FéMenina

Pisei na bola, e agora?

No nos­so grupin­ho de papos fem­i­ni­nos (vul­go dis­cip­u­la­do de gurias J ), esta­mos lendo um livro mara: “Men­ti­ras em que as mul­heres acred­i­tam e a ver­dade que as lib­er­ta” da auto­ra Nan­cy Demoss. No primeiro capí­tu­lo, ela fala sobre o peca­do e como toda a humanidade foi seduzi­do por ele — fala da famosa “Eva” e da maldita “Ser­pente” que a enganou, e des­de “Eva” nós temos esta com­pan­hia em nos­sas vidas: o peca­do.

Dá pra resumir assim:

“Eu peco, tu pecas, nós pecamos!”

“Eva pecou, Eu pequei e Tu pecou: nós pecamos!”

Que todas nós pisamos na bola a gente sabe! Ah se sabe, mas o que faz­er para não cair sem­pre nas mes­mas áreas? Afi­nal de con­tas, não dá para “fler­tar com o peca­do e achar que saire­mos ile­sas”. Sem­pre o resul­ta­do do peca­do será desas­troso e resul­tará em cul­pa, tris­teza e afas­ta­men­to de Deus. Como disse Thomas Brooks há um tem­po atrás: Satanás prom­ete o mel­hor, mas paga com o pior; prom­ete hon­ra e paga com des­on­ra; prom­ete lucro e paga com per­da; prom­ete vida e paga com morte”.

Acho que está na hora de irmos para a per­gun­ta mais Top do dia: Como não cair nos mes­mos erros?

  • Iden­ti­fique onde você tem pisa­do na bola frequentemente;

Se você for sin­cera e real­ista poderá faz­er uma autoanálise e obser­var onde tem caí­do com fre­quên­cia, em que situ­ações e momen­tos. Para tudo! Tome um copo de sin­ceri­dade e seja real­ista. Onde você tem caído?

  • Des­cubra o “porquê” você está fazen­do isso;

É por praz­er? Para suprir carên­cias? Para escon­der seus medos?

Por que você tem feito o que tem feito?

O peca­do não abre espaço para jus­ti­fica­ti­vas, ou seja, bib­li­ca­mente sem­pre pecamos por nos­sa von­tade e cobiça (Tg 1.14). Então, depois de anal­is­ar em que situ­ações você “cai em peca­do” chegou a hora de você respon­der: porque você faz isso?

Exem­p­lo: aca­ba se envol­ven­do com caras nada legais – quan­do está muito car­ente; se envolve em dis­cussões desnecessárias no “final do semestre”…

  • Dê um jeito de sub­sti­tuir seu com­por­ta­men­to ou pensamento.

Acho que uma das dicas mais legais do uni­ver­so para com­bat­er pen­sa­men­tos ou com­por­ta­men­tos com­pli­ca­dos é a SUBSTITUIÇÃO. Sim, quan­do você iden­ti­fi­ca o mal e a sua origem você não pode ali­men­tá-lo. Chegou o tem­po de sub­sti­tuir por novos com­por­ta­men­tos. Quem sabe novos lugares estarão em sua lista, novos ami­gos, com­pan­hias, novos empregos…

Volto ao destaque inicial:

“Eu peco, tu pecas, nós pecamos!”

“Eva pecou, Eu pequei e Tu pecou = nós pecamos!”

E sub­sti­tuo por:

“Eu não pre­ciso viv­er no peca­do = tu não pre­cisas viv­er no pecado.”

Colunistas-Marta

Postagens Recentes

Regue seus relacionamentos com Jesus!

Hon­ra aos pais: Assun­to com­pli­ca­do, não?!  Para começar, quero citar um dos ver­sícu­los mais con­heci­dos quan­do falam­os sobre hon­ra (prin­ci­pal­mente aos pais): “Hon­ra teu pai e tua mãe,

Leia mais »

Categorias