FéMenina

“Tá tudo uma bagunça”. Honre a Deus na desordem!

Oi meni­nas, tudo bem com vocês?! Tudo em ordem? Tudo sob controle?

Antes de qual­quer coisa eu quero saber: você tem son­hos, obje­tivos, planos para o futuro? Sabe o que precisa/vai faz­er pra realizar tudo isso? Se você não sabe por onde começar, eu quero dar algu­mas dicas, alguns méto­dos bem sim­ples que podem te aux­il­iar a levar uma vida mais orga­ni­za­da, e assim focar na real­iza­ção dos teus pro­je­tos e son­hos! Vamos lá:

- Faça ano­tações! Ten­ha sem­pre por per­to uma agend­in­ha, um post it, que te lem­bre das tare­fas que você pre­cisa realizar. Orga­nize sua lista de ativi­dades por ordem de pri­or­i­dade e/ou de acor­do com os pra­zos. Isso vai aju­dar para que você visu­al­ize tudo que pre­cisa faz­er e, assim, orga­nize seu tempo.

- Falan­do sobre tem­po… Orga­nize uma roti­na! Mes­mo que você não con­si­ga seguir todos os dias, você saberá exata­mente as tare­fas que pre­cisa realizar no dia a dia e, assim, seu tem­po fica em ordem! (Não se esqueça de incluir seu devo­cional, seu tem­po de oração… esse deve ser prioridade!)

Finanças: essa parte é bem impor­tante e pre­cisamos ter sem­pre na pon­ta do lápis! Sai­ba ano­tar seus gas­tos, orga­ni­zar as con­tas que entrarão, datas de venci­men­to… (você pode apren­der a orga­ni­zar sua vida finan­ceira através dos posts aqui do blog, o Bol­sa Blinda­da!)

- Obje­tivos e planos futur­os: Sai­ba que, além de colo­car tudo em oração, você tam­bém pre­cisa agir. Até porque ORAÇÃO = ORAR + AÇÃO! É bom son­har e ter obje­tivos, mas não dá pra ficar sen­ta­da e esper­ar tudo isso acon­te­cer, né garotas?

  • Se seu obje­ti­vo é pas­sar no vestibu­lar ou con­cur­so: faça planos de estu­do, com crono­gra­mas dos conteúdos.
  • Se você plane­ja a viagem dos son­hos: cal­cule o quan­to você pode guardar por mês e coloque em uma poupança.

Lem­bre-se que orga­ni­za­ção e dis­ci­plina são palavras chave para você alcançar seus obje­tivos. Não desista. Se não con­seguir faz­er hoje, recomece aman­hã! Mas não deixe de ten­tar! É pre­ciso ter foco, e, obvi­a­mente, mui­ta oração!

Mas… Car­ol, segui todos os pas­sos, orga­nizei tudo, orei, e o que eu plane­jei não acon­te­ceu… e agora?

Con­fes­so que é um grande desafio para mim quan­do as coisas não ocor­rem con­forme o plane­ja­do. Sou con­heci­da por ser uma pes­soa extrema­mente orga­ni­za­da, que gos­ta de faz­er as coisas de for­ma mili­met­ri­ca­mente cal­cu­la­da… gos­to de ter o con­t­role da situ­ação nas mãos e assim poder, de algu­ma for­ma, levar uma vida “con­forme o plane­ja­do”. E isso é difí­cil, viu meni­nas, porque em nos­sa vida nós não temos o con­t­role de nada! Ape­sar de orga­ni­zarmos tudo, pode ser que as coisas não ocor­ram con­forme o planejado…

Hoje, eu quero apren­der jun­to com você, que a mel­hor coisa que nos pode acon­te­cer é não ter con­t­role de nada, mas sim deixar o con­t­role nas mãos dAque­le que sabe TODAS as coisas!

Tex­to Bíbli­co: Jó 1; 2:1–10.

Vamos falar sobre um dos grandes exem­p­los da Bíblia. Logo que me con­ver­ti e con­heci a Cristo real­mente, a história de Jó foi a que, de longe, mais me impactou.

É extrema­mente difí­cil para mim me colo­car no lugar deste homem. Jó tin­ha tudo: vivia uma vida de grande con­for­to, pos­suía muitos bens, uma lin­da família e temia ao Sen­hor (Jó 1:1–5).

No iní­cio do livro de Jó já encon­tramos uma bela definição para esse homem: “Era homem ínte­gro e jus­to, temia a Deus e evi­ta­va faz­er o mal”.

Seguin­do nos próx­i­mos ver­sícu­los, vemos que Deus per­mite que algu­mas coisas ruins ocor­ram na vida de Jó. Este homem, de repente, se vê per­den­do tudo que pos­suía. Jó foi per­den­do seus bens, sua família, e ain­da foi acometi­do por uma enfer­mi­dade terrível.

Ao ler toda a história, o que mais bril­ha aos nos­sos olhos é a fé deste homem! Jó não amaldiçoa a Deus em nen­hum momen­to sequer, pelo contrário:

“e disse: Saí nu do ven­tre da min­ha mãe, e nu par­tirei. O Sen­hor o deu, o Sen­hor o lev­ou; lou­va­do seja o nome do Sen­hor. Em tudo isso Jó não pecou e não culpou a Deus de coisa algu­ma”. Jó 1:21–22.

“[…] “Aceitare­mos o bem dado por Deus, e não o mal?” Em tudo isso Jó não pecou com seus lábios”. Jó 2:10

Refletindo sobre a vida de Jó pude perce­ber diver­sas das min­has fal­has e dos meus peca­dos con­tra Deus. Muitas vezes faze­mos planos que não são abençoa­d­os por Deus e pre­cisamos encar­ar o temi­do “não”. Diver­sas são as situ­ações em que perdemos o “con­t­role” (que na ver­dade pen­sá­va­mos ter) e pre­cisamos seguir por out­ra direção.

Jó, em tudo, con­tin­u­ou hon­ran­do a Deus. Ele per­maneceu fiel ao Sen­hor mes­mo quan­do todas as coisas ao seu redor desmoronaram. Sua vida virou uma com­ple­ta bagunça, ele real­mente não tin­ha con­t­role algum sobre as coisas que se sucediam.

Nos­sa vida é exata­mente assim. Leva tem­po para enten­der­mos que nada do que pos­suí­mos é por nos­sas forças, ou que nos­sos planos não dão cer­to por méri­to nos­so, mas sim porque Deus per­mite que ocor­ram de tal forma.

É pre­ciso apren­der a lou­var e hon­rar a Deus em TODAS as situ­ações. Quan­do as coisas saírem da ordem que plane­jamos, ou quan­do tudo virar de per­nas pro ar, que a gente sai­ba que tudo con­tin­ua no per­feito con­t­role do nos­so Sen­hor.

Jó hon­rou a Deus e foi grande­mente rec­om­pen­sa­do por isso. Ao final do livro encon­tramos um dos ver­sícu­los mais mar­cantes (na min­ha opinião), refli­ta nes­sa bela declaração:

“Meus ouvi­dos já tin­ham ouvi­do a teu respeito, mas ago­ra os meus olhos te viram”. Jó 42:5

Quan­do tudo pare­cer estar com­ple­ta­mente per­di­do, lem­bre-se de quem está no controle.

Lem­bre-se que essa bagunça e con­fusão que você está viven­do está sendo total­mente con­tro­la­da por Deus.

Quan­do tudo estiv­er em total des­or­dem, e nada pare­cer faz­er sen­ti­do, lem­bre-se que o Deus vivo que ado­ramos vê o todo. Enquan­to nós temos a visão com­ple­ta­mente cega­da pelos prob­le­mas que nos cer­cam, ele vê as bênçãos que serão der­ra­madas por con­se­quên­cia da nos­sa obe­diên­cia e fé.

Car­ol Sebem

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias