Série: Pecados Intocáveis – Impaciência e Irritabilidade

Reading Time: 3 minutes

Quando pensamos em impaciência e irritabilidade a primeira coisa que vem à mente aquelas pessoas descontroladas e escandalosas que gritam e fazem o maior escândalo. Mas não, a impaciência e a irritabilidade estão no nosso dia a dia, andamos cada vez mais intolerantes e impacientes. Ela, a impaciência começa aos poucos e vai aumentando conforme vamos dando espaço.

Provavelmente você conhece uma pessoa que se irrita fácil ou que não está conformada com as situações do seu redor, normalmente esse tipo de pessoa não é divertida, e acaba não sendo uma pessoa que nos faz bem.

Nossa maior propensão é sermos impacientes com nossos próprios familiares, aqueles que mais amamos, pois, o nosso verdadeiro caráter se revela em casa com as pessoas mais próximas. Também tem aquelas pessoas que se irritam no trânsito, aqueles que se irritam com os amigos em uma discussão, ou que se irritam com alguém que fala muito, com alguém que é pegajoso, ou que bajula demais… Enfim poderíamos citar inúmeros exemplos e fatores que nos causam irritações em nosso dia a dia.

E você, em quais situações perde a paciência? Eu por exemplo como tenho um perfil mais agitado, tenho dificuldades com pessoas mais lentas e enroladas, gosto de praticidade e agilidade nas coisas e quando trabalho com pessoas mais lentas e enroladas já tenho que me cuidar com aquele sentimento de irritação.

Uma dica para você que não consegue enxergar por si mesma o que te irrita é pedir para pessoas próximas citarem situações em que percebem que você perde a paciência ou demonstra irritação.

No livro “Pecados Intocáveis” o autor define impaciência como um sentimento profundo de aborrecimento com as falhas e erros involuntários dos outros. Quase sempre a impaciência é verbalizada a humilhar as pessoas que são objeto do seu desgosto.

A impaciência pode ser aceitável aos nossos olhos, mas não aos olhos de Deus. No livro de Gálatas, Paulo fala que a paciência é fruto do Espírito, logo a impaciência é o fruto da carne e é pecado. Então não podemos usar nossas autodefesas dizendo que ela faz parte da nossa personalidade, muito pelo contrário devemos nos esforçar diariamente para nos tornarmos pessoas pacientes.

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Gálatas(5:22-23)

A paciência é uma virtude a ser cultivada. É o fruto de Jesus no nosso coração, é mais uma oportunidade para Deus poder trabalhar em nossas vidas e nos deixar mais próximos e parecidos com Ele.

Se você tem pouca paciência ore, busque ajuda e discernimento para você poder louvar a Deus nessa área também. E uma dica que pode te ajudar quando você tiver a oportunidade de ficar irritado, é falar versículos de gratidão a Deus e agradecer por você ter a oportunidade de treinar e exercitar essa área naquele momento =).

 Que sejamos tão severos com a impaciência como somos com os pecados repugnantes do nosso próximo.

(Visited 169 times, 1 visits today)
Posted in Séries.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)