Tarefas domésticas??? E eu com isso?

Reading Time: 4 minutes

Olá meninas queridas, como vocês já perceberam pelo título hoje vamos falar de tarefas domésticas… tenho certeza que muitas devem estar pensando, “tarefas domésticas? Em pleno século XXI? Nós estamos vivendo a era do em que as mulheres não precisam mais se preocupar com tarefas domésticas”. Então meninas, por saber que muitas adoles e jovens tem esse pensamento, que Deus tocou meu coração para escrever esse assunto…

OBSERVE AS 3 GERAÇÕES

Vamos começar a nossa análise observando nossas avós – se as questionarmos  sobre como era a infância, adolescência e juventude delas, vamos perceber que elas foram educadas e ensinadas de modo que quando se tornassem jovens/adultas, tivessem condições de administrar e cuidar de um lar. Elas aprenderam a cozinhar, lavar, passar, bordar, costurar, desde cedo, muitas frequentaram apenas uma parte da escola. Mas, quase em sua totalidade foram direcionadas a aprenderem tarefas domésticas.

Agora, vamos observar nossas mães, da gerações das nossas mães, para geração das nossas avós, já houve uma tremenda mudança. Nossas mães também foram ensinadas a administrar um lar e aprender as tarefas domésticas, entretanto a ênfase nos estudos já foi muito maior que para nossas avós. E isso podemos confirmar observando que o número de mães que concluíram o ensino médio e ensino superior, é relativamente maior que o número de avós.

E agora olhamos a nossa geração, a nossa geração já tem ainda mais diferença das nossas avós e mães. É muito raro encontrar uma menina de 14, 15, 16 que não esteja na escola, o índice de mulheres que concluíram o ensino médio e ensino superior aumentou muito, comparado com o tempo de nossas avós. E isso é muito bom, foi um avanço muito positivo.

DESPREZO OU DESCUIDO?

Entretanto, esse avanço na área intelectual tem acarretado um pequeno, desprezo, bem acho que a palavra melhor para expressar seria, um pequeno descuido na aprendizagem das tarefas domésticas. Isso porque, hoje passamos muitas horas na escola, quando não estamos na escola estamos nos cursinhos, ou fazendo alguma outra aula, bom, estamos sempre muito ocupadas. E sem contar nas inúúúmeras horas que passamos no celular, seja conversando no Whats, dando uma olhadinha no Face ou insta… E isso torna muito difícil e raro a nossa aprendizagem e o desenvolvimento de nossas aptidões com as tarefas domésticas.

Mas o que eu queria dizer para vocês é o que a minha mãe MUITAS vezes disse pra mim, e isso tem feito total diferença na minha vida, (dica: escute sempre sua mãe, pois é muito provável que ela esteja certa), mesmo em meio a uma rotina apertada, é necessário encontrar tempo para desenvolver em nós mesmas aptidão e gosto pelas tarefas domésticas, porque vai por mim, vai chegar uma fase em que você vai precisar 😉

OUSE APRENDER

Aprender a passar uma roupa, fazer um bolo, fazer um feijão (esse foi o mais difícil pra mim), uma receitinha especial para uma refeição, uma sobremesa, lavar roupas e calçados. Você não precisa passar todos os dias da semana neurótica por limpeza ou querer ser a cozinheira oficial da casa, mas você pode (e deve) colaborar com sua mãe, oferecer seu auxílio e ainda aprender muito com ela, e caso não seja sua mãe que desempenha essa função na sua casa, certamente ela supervisiona a pessoa que faz e saberá te ensinar.

Vai por mim, aprender o básico de uma casa é fundamental, hoje você tem 13, 14, 15 anos e mora com seus pais, mas logo você tem 18 e vai pra faculdade em outra cidade morar sozinha, ou logo você casa e dos dois modos você terá o seu próprio lar pra cuidar. Aproveita esse tempo, e aprenda o máximo que puder e conseguir, além disso, vai fazer muita diferença a sua ajuda para sua mãe ou para a pessoa que é responsável por esses trabalhos na sua casa.

E o que a Bíblia nos diz sobre isso? Uma palavra especial para nós mulheres em Provérbios:

“Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. Fala com sabedoria e ensina com amor. Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça. Provérbios 31:25-27

Por isso, uma dica de amiga, não dê lugar a preguiça e aprenda a cuidar dos negócios de sua casa (é Bíblico), aproveite esse tempo em que mora com seus pais para aprender o máximo que conseguir sobre esse assunto, e colabore com as tarefas domésticas! Siga o exemplo da mulher virtuosa de Provérbios. Tenho certeza que no meio da sua agenda apertada, correria de provas finais e as mais diversas aulas que você possa ter, você encontrará um tempo para aprender algo novo e ainda pode distrair a sua cabeça e aliviar o estresse.

Obs: Não estou dizendo que você deve abandonar os estudos para aprender a cuidar de uma casa, mas sim, que é perfeitamente possível você estudar, auxiliar nas tarefas da sua casa e aprender como seu cuida de um lar!

Abração, Manu P. Allebrandt

Curte dicas úteis de organização e limpeza de casa?

Então, confira os vídeos da Flávia Ferrari:

Mais um aqui:

(Visited 105 times, 1 visits today)
Posted in Conselhos de amiga.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)