a galinha dos ovos de ouro

Vocacionada? 8 conselhos para você

Reading Time: 4 minutes

Você é vocacionada? Conselhos para quem está chegando a um Seminário.

Oii meninas,

Hoje vou compartilhar contigo um assunto mais específico. Se você está chegando a um Seminário, esse texto é especial pra você! Se não, leia mesmo assim, afinal, quem de nós pode dar certeza do futuro? Hehe Eu mesma, há alguns anos atrás, se quer imaginava que um dia iria parar em um Seminário.

Em primeiro lugar, precisamos entender que, todos nós, como cristãos, recebemos um chamado de Deus. Todos somos chamados para amar e servir a Deus com todo coração, alma, mente e força, e também, amar e servir ao próximo. Mas ainda, todos somos chamados para fazer discípulos de Jesus em todos os lugares. Contudo, algumas pessoas recebem de Deus, a vocação específica para o ministério pastoral ou missionário.

O vocacionado para o ministério pastoral, ou missionário, é alguém disposto a largar tudo e ir aonde Deus o enviar, para fazer o que Ele mandar, da forma que Ele determinar. Essas pessoas só experimentam a realização e propósito na vida quando fazem aquilo que Deus as mandou.

E, se você está chegando ao Seminário, é porque entende que Deus tem um chamado especial para sua vida. Este será um tempo de preparação, onde Deus irá trabalhar e te moldar em todas as áreas. Realmente será um tempo singular, por isso, gostaria de deixar alguns conselhos:

  1. SEMPRE priorize seu relacionamento com Deus

Pode parecer estranho falar sobre isso, justamente com quem está indo para o Seminário. Mas é extremamente importante lembrar, que o Seminário não é um lugar mais ‘santo’ do que outro. Assim como somente ir à igreja não faz de você um cristão verdadeiro, somente estar em um seminário, não fará de você um “super crente” automaticamente. Por isso, leve muito a sério sua vida devocional, seu tempo de oração, de leitura e meditação da Bíblia. Não deixe que os afazeres e os compromissos do dia-a-dia sejam mais importantes do que seu tempo a sós com Deus.

  1. Tenha alguém para prestar contas

Esse ponto é importante não somente durante o tempo de Seminário, mas para toda a vida. Todas nós temos assuntos da vida que precisamos de alguém para nos ajudar, ninguém foi criado para viver sozinho. Precisamos de alguém para compartilhar dificuldades, de alguém para nos ajudar a “enxergar melhor”, para confessar nossos pecados. Por isso, escolha alguém para te acompanhar durante esse tempo. Talvez o Seminário tenha um capelão/conselheiro, ou ainda, você pode escolher outra pessoa que se sinta confortável em conversar. Mas lembre-se, o ideal é que seja alguém que tenha maturidade e que ajudará você a crescer.

  1. Esteja disposto a fazer amigos

Na maioria das vezes, quem vai para o Seminário, sai de casa e fica distante da família e amigos. Por vezes, parece que “cai de paraquedas” em um lugar desconhecido. Muitos tem tendência natural de se fechar e se isolar. Por isso, esse é um dos meus conselhos, NÃO SE ISOLE! Lembre-se que todos que estão ali, também estão passando pela mesma situação. Por mais que seja difícil, esforce-se e abra seu coração para as novas amizades. Elas serão sua nova família e, com certeza, te ajudarão a passar pelos momentos difíceis que vão surgir e viverão com você momentos inesquecíveis. Por experiência própria, tenho amigos do tempo de Seminário que vou levar para a vida.

  1. Leve a sério seus estudos

Os estudos é um dos principais motivos de você estar no Seminário, por isso, faça valer a pena. Aproveite cada aula, aproveite a biblioteca, veja cada trabalho/prova como uma oportunidade de aprender e crescer. Sempre que puder, converse com seus professores, com certeza, eles têm muitas experiências para compartilhar, que poderão te inspirar!

  1. Seja humilde e saiba ouvir

No seminário, você irá ter a oportunidade de ser orientado por muitas pessoas. Os pastores, professores e funcionários, todos estão ali para te ajudar, ensinar de alguma forma e facilitar esse seu tempo de preparação para o ministério. Não seja prepotente, mas sim, atente-se aos ensinos, conselhos e orientações que lhe darão. Afinal, com certeza, eles estão sendo instrumentos de Deus na sua vida!

  1. Se tiver oportunidade, more no internato do Seminário

Esse pode ser um conselho um pouco estranho, mas morar no internato é um ‘plus’ de ensino para a vida. Você estará inserida no meio de várias pessoas com criações, costumes ou até mesmo culturas diferentes. Eu sempre digo que é um intensivo de experiências e aprendizados. É fácil? Por experiência eu digo: NÃO! Mas vale a pena!

O internato é uma maneira muito eficaz de nos ensinar a amar e servir ao próximo!

  1. Seja organizada

Se você não for naturalmente organizada, pode ser que seja um tanto difícil, contudo, isso facilitará sua vida. E aqui entra vários pontos: com seu tempo, sua vida financeira, sua vida acadêmica, seu quarto… Sendo prática: tenha uma agenda/planner/caderno ou ainda, use seu celular, mas faça um calendário de suas atividades e trabalhos, planeje seu dia, tenha um controle da sua vida financeira, seja prudente e bom mordomo do que Deus coloca em suas mãos.

  1. Aproveite todas as oportunidades

Durante o tempo de Seminário, com certeza, muitas oportunidades surgirão. Atividades de evangelismo, capelania escolar, capelania ao idoso, serviço, ações sociais… enfim, esteja disposta a aprender e aproveite todas que puder, afinal, só assim você descobrirá e desenvolverá seus dons. E ainda, pode ser uma maneira de Deus te guiar para o seu futuro ministério!

Meninas, esses foram apenas alguns conselhos de alguém que já viveu essa fase tão especial e tem visto muitas meninas e meninos chegando ao Seminário, por isso eu termino dizendo: O tempo passa muito rápido, por isso aproveite tudo! Busque a Deus de todo coração, estude, aproveite seus amigos e prepare-se para tudo o que Deus irá fazer na sua vida!

PS: Se você já está no seminário a algum tempo, e percebe que tem coisas que pode fazer diferente, vá em frente ainda dá tempo de mudar!! hehe

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens” (Colossenses 3.23)

Se quiser conversar comigo sobre isso, é só me chamar:

https://www.facebook.com/delizegabriela.grando

Você pode conhecer um pouco mais sobre o Seminário que eu trabalho aqui:

http://batistapioneira.edu.br/

https://www.facebook.com/faculdadebatistapioneira

E aqui, conhecer um pouco mais sobre o Projeto Wake Up, um projeto missionário do Seminário, no qual eu ajudo:

http://wakeup.batistapioneira.edu.br/

https://www.facebook.com/projeto.wakeup/

Deus abençoe a todas vocês… bj bj

Delize G. Grando

(Visited 203 times, 1 visits today)
Posted in Ministérios, Missões.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)