SETEMBRO AMARELO – Dia 1 de 3

No mês de aniversário do FéMenina, a saúde não poderia ficar de fora!! Então acompanhe nossa série desse mês sobre o Setembro Amarelo! Você sabe o que esta campanha representa? Olha só quanta informação importante:

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

O que é suicídio e o quanto ele ocorre no Brasil e no Mundo?

As razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que imaginamos já teve uma intenção em comum. Inclusive, pode ter sido você ou alguém bem próximo. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Na maioria das vezes, no entanto, é possível evitar que esses pensamentos suicidas virem realidade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos!! Ao longo desses dias, vamos ver o que podemos fazer quanto a isso! É só acompanhar nosso blog 🙂

Suicídio é um gesto de autodestruição, realização do desejo de morrer ou de dar fim à própria vida. Pessoas de todas as idades e classes sociais cometem suicídio. A cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo, totalizando quase um milhão de pessoas todos os anos. Estima-se que de 10 a 20 milhões de pessoas tentam o suicídio a cada ano. De cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo sérias consequências difíceis de serem reparadas.

As causas, fatores de risco e onde isso mais ocorre não são o mais importante aqui. A questão é que precisamos falar sobre isso… é a nossa geração que tem registrado os maiores casos! E sim, podemos prevenir.

Precisamos perder o medo de se aproximar das pessoas e oferecer ajuda. A pessoa que está numa crise suicida se percebe sozinha e isolada. Se uma amiga (ou amigo) se aproximar e perguntar “tem algo que eu possa fazer para te ajudar?”, a pessoa pode sentir abertura para desabafar. Nessa hora, ter alguém para ouvi-la pode fazer toda a diferença.

Muitas vezes deixamos de ajudar com medo de não saber o que falar diante da situação. Não esquente com isso. Você só precisa estar disposto a ouvir.

PS: Se você precisa conversar com alguém, a equipe do FéMenina está aqui para te ajudar. Menina, você é especial e sua vida é preciosa!

“Não temas, porque eu sou contigo;

não te assombres, porque eu sou o teu Deus;

eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento

com a minha destra fiel.”

Isaías 41:10

PS²: Se você ainda não assistiu, não deixe de ver o filme “Para Salvar uma Vida” nesse final de semana… Há ressalvas, mas aborda nosso assunto de uma maneira bem interessante.

Para mais informações, você pode acessar:

https://www.youtube.com/watch?v=0MamHWKzpL4

http://www.setembroamarelo.org.br/

http://www.setembroamarelo.org.br/download/falando_abertamente_sobre_suicidio.pdf

http://www.cvv.org.br/downloads/cartilha_suicidio_profissionais_imprensa.pdf

Um abraço amarelo,

Colunistas_responsáveis-19

(Visited 56 times, 1 visits today)
Posted in Boa forma e Saúde.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)