FéMenina

Prejuízos do Feminismo — Culpa sua ou culpa minha?

Olá meni­na, moça, mul­her queri­da! Tudo bem por aqui? Espero que sim 😉

Voltan­do ao nos­so papo sobre pre­juí­zos do fem­i­nis­mo, o assun­to deste post é uma sequên­cia do últi­mo : a inter­fer­ên­cia dos home­ns nas nos­sas vidas 🤭 ou não! Kkk

Um dia dess­es me deparei com alguns novos vocábu­los do uni­ver­so fem­i­nista. Você já ouviu sobre man­ter­rupt­ing, bro­pri­at­ing, gaslight­ing e mansplain­ing?

Pois é, são todos ter­mos orig­inários do inglês e que foram cri­a­dos para indicar o machis­mo nos rela­ciona­men­tos e clas­si­ficar as ati­tudes mas­culi­nas em relação às mul­heres. Vamos enten­der cada um:

Man­ter­rupt­ing: (man = homem; inter­rupt­ing = inter­rupção) => home­ns que inter­rompem, ou seja, quan­do uma mul­her é diver­sas vezes inter­romp­i­da por home­ns ao redor e assim não con­segue con­cluir o pen­sa­men­to. Geral­mente acon­tece em reuniões e palestras;

Mansplain­ing: (man = homem; explain­ing = expli­can­do) => quan­do um homem pas­sa a explicar de for­ma didáti­ca algo óbvio a uma mul­her, mostran­do uma pos­sív­el inca­paci­dade dela de com­preen­der o raciocínio;

Bro­pri­at­ing: (bro, abre­vi­ação de broth­er = irmão; appro­pri­at­ing = apro­pri­ação) => quan­do um homem se apro­pria e leva os crédi­tos da ideia já expres­sa por uma mulher;

Gaslight­ing: (a luz incon­stante de um can­deeiro a gás) => é a for­ma de levar uma mul­her a pen­sar que está equiv­o­ca­da sobre um assun­to, ou seja, faz­er com que ela duvide da sua lin­ha de raciocínio, memórias, sanidade e sen­so de per­cepção. Tam­bém chama­do de ten­ta­ti­va de manipulação.

As fem­i­nistas dizem que viven­ciar umas dessas situ­ações é estar den­tro de relações machis­tas. Bom…. sim e não.

Sim, ain­da viven­ci­amos muitas cir­cun­stân­cias onde o homem se impõe arbi­trari­a­mente sobre as opiniões de uma mul­her, e aqui fal­ta mes­mo o respeito e a con­sid­er­ação. Não, pois cer­ta­mente existe tam­bém o ter­mo wom­ansplain­ing, mostran­do que a mul­her pode tam­bém agir da mes­ma for­ma com um homem.

Sendo assim, enten­demos que exper­i­men­tar situ­ações assim é pos­sív­el dos dois lados. Home­ns e mul­heres podem ser indi­ví­du­os desprovi­dos de edu­cação, respeito e gen­tileza. Home­ns e mul­heres pre­cisam ver­i­ficar se não estão ten­do esse tipo de com­por­ta­men­to, porque real­mente é muito feio e mostra o quan­to podemos ser dese­l­e­gantes, mal-edu­ca­dos e anti­s­so­ci­ais, etc. e tal.

Por­tan­to, não podemos con­fig­u­rar difi­cul­dades nos rela­ciona­men­tos pelo pon­to de vista ape­nas das mul­heres. Atribuir exclu­si­va­mente aos home­ns a respon­s­abil­i­dade de todos os equívo­cos ocor­ri­dos é um erro, é falar que o out­ro é cul­pa­do por erros que eu cometi. Mul­heres e home­ns erram e pre­cisam acer­tar o pas­so no cuida­do em se rela­cionar, seja com quem for.

Então, vamos apren­der com a Palavra de Deus quan­do diz que o “fru­to do Espíri­to é amor, ale­gria, paz, paciên­cia, ama­bil­i­dade, bon­dade, fidel­i­dade, man­sid­ão e domínio próprio” (Gálatas 5:22,23) e o ver­so con­clui — “Con­tra essas coisas não há lei”!!!!

Wow!!! Podemos e deve­mos reavaliar e mudar!

Queri­da, a Bíblia nos ensi­na tão clara­mente como se posi­cionar em amor, como argu­men­tar em man­sid­ão, como gan­har a sim­pa­tia de quem nos ouve, seja essa pes­soa quem for… como é bom deixar-nos ser moldadas pela per­fei­ta, agradáv­el e boa von­tade de Deus, que é nos aper­feiçoar em Cristo para viver­mos rela­ciona­men­tos saudáveis e agradáveis. Que Deus nos ajude…

Refletindo… pre­cisamos assumir nos­sas cul­pas e con­ver­sar sobre o que nos inco­mo­da em amor.

Bei­jos,

Elaine Calza Higino

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias