudes? Não con­segui acred­i­tar que ess­es con­ceitos estavam inseri­dos na lit­er­atu­ra, por isso deci­di con­ferir dire­ta­mente na série de livros da Lucy Maud Montgomery. 

As ado­les­centes do começo do sécu­lo XXI (me incluo nis­so!) eram fãs da Série Cris (auto­ra Robin Jones Gunn), pos­te­ri­or­mente Série Sele­na e depois Cris & Ted. Amá­va­mos a Cristi­na Juli­et Miller, son­há­va­mos em ter um Ted em nos­sas vidas e viv­er um romance à maneira de Deus. As meni­nas cristãs daque­la época pud­er­am ler ess­es livros e ter uma refer­ên­cia de con­du­ta e fé. Foi um mar­co impor­tante para aque­la ger­ação de ado­les­centes. Mes­mo naque­la época a história da Anne já exis­tia, só que não era pop­u­lar, vis­to que os livros foram pop­u­lar­iza­dos recen­te­mente por causa da série de TV. Ah! como eu gostaria de ter lido ess­es livros na min­ha ado­lescên­cia, pela graça, beleza e con­teú­do que car­regam em suas pre­ciosas lin­has. E hoje eu quero enco­ra­jar você, queri­da meni­na, a con­hecer a ver­dadeira Anne, a Anne dos livros, que não é a mes­ma Anne da Netflix.

São 8 livros sobre a vida de Anne Shirley e o filme é basea­do ape­nas no livro 1: Anne de Green Gables. Basea­da ape­nas, vis­to que tem diver­sas situ­ações que são sequer cog­i­tadas na lit­er­atu­ra. Se você tem o hábito da leitu­ra, vai saber que, em ger­al, os livros são muito mel­hores que os filmes e com este não é diferente.

Anne é uma meni­na rui­va, órfã, extrema­mente inteligente, son­hado­ra e muito falante, envol­ven­do-se em diál­o­gos com­plex­os e lin­da­mente con­struí­dos. Ela é ado­ta­da por Mar­il­la e Math­ew Cuth­bert e pas­sa a viv­er na fazen­da Green Gables. O tex­to é LINDAMENTE escrito, cheio de poe­sia. É sim­ples­mente incrív­el a descrição que a auto­ra faz dos lugares e a mente via­ja por cenários e cores. O con­ceito de ver­dadeira amizade é muito pre­sente e expli­ca muito sobre o cotid­i­ano daque­le perío­do histórico. 

Entre­tan­to, o mais lin­do é que os livros são CRISTÃOS. Sim, do cris­tian­is­mo mais puro e sim­ples. São incon­táveis notas de rodapé fazen­do refer­ên­cia a tex­tos bíbli­cos nos diál­o­gos. Anne tem um vocab­ulário bíbli­co muito rico. Ela ora todos os dias e por diver­sos assun­tos. Ela lê a Bíblia e apli­ca no dia a dia. Ela tem uma alma pura e inocente, sem mal­dade algu­ma, e isso é demon­stra­do no seu com­por­ta­men­to. A família vai à igre­ja e aprende muito nos ser­mões, con­ver­san­do sobre isso quan­do voltam para suas casas. Todas as ami­gas fre­quen­tam a Esco­la Domini­cal e fazem isso com acen­tu­a­da ale­gria. Anne é bem-quista entre todos e leva ale­gria para Avon­lea, pois é isso que ela tem no coração. Sabe o que mais? Anne tem uma ‘alma-gêmea’, alguém em quem ela con­fia e con­fi­den­cia seus seg­re­dos… e não é a Diana, mel­hor ami­ga. É a esposa do pas­tor!! Sim, a esposa do pas­tor é per­son­agem impor­tante por dois livros inteiros, sendo a líder que acon­sel­ha e aque­la que está pre­sente nos momen­tos decisivos. 

Sobre Gilbert, per­son­agem mas­culi­no que, des­de o começo, parece ser aque­le com quem Anne con­stru­irá uma vida: são TRÊS livros inteiros corte­jan­do a meni­na que roubou seu coração. São quase 11 anos de amizade, para que Anne aceite assumir um com­pro­mis­so com ele. Aos 22 anos ape­nas ela entende que ele é o príncipe dos seus son­hos. São onze anos sem bei­jos e abraços, nem mes­mo out­ros namora­dos. Toda a ado­lescên­cia vivi­da como deve ser vivi­da, com pureza, inclu­sive no olhar. 

Destaquei um tre­cho que exem­pli­fi­ca o quan­to a Anne dos livros é pura aos olhos de Deus e de todos que a rodeiam. 

“Anne exer­cia sobre Gilbert a influên­cia incon­sciente que toda garo­ta, cujos ideais são ele­va­dos e puros, exerce sobre seus ami­gos, influên­cia esta que per­du­raria enquan­to ela per­manecesse fiel a ess­es ideais e que ela cer­ta­mente perde­ria se um dia não fos­se mais. Aos olhos de Gilbert, o maior encan­to de Anne era o fato de que ela nun­ca se incli­nar­ia às práti­cas fúteis da maio­r­ia das jovens de Avon­lea, as peque­nas inve­jas e men­ti­ras, rival­i­dades, a palpáv­el con­cor­rên­cia por ser a preferi­da. Anne man­tinha-se longe de tudo isso, não de for­ma con­sciente ou plane­ja­da, mas sim­ples­mente porque qual­quer coisa do tipo era abso­lu­ta­mente alheia à sua natureza trans­par­ente e impul­si­va, clara como um cristal em seus motivos e aspi­rações” (Anne de Avon­lea, pági­na 180).

É esse o tipo de caráter que gostaria que min­ha fil­ha desen­volvesse. É esse o tipo de caráter que Deus gostaria que todas nós tivésse­mos. Essa é a Anne dos livros. 

Com mui­ta beleza e poe­sia a auto­ra propõe diál­o­gos sobre a cri­ação, sobre o peca­do no mun­do, sobre o céu, sobre a vida ter­re­na, sobre o que Deus diz sobre diver­sos assun­tos. Com mui­ta beleza e poe­sia a auto­ra descreve a cri­ação e nos faz son­har com aque­les lugares lin­dos e cheio de pureza e encanto. 

“Supon­ho que é assim que a história soa em prosa. Mas é muito difer­ente se você a obser­var por meio da poe­sia… e eu acho que é mel­hor” (Anne de Avon­lea, pági­na 276). E eu tam­bém acho que a poe­sia destes livros vai te con­quis­tar, assim como me conquistou. 

Hoje você tem a opor­tu­nidade de escol­her o que vai encher sua mente: con­ceitos dis­tor­ci­dos sobre fem­i­nil­i­dade / mas­culin­idade ou a beleza do que Deus criou e planejou. 

A Anne dos livros pode te traz­er uma per­spec­ti­va difer­ente sobre vida cristã, que não se encon­tra na Anne da Net­flix. Eu opto pelos livros porque os con­ceitos que quero incul­car na min­ha mente são aque­les que a Bíblia pon­tua como exce­lentes “[…] tudo o que for ver­dadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for cor­re­to, tudo o que for puro, tudo o que for amáv­el, tudo o que for de boa fama, se hou­ver algo de exce­lente ou dig­no de lou­vor, pensem nes­sas coisas” (Fil­ipens­es 4:8). Os livros da Lucy Maud Mont­gomery preenchem todos ess­es requisitos. 

Dê a si mes­ma esta opor­tu­nidade: leia os livros e faça essa análise, com­para­n­do “as Annes”. Você mes­ma pode decidir qual delas quer ter como exemplo. 

OBS: a série de livros está com preço exce­lente na Inter­net. Em diver­sos sites você con­segue com­prá-los por R$ 10 a unidade. Garan­to que vale o inves­ti­men­to!! Aqui um exem­p­lo de box.

Joice Waier

PS: Gos­ta de Séries de Livros? Então você pre­cisa saber sobre a Série Cris e o porquê você tem que ler esta série de livros

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias