Quando o inesperado acontece…

E pode esperar, pois sempre acontece algo para quebrar a sua rotina e tirar você da sua zona de conforto.

Tudo estava indo bem até que surge um fato novo e é necessário mudar para se adaptar.

É por isso que as boas maneiras de cuidar das finanças pessoais irão recomendar que se reserve uma parte do dinheiro para as despesas não previstas.

Já aconteceu algo inesperado que você precisou gastar e não tinha de onde tirar? Um desemprego, o ingresso numa universidade particular, mudança de cidade…

Participando de uma matéria na especialização, chamada de “Jogos de Empresas”, recebíamos as condições de mercado, e a missão das equipes era atravessar as crises financeiras mantendo os resultados positivos.

Quando a crise apertava, o moderador que era o cliente, o contador e o banco, dizia: – “Não se preocupem com a crise. O banco é do bem. Estamos aqui sempre para ajudar oferecendo empréstimos”.

Como alunos do curso de Contabilidade e Finanças sabíamos que essa seria a última alternativa por representar uma opção de alto risco. Uma coisa é fazer um financiamento para um investimento bem planejado.

Outra coisa bem diferente é fazer empréstimo para cobrir o “furo” de um mês o que irá apenas aumentar o do próximo e assim sucessivamente. Medidas de redução de despesas são a saída em tempos de crise financeira, seja numa empresa ou na vida.

A Palavra de Deus nos dá a dica para estarmos preparados para enfrentar o inesperado com sabedoria. O personagem bíblico é José no Egito (Gn 41). Do contexto surge a expressão “tempos de vacas gordas e tempos de vacas magras”…

Se você souber reservar um percentual fixo do seu salário, não ficará em apuros quando o inesperado exigir de você uma tomada de decisão que implique em gastos.

Caso contrário a pressão será tanta que ficará difícil tomar decisões de forma clara.

Em todo e qualquer momento confie em Deus, ore pedindo sabedoria. E se você é daquelas que, mesmo tomando todos os cuidados, se deparou com o inesperado e não sabe como resolver, saiba que Deus está com você para fazer o impossível.

A ordem é essa. Você faz a sua parte e Deus faz o impossível. Só não vá gastar de forma irresponsável pensando que é a obrigação do Pai resolver para você. É claro que Ele pode resolver qualquer situação, mas a ordem não é essa!

Colunistas-16

(Visited 122 times, 1 visits today)
Posted in Bolsa Blindada.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)