Precisamos falar sobre Bulimia – Série transtornos alimentares – Parte 3

A Bulimia Nervosa pode ser compreendida pela presença de episódios de compulsão e seguido do que podemos chamar de comportamentos satisfatórios, ou seja, eliminar aquilo que foi ingerido.  Em outras palavras, a pessoa come exageradamente e após ingerir essa quantidade compulsiva de alimentos, busca uma forma de eliminar isso que consumiu, provocando vômitos ou até mesmo praticando exercício físicos exageradamente . Muitas vezes, torna-se difícil de identificar, porque diferentemente da anorexia, a pessoa geralmente está com o peso dentro do adequado para a sua altura.

Assim, como falamos no texto sobre Anorexia, a Bulimia também é um transtorno alimentar, e está relacionado com essa busca pelo corpo e pelo padrão perfeito. Pode estar relacionada também com outras questões: baixa auto estima, preocupação extrema com o corpo, crenças erradas quanto a aparência, corpo, peso.

Bulimia Nervosa geralmente está presente no fim da adolescência e início da vida adulta. Caracteriza-se por episódios recorrentes de ingestão alimentar, geralmente de alimentos com alto teor calórico, assim como os doces. Após a ingestão a pessoa percebe que não conseguiu exercer o controle, e aí entra os sentimentos de culpa, baixa auto estima, angústia por ter exagerado. Para colocar para fora tudo o que foi ingerido, as pessoas buscam um comportamento satisfatório para impedir a perda de ganho: provocar o vômito, usar laxantes ou outros medicamentos, além de exagerar com os exercícios físicos.

Se você identificou algum desses traços procure ajuda, converse com sua líder ou outra pessoa de confiança. Muitas vezes temos dificuldades de enxergar que precisamos de ajuda, por isso, se você ao ler algum desses textos da série lembrou de uma amiga, converse com ela, ofereça ajuda, ore por ela. Precisamos falar sobre esse tema e estar atentas para auxiliar as pessoas que estão a nossas volta!

Colunistas-07

(Visited 87 times, 1 visits today)
Posted in Psico em ordem.

Gostou do post? Deixe seu comentário :)