FéMenina

TPM — TUDO PARECE MAL

Sabe aque­les dias que você acor­da e parece que nada vai bem? O cabe­lo não tá legal, nen­hum roupa cai bem, se sente incha­da, apare­ceu uma espin­ha no ros­to, você sente que ninguém te ama, ninguém se impor­ta com você, fica na maior deprê, esperan­do o mun­do desabar em sua cabeça? #dra­ma Nããão, min­ha ami­ga! você não está soz­in­ha nesse perío­do tur­bu­len­to chama­do TPM — quan­to TUDO PARECE MAL  #pavor #segure-sequem­pud­er

Bom, na ver­dade TPM é defini­da como “Ten­são Pré-mestru­al”, aparece 10 dias antes da men­stru­ação, seus sin­tomas incluem retenção de líqui­dos, insô­nia, ton­tu­ra e sin­tomas hipoglicêmi­cos (dor de cabeça, fadi­ga, cóli­cas), além das mudanças de humor (ira mais inten­sa, ansiedade, frus­tração ou depressão).

Mes­mo nós sendo meni­nas de fé, não esta­mos imunes a essa mul­ti­dão de hor­mônios que tomam con­ta de nós durante ess­es dias #pavor Então, o que podemos faz­er? Como agir para que nós e as pes­soas na nos­sa vol­ta não ven­ham a pirar? Como tornar mel­hor ess­es dias de guer­ra sem fim?

A escrito­ra Martha Peace (auto­ra do best sell­er “Esposa Exce­lente” ) em um dos seus livros, traz con­sel­hos pre­ciosís­si­mos para que nós suporte­mos ess­es dias mal’s, dos quais sep­a­rei três para vocês:

  1. Faça uma avali­ação hon­es­ta das fraque­zas de seu caráter

Se você cos­tu­ma ficar irri­ta­da facil­mente, ficará pior nos dias que ante­ce­dem sua men­stru­ação, assim como se for melancóli­ca. Você pre­cisa tra­bal­har nes­sas áreas de fraque­za em sua vida, peça a aju­da de Deus para mudar. Oscilações de humor são reais e difí­ceis, mas não são uma des­cul­pa para ced­er a ten­tação e pecar.

  1. Plane­je com sabedo­ria seu calendário

Mar­que a data que provavel­mente sua men­stru­ação irá vir e se pos­sív­el evite tare­fas estres­santes e desnecessárias para ess­es dias, pro­cure faz­er ativi­dades que lhe dão praz­er (uma tarde com as ami­gas, leitu­ra de um livro, escu­tar músi­ca, assi­s­tir um filme). Praticar exer­cí­cios e cuidar da ali­men­tação (evi­tan­do ali­men­tos gor­durosos) tam­bém faz diferença!

  1. Retire o foco de si mes­ma e coloque‑o em Deus e nos outros

Esse é o pon­to chave: ao invés de ficar naque­la deprê toda, que tal parar de olhar só para o próprio umbi­go? Você pode usar esse tem­po para orar por seus irmãos, lem­brar dos motivos que tem para agrade­cer a Deus, lou­var a Deus e se deleitar em sua Palavra.

Vamos lá Fémeni­nas, não vamos deixar que essas coisas tirem a nos­sa ale­gria, que vem do Sen­hor =D toda vez que se sen­tir só, nun­ca esqueça Deus está com você, Ele te ama, Ele te criou con­forme a Sua imagem e semel­hança, para viv­er uma vida que O glo­ri­fique. Lem­bre-se que Deus dese­ja que o que ocupe o nos­so pen­sa­men­to seja “tudo que é ver­dadeiro, tudo que é respeitáv­el, tudo que é jus­to, tudo o que é puro, tudo o que é amáv­el e tudo que é de boa fama” (con­forme Fp 4.8).

 

Um grande abraço,

Colunistas-07

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias