Honre a Deus

“Tá tudo uma bagunça”. Honre a Deus na desordem!

Reading Time: 4 minutes

Oi meninas, tudo bem com vocês?! Tudo em ordem? Tudo sob controle?

Antes de qualquer coisa eu quero saber: você tem sonhos, objetivos, planos para o futuro? Sabe o que precisa/vai fazer pra realizar tudo isso? Se você não sabe por onde começar, eu quero dar algumas dicas, alguns métodos bem simples que podem te auxiliar a levar uma vida mais organizada, e assim focar na realização dos teus projetos e sonhos! Vamos lá:

Faça anotações! Tenha sempre por perto uma agendinha, um post it, que te lembre das tarefas que você precisa realizar. Organize sua lista de atividades por ordem de prioridade e/ou de acordo com os prazos. Isso vai ajudar para que você visualize tudo que precisa fazer e, assim, organize seu tempo.

Falando sobre tempo… Organize uma rotina! Mesmo que você não consiga seguir todos os dias, você saberá exatamente as tarefas que precisa realizar no dia a dia e, assim, seu tempo fica em ordem! (Não se esqueça de incluir seu devocional, seu tempo de oração… esse deve ser prioridade!)

– Finanças: essa parte é bem importante e precisamos ter sempre na ponta do lápis! Saiba anotar seus gastos, organizar as contas que entrarão, datas de vencimento… (você pode aprender a organizar sua vida financeira através dos posts aqui do blog, o Bolsa Blindada!)

Objetivos e planos futuros: Saiba que, além de colocar tudo em oração, você também precisa agir. Até porque ORAÇÃO = ORAR + AÇÃO! É bom sonhar e ter objetivos, mas não dá pra ficar sentada e esperar tudo isso acontecer, né garotas?

  • Se seu objetivo é passar no vestibular ou concurso: faça planos de estudo, com cronogramas dos conteúdos.
  • Se você planeja a viagem dos sonhos: calcule o quanto você pode guardar por mês e coloque em uma poupança.

Lembre-se que organização e disciplina são palavras chave para você alcançar seus objetivos. Não desista. Se não conseguir fazer hoje, recomece amanhã! Mas não deixe de tentar! É preciso ter foco, e, obviamente, muita oração!

Mas… Carol, segui todos os passos, organizei tudo, orei, e o que eu planejei não aconteceu… e agora?

Confesso que é um grande desafio para mim quando as coisas não ocorrem conforme o planejado. Sou conhecida por ser uma pessoa extremamente organizada, que gosta de fazer as coisas de forma milimetricamente calculada… gosto de ter o controle da situação nas mãos e assim poder, de alguma forma, levar uma vida “conforme o planejado”. E isso é difícil, viu meninas, porque em nossa vida nós não temos o controle de nada! Apesar de organizarmos tudo, pode ser que as coisas não ocorram conforme o planejado…

Hoje, eu quero aprender junto com você, que a melhor coisa que nos pode acontecer é não ter controle de nada, mas sim deixar o controle nas mãos dAquele que sabe TODAS as coisas!

Texto Bíblico: Jó 1; 2:1-10.

Vamos falar sobre um dos grandes exemplos da Bíblia. Logo que me converti e conheci a Cristo realmente, a história de Jó foi a que, de longe, mais me impactou.

É extremamente difícil para mim me colocar no lugar deste homem. Jó tinha tudo: vivia uma vida de grande conforto, possuía muitos bens, uma linda família e temia ao Senhor (Jó 1:1-5).

No início do livro de Jó já encontramos uma bela definição para esse homem: “Era homem íntegro e justo, temia a Deus e evitava fazer o mal”.

Seguindo nos próximos versículos, vemos que Deus permite que algumas coisas ruins ocorram na vida de Jó. Este homem, de repente, se vê perdendo tudo que possuía. Jó foi perdendo seus bens, sua família, e ainda foi acometido por uma enfermidade terrível.

Ao ler toda a história, o que mais brilha aos nossos olhos é a fé deste homem! Jó não amaldiçoa a Deus em nenhum momento sequer, pelo contrário:

“e disse: Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor. Em tudo isso Jó não pecou e não culpou a Deus de coisa alguma”. Jó 1:21-22.

“[…] “Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?” Em tudo isso Jó não pecou com seus lábios”. Jó 2:10

Refletindo sobre a vida de Jó pude perceber diversas das minhas falhas e dos meus pecados contra Deus. Muitas vezes fazemos planos que não são abençoados por Deus e precisamos encarar o temido “não”. Diversas são as situações em que perdemos o “controle” (que na verdade pensávamos ter) e precisamos seguir por outra direção.

Jó, em tudo, continuou honrando a Deus. Ele permaneceu fiel ao Senhor mesmo quando todas as coisas ao seu redor desmoronaram. Sua vida virou uma completa bagunça, ele realmente não tinha controle algum sobre as coisas que se sucediam.

Nossa vida é exatamente assim. Leva tempo para entendermos que nada do que possuímos é por nossas forças, ou que nossos planos não dão certo por mérito nosso, mas sim porque Deus permite que ocorram de tal forma.

É preciso aprender a louvar e honrar a Deus em TODAS as situações. Quando as coisas saírem da ordem que planejamos, ou quando tudo virar de pernas pro ar, que a gente saiba que tudo continua no perfeito controle do nosso Senhor.

Jó honrou a Deus e foi grandemente recompensado por isso. Ao final do livro encontramos um dos versículos mais marcantes (na minha opinião), reflita nessa bela declaração:

“Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram”. Jó 42:5

Quando tudo parecer estar completamente perdido, lembre-se de quem está no controle.

Lembre-se que essa bagunça e confusão que você está vivendo está sendo totalmente controlada por Deus.

Quando tudo estiver em total desordem, e nada parecer fazer sentido, lembre-se que o Deus vivo que adoramos vê o todo. Enquanto nós temos a visão completamente cegada pelos problemas que nos cercam, ele vê as bênçãos que serão derramadas por consequência da nossa obediência e fé.

Carol Sebem

(Visited 146 times, 1 visits today)
Posted in Edificadas.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)