FéMenina

Tempestade

Tex­to bíbli­co: Salmo 33. 13–22

Você já esteve no meio de uma tem­pes­tade? Recen­te­mente assisti um filme onde um casal teve que procu­rar seu cachor­rin­ho no meio da tem­pes­tade. Eles saíram atrás dele e sabi­am que provavel­mente ele teria procu­ra­do por pro­teção em uma cav­er­na de min­er­ação. Mes­mo sem encon­trar o cachor­rin­ho, decidi­ram esper­ar a tem­pes­tade pas­sar nes­ta cav­er­na segu­ra para depois o procu­rarem quan­do ela acalmasse.

Lá fora chovia em grande quan­ti­dade, ven­ta­va muito, mas ali den­tro tudo esta­va cal­mo e seguro — fiz­er­am fogo, se aque­ce­r­am, con­ver­saram e depois de algum tem­po, o que mais esper­avam acon­te­ceu: encon­traram o cachor­rin­ho e perce­ber­am que a tem­pes­tade tin­ha pas­sa­do. Esta história me leva a pen­sar: Quais as final­i­dades das tem­pes­tades em nos­sas vidas?

A primeira coisa que a tem­pes­tade nos ensi­na é que ela é pas­sageira. Isso mes­mo, por mais dev­as­ta­do­ras que sejam as con­se­quên­cias de sua pas­sagem, uma hora ela acal­ma e vai emb­o­ra. Sim, acred­ite: tem­pes­tades são acal­madas. O que nos cabe é encon­trar um lugar seguro para atrav­es­sar este perío­do. Este lugar seguro, em primeiro lugar, será acha­do no rela­ciona­men­to com Deus. Ele é quem nos for­t­alece, nos acal­ma e nos ensi­na nestes dias difí­ceis. Em segun­do lugar, ami­gos pre­ciosos podem ser fonte de cal­maria e aconchego. Perce­ba o que diz em Provér­bios 17.17: “Em todo o tem­po ama o ami­go e na angús­tia se faz o irmão”.

E sim, as tem­pes­tades nos tiram do con­fortáv­el, nos lev­am a orar mais, a depen­der mais, a com­preen­der mais. Ouso diz­er que ninguém pode afir­mar que gos­ta de viv­er dias tem­pes­tu­osos, mas para bons “alunos”, a tem­pes­tade aprimo­ra o coração e nos tor­na mais semel­hantes a Jesus.

Out­ra apli­cação da tem­pes­tade é que muitas vezes, ela nos leva a con­hecer a difer­ença do “impos­sív­el humano” e do “pos­sív­el divi­no”. Há coisas que não con­seguimos resolver, mas Ele pode. Muitas vezes ten­ta­mos resolver as coisas do nos­so jeito e por mais esforça­dos que sejamos, há situ­ações que fogem do nos­so con­t­role – e são estas situ­ações que nos lev­am a entre­gar o Con­t­role ao Deus Criador.

Ah, min­ha ami­ga — temos neces­si­dade de con­tro­lar as coisas e Deus tem o dese­jo de con­tro­lar nos­sos corações. Por isso quan­do a tem­pes­tade chegar, lem­bre-se que nem sem­pre você poderá con­tro­lar todas as coisas e essa é a mel­hor notí­cia que você pode ter, pois quan­do nos sen­ti­mos pequenos (sem poder con­tro­lar nada) e depen­dentes nós encon­tramos a força ren­o­vado­ra que vem de Deus. Ele tem o con­t­role de tudo em suas mãos e pode colo­car os pon­tos finais em quais­quer situ­ações. Não você; nem eu, mas Ele pode.

Por isso, em momen­tos difí­ceis feche os olhos e imag­ine o final da tem­pes­tade. Tudo pode ser difer­ente de como era antes dela chegar em sua vida, os ven­tos podem destel­har ou der­rubar casas, mas uma certeza você poderá ter: o mes­mo Deus que per­mi­tiu a tem­pes­tade chegar, estará con­ti­go para te aju­dar a se lev­an­tar e recomeçar quan­do a tem­pes­tade passar.

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias