Quando as nossas experiências de vida atrapalham o nosso relacionamento com Deus… E agora?

Relacionamentos, impossível vivermos sem. Somos cercados por eles: com os nossos pais, irmãos, filhos, marido/namorado, demais familiares, no ambiente de trabalho, na escola/faculdade, na igreja, etc. É muito gostoso ter alguém com quem conversar e compartilhar momentos, não é mesmo?

Mas, para muitas pessoas construir relações é difícil, devido ao medo do abandono, receio do sentimento não ser recíproco ou insegurança. No consultório frequentemente nos deparamos com indivíduos que não conseguem se envolver emocionalmente, que têm dificuldade para estabelecer vínculos e para confiar a ponto de expressar seus problemas e seus sentimentos.

Como e por que isto acontece? A maneira como nos relacionamos começa a ser construída na infância, já no primeiro ano de vida, através da interação com os nossos pais ou cuidadores. É um processo de aprendizagem, em que aprendemos a interagir pela maneira como eles se relacionam com a gente. Com o decorrer do tempo, conforme começamos a integrar outros círculos sociais, tendemos a continuar a estabelecer relações de acordo com o que vivenciamos.

Porém, o que eu quero falar hoje é quanto ao empecilho, que muitos cristãos enfrentam, para o desenvolvimento de um relacionamento saudável com Deus, devido a experiências ruins ou, muitas vezes, pela privação de relações.

relation

Pessoas que enfrentaram problemas relacionais ao longo de sua vida e, por consequência, são confrontadas com a dificuldade de um ter uma comunhão com Deus, justamente por não terem experienciado em suas vidas um relacionamento profundo, de confiança, amor e reciprocidade.

E Deus quer ter um relacionamento íntimo com você. Isto é claramente visível no Éden em Gênesis, onde Deus interagia livremente com as suas criaturas, homem e mulher, antes da queda.

Aí você me diz “Eu quero um relacionamento, eu quero uma comunhão com Deus, mas eu não sei por onde começar (ou recomeçar, pra alguns)”. Como eu disse anteriormente, devido a experiências ruins, algumas pessoas têm dificuldades nesta área. Maaas (é aqui que eu me encanto com a maneira como Deus criou nossos cérebros), por meio de novos relacionamentos, a forma com que interagimos e nos relacionamos pode mudar. So, you can do it!!

61690324

O que você faz quando você conhece alguém? Como você faz para criar uma amizade? Então, este é o caminho. Criamos e fortalecemos vínculos quando buscamos conhecer bem a outra pessoa (conhecemos a Deus por meio da sua Palavra = leia a Bíblia), quando conversamos com ela (ore a Deus, em todo o tempo) e fazendo coisas que lhe agradam (a Bíblia está cheia de exemplos).

Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” Apocalipse 3:20

E se ficar difícil, lembre que Deus envia o Espírito Santo, como nosso auxiliador.

Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.” João 14:26

Deus anseia por se relacionar com você, como amigo e como Pai. Ele pode operar uma transformação em você através e no relacionamento.

Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2 Coríntios 5:17.

Que tudo seja novo pra você também!

Mega abraço

Colunistas-05

(Visited 146 times, 1 visits today)
Posted in Psico em ordem.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)